Conhecimento

Desanimar é normal, ser pessimista não

Quem já não se sentiu desanimado alguma vez na vida? Desanimar é algo totalmente normal, e pode-se dizer que nos sentimos assim de forma quase constante. No entanto, desanimar é algo muito diferente do que ser pessimista.

O pessimismo irá nos afetar de uma maneira importante, e pode chegar a complicar verdadeiramente a nossa vida. O pior é que, muitas vezes, não somos conscientes disso até que seja tarde demais. Além disso, o pessimismo é algo que, uma vez enraizado e dentro de nós, é difícil de eliminar.

De uma situação normal a uma tóxica

A verdade é que do desânimo ao pessimismo só é preciso dar um passo. O que acontece então? Por que aparece o pessimismo? O pessimismo sempre vai surgir se prolongarmos este estado de desânimo no qual nos encontramos.

Desanimar não é ruim. É algo pelo qual todos nós passamos alguma vez, e que pode nos ajudar a reunir forças para enfrentarmos o que está nos esperando muito mais preparados.

O problema é que sair deste estado de desânimo, às vezes, é algo difícil. Seja porque as circunstâncias da vida não estão sendo fáceis, ou porque não conseguimos ver a luz de esperança em meio a tanta escuridão.

A única verdade é que acabaremos sob as garras do pessimismo.

Podemos pensar que isso não é algo tão grave, mas a verdade é que este comportamento muda muitas coisas em nós, como já mencionamos antes. Você quer saber quais?

Muda a sua visão

O pessimismo muda a sua visão em relação à vida e tudo que o rodeia. De repente, você vê tudo escuro, e tem a impressão de estar se convertendo em alguém muito pessimista. Este círculo vicioso faz com que você não consiga encontrar a porta para sair dali.

Quando você está perdido no pessimismo, não consegue ver nenhuma oportunidade, ter nenhuma nova experiência. A verdade é que, nestes momentos, você perde muitas oportunidades que batem à sua porta.

Tudo isso tem um motivo muito claro: o medo.

Muda a sua maneira de escutar

Quando você estiver neste estado, tudo o que você ouvir será exagerado por seus ouvidos. Basta que alguém diga algo negativo ou que respondam mal para que você exagere o que aconteceu de tal forma que provoque uma grande sensação de mal-estar.

As frases que surgem na sua cabeça nestes momentos são: “Ninguém me valoriza”, “Cedo ou tarde isso ia acontecer mesmo,” “Ninguém me ajuda”, “O mundo está contra mim”. Estas palavras nos desanimam ainda mais, e irão nos manter presos neste estado de pessimismo em que já estamos.

Muda a sua maneira de falar

Assim como começamos a escutar coisas negativas e também modificamos a nossa visão em relação às coisas, a nossa forma de falar vai se transformar em algo muito diferente do que era antes.

Nestes momentos, sairão da sua boca apenas palavras tristes, palavras cheias de dor e que reflitam o sentimento de pessimismo absoluto com o qual você está convivendo.

A solução? Forçar a saída de palavras positivas, pois nem tudo é escuridão: o que acontece é que você está com os olhos fechados. Abra-os!

Afeta as suas relações pessoais

Todo este pessimismo afetará as suas relações pessoais, pois talvez você já não queira sair tanto ou contagie os seus companheiros com o pessimismo em que esta envolvido.

Isso provocará um afastamento que somará uma solidão nada positiva para você. O melhor conselho é tentar falar sobre o seu problema com as suas amizades, tentar se divertir e, sobretudo, não se afastar de todos.

Seus amigos e familiares serão os seus melhores aliados contra o pessimismo.

Coloca o seu futuro em perigo

Desanimar, ser pessimista e não ter esperança faz com que nos vejamos paralisados. Não somos capazes de enfrentar a vida, deixamos escapar oportunidades e desperdiçamos tudo aquilo em que poderíamos dar mais de nós mesmos.

Não temos vontade de nada, nada nos atrai. Ver como todo o êxito se escapa das suas mãos ainda faz com que você se sinta pior. Esforce-se para sair dessa. Lute! E sobretudo, peça apoio a aquelas pessoas mais próximas, que irão ajudá-lo a ver o mundo de uma maneira muito mais positiva.

Como mencionamos, isso já ocorreu com todos nós em algum momento de nossas vidas, mas o importante é lutar para sair desta situação. Se nos mantivermos neste estado durante muito tempo, nos tornaremos pessoas tóxicas, perderemos oportunidades, amigos, nos transformaremos em pessoas apáticas e ranzinzas.

Aprenda a falar com os demais sobre os seus problemas, a aliviar o peso que você carrega nas suas costas. A sua visão é única e, neste momento, não é a mais correta. Permita que os demais ajudem a abrir os seus olhos. Lute contra esta escuridão que consome seus dias.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago