Depressão infantil: crianças que carregam as frustrações dos pais
Enfrenta momento de frustração, diante da falta de realização, provocando um estado de humor deprimido, mas não permanente. Com oscilações pela vontade e a crença em si mesmo.
A depressão infantil (DI) é um transtorno do humor caracterizado pela tristeza e pela incapacidade de sentir prazer. Ela pode estar associada a outros transtornos ou a fatores como a relação da criança com os demais.
Muitas vezes, a criança acaba carregando as frustrações dos pais, que idealizavam como ela deveria agir, se vestir, pensar e até mesmo do que gostar.
A criança, numa tentativa de agradar os pais, se entristece por não se reconhecer nestas projeções e não validar a sua singularidade.
A melhor maneira de prevenir o desenvolvimento da depressão infantil é estar atento aos sinais que a criança demonstra, bem como dar espaço para o seu desenvolvimento e acompanhar, junto dos educadores, o seu processo escolar.
Para evitar a depressão na infância e fortalecer essa criança para que não enfrente o transtorno mais tarde, é importante ajudá-la a desenvolver habilidades socioemocionais. Assim, conseguirão lidar melhor com emoções e situações de estresse que possam desencadear a depressão no futuro
Os principais sintomas de depressão infantil são:
– Aparência triste;
– Irritabilidade ou agressividade frequente;
-Sensação de vazio, culpa ou inferioridade;
– Falta de disposição ou vontade de brincar;
– Dor de cabeça frequente;
– Mudança rápida de humor ou choro fácil;
– Excesso de birras ou pirraça;
– Dor no abdome frequente;
– Perda ou aumento excessivo do apetite;
– Perda ou ganho de peso;
– Dificuldade para dormir à noite ou excesso de sono durante o dia;
– Desatenção;
– Queda do rendimento na escola;
– Medo de separar-se do pai ou da mãe;
– Perda de vontade de ver os amigos;
– Voltar a urinar na cama;
Conclusão:
A criança está construindo as bases, o alicerce do inconsciente.
É de suma importância usar a força da fé, em si, em seus entes queridos, nos amigos e na vida, para manter o foco e alimentar a motivação – motivo para ação positiva na vida.
O pensamento é uma forma poderosa de energia que dirigi as atividades do corpo humano, toda ideia fortemente mantida na mente por meio de um pensamento prolongado e concentrado, assume forma permanente e contínua e afeta as atividades corporais de acordo com sua natureza, consciente e inconsciente.
Portanto o pensamento, é o alicerce de toda atividade e realização humana. A mente manda e o corpo obedece. O invisível constrói o visível.
O cérebro é literalmente um ímã, que acaba por atrair pessoas que se harmonizam em pensamentos e ideias com aqueles pensamentos que dominam nossa mente.
Nossa identificação é construída por pensamentos fortemente arraigados em nossa mente.
Construir vínculos, saudáveis, de confiança e plantar no terreno da mente fértil infantil (que é virgem e neutra de qualquer manifestação deletéria), as melhores sementes:
– Autoconfiança;
– Segurança;
– Valor;
– Disciplina;
– Rotina;
– Ética;
Tarefas para os pais:
– Não cobrar tanto;
– Variar entre elogios e argumentações para uma melhoria;
– Ter um diálogo argumentativo sempre, sem menosprezar pelas não conquistas, mas sim, explicar a importância e promover maneiras para alcançar melhores resultados;
– Entender a individualidade da criança, suas habilidades, trabalhar em cima de elogiar o que a criança faz bem, e explicar de forma argumentativa e com exemplos o que pode e tem que ser melhorado;
– Disciplina criativa;
– Ter regras e fazer com que as cumpra;
– Amor, mas com limites, saber dizer não;
– Tarefas que possa explorar a criatividade;
– Trabalhar com a repetição para reforço;
– Traçar metas que tenha recompensa pelas conquistas;
– Dar mais atenção e participar mais da vida da criança;
– Promover tarefas que promovam um melhor bem estar;
– Trabalhar em cima das dificuldades com tarefas que ajudem a enfrentar essas dificuldades;
– Traçar rotinas que sejam capazes de promover a neuroplasticidade, assim como uma melhor performance;
Recomendações à Escola
– Usar formas criativa de mediar conhecimento;
– Investir em atividades físicas;
– Compreender que o aluno em questão é um atleta e mediar frente a campeonatos e treinos, possibilidade de transferência de datas de provas e entrega de trabalhos.
Orientações à Família:
– Promover estabilidade emocional, segurança e afeto na dinâmica familiares;
– Explicar o ciclo da vida, mantendo a criança com informações que a tranquilizem;
– Manter vínculos afetivos saudáveis;
– Estabelecer entre amor e autoridade, com equilíbrio;
– Não cobrar tanto;
– Variar entre elogios e argumentações para uma melhoria;
Ter um diálogo argumentativo sempre, sem menosprezar pelas não conquistas, mas sim, explicar a importância e promover maneiras para alcançar melhores resultados; e ntender a individualidade da criança, suas habilidades, trabalhar com elogios, e explicar de forma argumentativa e com exemplos o que pode e tem que ser melhorado é a melhor forma de lidar com crianças depressivas.
Você tambem pode estabelecer um modelo de Disciplina criativa
– Ter regras e fazer com que as cumpra;
– Tarefas que possa explorar a criatividade;
– Trabalhar com a repetição para reforço;
– Traçar metas que tenha recompensa pelas conquistas;
– Dar mais atenção e participar mais da vida da criança;
– Promover tarefas que promovam um melhor bem estar;
Trabalhar em cima das dificuldades que ela apresenta, oferecendo pequenas tarefas que ajudem a enfrentar essas dificuldades pode fazer o difícil se tornar divertido.
Traçar essas rotinas de forma leve será capaz de promover a neuroplasticidade no cérebro da criança, assim ela conseguirá atingir um outro nível de desempenho e alcançar uma melhor performance.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com.
Foto de Chinh Le Duc no Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…