Autores

Estamos curados de um ex amor quando lembramos sem sentir dor.

De nada adianta eu me afastar de quem me feriu. De não atender mais os telefonemas ou bloquear nas redes sociais. Poderia até agir como se a pessoa não existisse ou dizer que é passado.

Posso rir com ironia e lembrar como um grande erro e até chamá-la de defunto, mas enquanto o coração não se cura, ainda não esqueci. Enquanto a mágoa é latente, ainda há algum resquício de sentimento.

Se deito na cama e a saudade aperta. Do abraço, do beijo. É porque ainda estamos ligados.

Então, tudo relembra.

E ainda é estranho ir a determinados lugares sem sua companhia, assistir nossa série favorita sem fazer conchinha, encontrar amigos em comum sem você ao meu lado, comer naquela lancheria preferida, sozinho.

É angustiante chegar em casa e não ter para quem ligar. Conferir o WhatsApp sem nenhuma mensagem nova de quem todos os dias fazia meu celular apitar. E quando me perguntam sobre meu relacionamento, o sorriso sem graça que vela a irritação responde que acabou.

Mesmo que seja por costume, quando ainda sinto falta, é porque estou ligado emocionalmente a quem gostaria que fosse apagado da minha memória.

Mas não dá.

Não é assim.

Então, mais do que perdoar a quem me feriu, devo perdoar a mim mesmo pela minha ingenuidade, por toda esperança que tive, também pelos meus tropeços ou descuidos.

Pelas ilusões que criei em mim ou nos outros. Passar a olhar o que foi vivido como experiência de vida.

Aprendizado.

Considerar os momentos bons, relevar o que foi sofrimento. E principalmente, entender o quanto a relação me amadureceu.

É exatamente quando conseguimos avaliar com maturidade a relação vivida que começamos a resgatar a alegria que a dor do amor um dia nos tirou.

Quando se consegue olhar para o que passou e o coração não sofre mais é sinal de que tudo foi superado porque somente o sentimento é capaz de desestabilizar a emoção.

A partir daí, a gente fala de quem passou por nossas vidas sem rancor.

Sem se colocar no papel da vítima ou desejando que a pessoa pague pelo que nos fez sofrer.

A gente relembra dos melhores momentos com carinho, das alegrias e diversões com sorrisos, como também de tudo aquilo que nos juntou no início e se sente grato pelo que de bom foi vivido.

Afinal, por trás de tudo que é bonito, sempre haverá algum tipo de dor.

Quando a gente não vê mais um amor do passado como o vilão de alguma história de nossas vidas é porque nós, finalmente, viramos o mocinho da nossa própria história.

Aquele que consegue olhar para todo caminho percorrido com sobriedade, entender suas responsabilidades sobre si, sobre os outros e segue adiante sem deixar o passado pesar na alma, como também, sem esquecer as lições aprendidas.

Porque o tempo, na verdade, não apaga nossas dores, mas nos ensina a conviver com o que passou. É assim que nossas almas se enobrecem.

E, então, a gente reencontra a(o) ex.

Sente uma saudade nostálgica.

Conversa amenidades, pergunta sobre algumas pessoas que não vê há muito tempo.

Conta sobre alguns feitos, ouve outros.

Despede-se feliz com o encontro e se vai já sem sentir amor, nem dor, apenas com um leve sorriso nos rosto desejando que esse amor que passou seja muito feliz aonde ele for.

Luciano Cazz

"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!

Recent Posts

Quase ninguém sabe para que servem os pequenos botões do jeans: A função surpreendente que atravessou gerações

Você provavelmente veste jeans quase todos os dias. Mas já parou para observar aqueles pequenos…

2 dias ago

Quando um homem te aperta contra ele durante um abraço, esse detalhe pode revelar o que ele sente

Nem sempre as palavras conseguem revelar tudo o que uma pessoa sente. Muitas vezes, um…

3 dias ago

Médico faz alerta: 7 Alimentos comuns que podem esconder parasitas perigosos — e muitos idosos consomem sem saber

Muitas pessoas acreditam que os maiores riscos à saúde estão apenas em alimentos estragados ou…

3 dias ago

A primeira figura que você vê pode revelar se você é um líder nato ou um seguidor

As ilusões de ótica continuam fascinando pessoas no mundo todo. Além de desafiar a percepção…

4 dias ago

5 Perguntas que pessoas invejosas SEMPRE fazem (e o que elas realmente querem dizer)

A inveja nem sempre se manifesta por meio de críticas abertas ou demonstrações evidentes de…

4 dias ago

O primeiro animal que você enxergar pode revelar o defeito que mais atrapalha sua vida

Testes visuais continuam fazendo sucesso nas redes sociais porque despertam algo que sempre desperta interesse:…

1 semana ago