Destaque

Estudo descobre um mecanismo cerebral que é capaz de “impedir” o cérebro de se distrair!

Estudo descobre um mecanismo cerebral que é capaz de “impedir” o cérebro de se distrair!

Segundo o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, essa descoberta poderá permitir uma melhor compreensão de como fazer o cérebro focar em tarefas.

O foco é uma habilidade importante do cérebro humano, pois permite que uma pessoa alcance a concentração em suas tarefas e conclua seus objetivos específicos.

Em uma sociedade saturada de informações e ritmo acelerado, manter o foco se tornou um desafio cada vez maior. Se você está sofrendo com a falta de foco, preste atenção nessa descoberta:

Uma nova descoberta realizada por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e publicado na revista científica Neuron, pode ajudar a entender melhor como o cérebro é capaz de manter o foco.

De acordo com o estudo, existe um grupo de neurônios de “movimento visual” presentes no córtex pré-frontal lateral (LPFC) que são capazes de reprimir distrações e manter a atenção em tarefas que trarão bons resultados.

O grupo de neurônios possui um padrão de atividade chamado “explosões beta” no córtex pré-frontal, reduzindo assim o estímulo de distrações e aumentando o foco em determinadas atividades.

“A descoberta pode permitir uma melhor compreensão dos processos de foco do cérebro e possibilitar desenvolver estratégias para aprimorá-lo. A descoberta desse mecanismo do cérebro poderá se tornar uma importante ferramenta no tratamento de TDAH”, afirma o Dr. Fabiano.

No entanto, o que já é sabido pelos cientistas é que a tentativa de focar em várias atividades ao mesmo tempo e a quantidade de infomormações consumidas em um curto período leva a distrações e perda de foco. O segredo para se beneficiar desse mecanismo cerebral é focar em uma coisa por vez.

“Essas estruturas reforçam que os anos de evolução do nosso cérebro foram direcionados a habilidades voltadas ao foco e atenção em uma atividade por vez, algo que tem sido cada vez mais desafiado na sociedade atual” explicou o Dr. Fabiano de Abreu.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Miikka Luotio na Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Estudo revela que os “segundos filhos” são os mais problemáticos.

Estudo revela que os "segundos filhos" são os mais problemáticos. Irmãos mais velhos, deixe-me dizer…

4 horas ago

Falar abertamente sobre a sua saúde mental diminui a incidência de novas crises, diz psicanalista.

Falar abertamente sobre a sua saúde mental diminui a incidência de novas crises, diz psicanalista.…

5 horas ago

Em vez de aceitar o lugar de vítima, escolha ser o herói da sua história!

Em vez de aceitar o lugar de vítima, escolha ser o herói da sua história!…

7 horas ago

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis!

Muitos perderam tudo, mas tendo vida, se tornaram heróis! Inúmeras pessoas perderam tudo nas enchentes…

3 dias ago

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente.

Toda dor que parece não ter remédio é mágoa revivendo o passado no presente. Uma…

3 dias ago

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive após oração da mãe.

“Foi Deus”: Menino de 4 anos fica 19 horas com coração sem bater e sobrevive…

3 dias ago