Autores

Estamos desaprendendo a amar. Ninguém faz mais favor, apenas negócio.

É quando nos negam amor que desperdiçam aquilo que temos de melhor: a nossa capacidade de amar.

Na ânsia de obter aprovação por tudo, serem protegidas e receberem amor, as pessoas ignoram uma das melhores capacidade do ser humano: AMAR. Então, tropeçam sobre o amor que sentem, desequilibram-se no trapézio desse sentimento tão lindo.

Algumas caem, outras desistem. Mas existem aquelas que simplesmente são incapazes de lidar o amor dentro de si. Medo, orgulho, falta de experiência ou de jeito mesmo.

E quando vê, despedaçou mais um coração aqui, esmagou outro logo adiante e, assim, em vez de construir uma incrível história a dois, desmoronam relacionamentos. E não é falta de amor, é falta de competência mesmo.

E esse amor incompetente causa lágrimas. Mais do que destruir uma relação, acaba com muitas famílias e até com vidas. São muitos “eu te amo” falados, escritos, representados no emojí que manda beijo com o coraçãozinho.

Entretanto, duas horas depois as pessoas já estão brigando, traindo, falando mal de quem se diz amar, enganando, dando uma rasteira histórica e até dizendo que odeia. Mas a noite amam novamente, para no dia seguinte se tratar mal, fazer joguinhos, ser falsos, contando mentiras inacreditáveis sem deixar de acreditar que amam.

O que acontece com o ser humano? Como conseguem chegar em casa beijar sua cara metade depois de passarem a tarde no motel com outra pessoa.

Como conseguem dar uma abraço apertado e fraternal depois de passarem o dia inteiro comentando com os outros o quanto acredita que a pessoa abraçada não presta.

Como falar que aquele amigo é um porre, sem deixar de conviver com ele. Como desejar feliz aniversário para alguém que não se cansa de fazer intriga contra.

Como querer tirar vantagem de alguém próximo, sempre à disposição para ajudar. Então, quando tem de agradecer, vende o convite que ganhou.

As pessoas desaprenderam a amar. Não existe mais favor, se não há alguma vantagem para uma troca, não se faz mais nada por ninguém.

A generosidade foi substituída por um negócio de interesses rasos. E a torcida é contra quem se diz amar, essa ânsia de desvalorizar as pessoas que mais lhe dão afeto para se sentir melhor consigo mesmas, como se a vaidade fizesse mais bem do que o amor.

É preciso acordar. Entender que todo mundo precisa de amor. Todos nós. É como um troca de favores.

Vamos compensando amores pela vida à fora, mas não de uma forma tão precisa, racional, pragmática.

Mais na linha gentileza gera gentileza, agora substitui por amor. Porém, não existe essa de querer receber sem dar. A matemática não precisa ser exata, mas tem que manter uma lógica de sentimentos, de gostar de quem gosta da gente e fugir de quem nos faz mal.

Querer amor, compreensão e proteção sem genuinamente ter bons sentimentos para jogar no universo, é uma atitude que pertence aos egoístas e interesseiros, às pessoas que prejudicam o funcionamento desse mundo com seu narcisismo disfuncional.

E, no fim das contas, elas são as mais prejudicadas, pois a sensação de ouvir um “eu te amo” é maravilhosa. Mas a de dizer, com toda a verdade, sem medo e sem culpa… Ah, essa sensação é infinitamente melhor e a única que nos preenche por completo, pois não é sendo amando, mas sim amando que a nossa alma consegue, finalmente, ficar em paz.

Luciano Cazz

"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!

Recent Posts

Ciclo de ouro ativado: quem são os 4 signos escolhidos pelo Universo?

Com o fim do ano, muitas pessoas ficam se perguntando se o próximo ano será…

14 horas ago

Vidente faz alerta sombrio sobre o futuro do Brasil e nomes políticos entram em pauta

Recentemente, uma declaração feita pela vidente Lene Sensitiva, gerou uma grande repercussão nas redes sociais…

14 horas ago

Especialista revela os hábitos que você deve abandonar depois dos 40 (e quase ninguém fala sobre isso)

Quando entramos na casa dos 40, o nosso corpo começa a responder de forma diferente…

14 horas ago

Millie Bobby Brown revela mudança de nome e confunde até seus colegas de elenco

Recentemente, a atriz Millie Bobby Brown, que é mundialmente conhecida pela sua personagem “Eleven” em…

14 horas ago

Quase ninguém aguenta essa fase do amor — mas é ela que decide tudo

Todo relacionamento é composto por fases. Algumas pessoas chamam de ciclos, outras de fases emocionais.…

6 dias ago

10 Frases que fazem qualquer homem temer te perder (sem drama e sem joguinhos)

Muitas mulheres acreditam que um homem tem medo de perder. Mas, na prática, o que…

6 dias ago