Comportamento e Psicologia

Egoísmo: o comportamento que adoece o mundo

Os sinônimos não deixam dúvidas de que o egoísmo é um mal grave e indesejado. Explorando seu significado temos uma definição sombria: estamos falando de um substantivo masculino que versa sobre um amor exagerado ao que é do interesse de alguém e sobre orgulho, levando uma pessoa a se sentir mais importante que tudo e acima de todos.

Nesses tempos em que nossos comportamentos estão cada vez mais expostos e tudo o que pensamos, decidimos e fazemos acaba se tornando do conhecimento de muita gente, cada vez mais se percebem os comportamentos egoístas, e por isso mesmo, eles nos incomodam cada vez mais.

A sensação que temos é que o egoísmo tem saído dos nossos armários. Mas as palavras de motivação que temos visto transbordar nas redes sociais, de que é preciso cuidar da própria vida, de que o amor próprio deve vir antes de tudo e de que seguir nossos interesses é fundamental para uma vida bem vivida, em nada justifica a explosão de egoísmo que temos visto.

E a explicação é simples e justa: viver de forma egoísta, e se sentir o centro das atenções em nada tem a ver com viver bem. Pelo contrário, é um péssimo estilo de vida. Tem muita gente precisando aprender a diferenciar esses conceitos.

Ao mais, a identificação desse tipo de comportamento é fácil: basta observar se o comportamento de uma pessoa está baseado no que ela pensa dela mesma, no que ela quer e no pouco caso que ela faz quanto o assunto é agradar outras pessoas. Se a pessoa não se preocupa em interagir com as outras de forma agradável, se ela nunca é capaz de ceder e acha que sua razão é absoluta, se ela é capaz de discorrer durante horas sobre si e sua vida perfeita, saiba: a pessoa só pensa nela mesma. E isso não é apenas uma autoestima elevada. É egoísmo puro, altamente concentrado.

É claro que, tendo em vista que a intolerância às diferenças é uma crescente, temos vivido em constante campanha de paz, para minimizar os estragos. Mas é preciso considerar que, embora isso seja muito válido e necessário, não há mal nenhum em avisar aos egoísta que o mundo não gira em torno deles.

Alguns nem percebem que estão se comportando de maneira inconveniente ou desagradável. Algumas pessoas foram educadas assim, criadas para que o mundo atendesse aos seus interesses, uma realidade lamentável.

Não estamos falando de abrir guerra contra quem se comportou de forma egoísta conosco. Mas de tentar esclarecer, mostrar que não é um comportamento socialmente aceitável. Não se trata de pagar na mesma moeda também. Isso seria severamente repreensível. Trata-se de demonstrar, argumentar e ensinar, adotando um comportamento oposto.

O egoísmo tem adoecido o mundo porque, ao mesmo tempo em que estamos todos conectados, nosso comportamento cada vez mais egoísta repele as outras pessoas. Falamos com o mundo, mas vivemos como se fôssemos ilhas, isolados dentro desses nossos comportamentos nocivos. E isso em nada representa progresso. Trata-se de um mal social, infelizmente. E como tal, precisa ser combatido. O melhor remédio é o amor ao próximo, com doses diárias e abundantes, por tempo indeterminado.

Alessandra Piassarollo

Administradora por profissão, decidiu administrar a própria casa e o cuidado com suas duas filhas, frutos de um casamento feliz. Observadora do comportamento alheio, usa a escrita como forma de expressar as interpretações que faz do mundo à sua volta. Mantém acessa a esperança nas pessoas e em dias melhores, sempre!

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago