Para que o sono seja verdadeiramente repousante, ele deve ser contínuo por oito horas e ocorrer à noite.
E obviamente deve coincidir com o período de escuridão, explicou o Dr. Guadalupe Terán Pérez, pesquisador da Unidade Iztapalapa da Universidade Metropolitana Autônoma (UAM).
“O sonho perdido nunca se recupera”, porque é um processo natural “cuja principal função é nos restaurar”, adverte no artigo que dormirei quando morrer e outras frases morrerão em breve.
No entanto, é pouco valorizado, relegado a uma atividade de pouco uso e pode até ser considerado um símbolo de fraqueza devido, entre outras causas, à crença de que uma pessoa eficaz e produtiva não pode dar ao luxo de dormir, embora falta de sono “mata lentamente ou pelo menos diminui a expectativa de vida”.
Essa fase de descanso constitui uma necessidade vital para o organismo , tanto quanto beber ou comer, pois processos complexos dependem dele:
Tudo isso está relacionado ao ciclo sono-vigília , que tem um ritmo aproximado de um dia (chamado circadiano por esse motivo) e que é sincronizado, em particular, com a luz, desde que haja estimulação da luz, uma pessoa possa permanecer acordada e dormir quando há escuridão.
O Dr. Terán Pérez enfatizou que o uso da tecnologia afeta o descanso das pessoas , porque cada minuto em frente a dispositivos eletrônicos prolonga o tempo necessário para dormir – chamado latência do sono – e causa despertares noturnos devido ao sono superficial, para que a tela brilhante de um telefone celular, tablet, laptop ou televisão não seja a melhor antes de dormir.
Um adulto precisa de sete a nove horas de sono por dia, pois, caso contrário, aumenta as chances de desenvolver hipertensão , diabetes, ataques cardíacos e obesidade , entre outras doenças cardiovasculares e metabólicas “, nas quais os mexicanos estão em primeiro lugar” .
Outros efeitos imediatos são alterações cognitivas , ou seja, as habilidades relacionadas ao processamento de informações – atenção, percepção, memória, planejamento e resolução de problemas -, portanto , não é de surpreender que uma pessoa que não tenha dormido o suficiente seja Distraia facilmente , cometa mais erros, não consegue desenvolver estratégias, resolve problemas e, em geral, é menos produtivo.
Tais distúrbios levam um trabalhador a sofrer ” presentismo do trabalho “, ou seja, estar em um lugar sem estar, de modo que é “perda de tempo que custa às empresas” e que se traduz em longas horas de produtividade zero, aumenta de acidentes e absenteísmo por doença.
Não dormir também afeta o humor; se não for feito o suficiente no dia seguinte, aumentam os níveis de irritabilidade, impulsividade, comportamentos agressivos e até a vulnerabilidade ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade e depressão , que, somados ao estresse diário das grandes sociedades, afetam e prejudicam a qualidade de vida.
O pesquisador conclui que dormir não é perda de tempo “, é a possibilidade de restaurar nosso corpo, equilibrar nosso sistema, recuperar-se de doenças, desintoxicar nosso corpo e aumentar nossa expectativa de vida”.
Você dorme bem?
Texto originalmente publicado no El librero de Gutenberg, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Resiliência Humana.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…