“É possível reorganizar as funções cerebrais para evitar a disfunção mental, diz neurocientista
Essa importante região do cérebro regula comportamentos sociais e é possível reorganizar as suas funções para promover a saúde mental.
O córtex pré-frontal representa um avanço evolutivo fantástico, foi a última parte do cérebro moderno a se desenvolver e é considerado a região cerebral que nos torna “mais humanos”, ela é responsável pelas chamadas “funções executivas”, como planejamento, racionalidade, tomada de decisões e controle de pensamentos.
Ele é essencial para a vida em sociedade, pois é o responsável pelos “freios sociais” que permitem um bom convívio, sendo também muito importante para uma boa saúde mental, é sobre isso que trago no meu artigo “Córtex pré-frontal: A inteligência orquestra a vida e determina o comportamento e personalidade”.
Como a neuroplasticidade beneficia o córtex pré-frontal
Na pesquisa eu exemplifico o importante papel dessa região do cérebro na sociabilidade, na saúde mental e demonstro o papel importante de exercitar o cérebro e os benefícios da neuroplasticidade para o córtex pré-frontal.
Um caso citado no artigo é o de Phineas Cage, um jovem que sofreu um acidente trabalhando em uma ferrovia, onde uma haste atravessou o lado esquerdo do seu rosto, o que destruiu grande parte do seu córtex pré-frontal esquerdo.
Após o acidente, a personalidade e o comportamento dele mudaram drasticamente, apresentando mudanças bruscas de emoção, pouca estima pelos amigos e o uso recorrente de palavrões – o que não era seu costume, apesar desses efeitos, com o tempo o comportamento de Cage foi melhorando devido à neuroplasticidade.
A neuroplasticidade consiste na reorganização das áreas do cérebro para suprir necessidades cognitivas, moldando suas regiões para executar novas tarefas de acordo com a necessidade.
O caso demonstra que mesmo após graves danos no córtex pré-frontal, o cérebro pode se recuperar, mesmo que parcialmente, isso nos abre a oportunidade de amenizar sintomas ou prevenir doenças mentais relacionadas a essa área do cérebro.
Como estimular a neuroplasticidade cerebral
Devido à suas funções ligadas a processos cognitivos emocionais, controle de impulsos, noção de consequências, concentração e racionalidade, essa região cerebral está fortemente relacionada com algumas disfunções mentais, por isso exercitá-la é uma ótima forma de preveni-las.
Ao contrário do que muitos pensam, estimular a neuroplasticidade cerebral não é um processo complexo que exige necessariamente o acompanhamento de um profissional.
Em alguns casos, apenas a adoção de novos hábitos já é o suficiente para estimular o cérebro e promover a saúde mental.
1) Inclua na sua rotina uma leitura diária.
2) Pratique exercícios físicos regularmente;
3) Saia da sua zona de conforto, faça tarefas e atividades diferentes;
4) Tenha um sono de qualidade;
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com
*Foto de Joshua Fuller no Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Você pode até se assustar com filmes de fantasmas, assassinos mascarados ou casas amaldiçoadas. Mas…
Se você já atendeu um número estranho só para ouvir um robô oferecendo "uma promoção…
Quer fazer aquele homem especial parar tudo o que está fazendo só para pensar em…
Em seu relacionamento, você vem notando sinais de que seu parceiro mudou, mas você não…
Você já se perguntou por que algumas pessoas se afastam de você sem explicação? Às…
Ícone do rock e pioneiro do heavy metal, Ozzy Osbourne faleceu aos 76 anos, deixando…