Destaque

Deixe os pesos de nossa infância para trás

Poderíamos “culpar” a psicanálise, livros de autoajuda ou redes sociais … O que é evidente é que é um fenômeno da modernidade, uma atitude que nasceu com a geração pós-boom (ou geração X *) e que minha faixa etária foi aperfeiçoada até o limite do não-mais. Refiro-me a críticas ferozes aos pais e ao costume de culpá-los irrestritamente pelos nossos erros presentes.

Por algum tempo essa parte foi considerada essencial, para o processo de autoconhecimento, a análise de nossa infância. Da mesma forma, tornou-se consciente da importância que esses primeiros anos de vida têm em relação às conquistas e falhas que obtemos quando adultos. É um exercício de introspecção recorrer ao nosso passado para reconhecer fraturas e feridas, momentos que nos imobilizaram e dos quais não conseguimos nos recuperar. O valor disso é imenso e inegável; no entanto, o que muitos deixaram de fazer após esse estágio de confronto com o passado é passar para o próximo: superar o fato.

Para muitos, esse reconhecimento tornou-se um ponto de culpa para os pais : a aparente fragilidade da mãe, o afastamento emocional do pai, a violência de um ou outro ou a falta de contenção de ambos impediram o futuro de seu filho que, Atualmente (como adulto), ele é incapaz de realizar esta ou aquela tarefa, manter um relacionamento saudável ou abandonar certos hábitos.

Ninguém nos disse que detectar esses momentos difíceis da infância resultou na renúncia à própria responsabilidade de transferi-lo para a família. Por mais difícil que pareça, a responsabilidade pelo momento atual que estamos passando é só nossa. Se formos bem-sucedidos financeiramente no momento, poucos pensariam em transferir os méritos para o pai e dizer: “Tenho muito dinheiro, porque na infância meu pai era caloroso comigo e me abraçou muito”. Por outro lado, garantimos: “Eu tenho muito dinheiro porque trabalho duro, trabalhei duro e sou um bom administrador de meus ganhos”.

Da mesma forma, quando enfrentamos um fracasso, devemos estar cientes de que cometemos erros e estar dispostos a aprender com eles. Não é bom dizer a nós mesmos e aos que estão à nossa volta: “Não consigo manter um emprego porque minha mãe gritou muito comigo”.

Entenda: não estamos questionando o tremendo efeito das experiências infantis e do tratamento recebido em tenra idade. Hoje ninguém pensaria em colocar isso em dúvida. O que estamos considerando é que o significado de nossas experiências familiares decorre de uma construção cultural que atualmente está inclinada a nos libertar da responsabilidade.

Nossos avós, a geração nascida na primeira década do século XX e nas anteriores, separaram a infância do presente e forjaram o mito do homem feito por si, em que tanto os sucessos quanto os fracassos eram de responsabilidade exclusiva do indivíduo. É certo que essa apreciação não é inteiramente verdadeira e que o ponto saudável está no meio de ambas as atitudes.

Embora agora saibamos muito mais sobre como o comportamento e os riscos dos diagnósticos multifatoriais evoluem, devemos ser capazes de encontrar em nós as respostas para nossos problemas atuais. O autoconhecimento é extremamente útil e, para alcançá-lo, precisamos analisar nossos primeiros laços familiares, mas a capacidade de superar nosso passado é a única chave para alcançar uma vida bem-sucedida no único momento que importa: o presente.

* Geração X: grupo da população que viveu sua adolescência no período definido entre a década de 1980 e o início da década de 90, aproximadamente.

 

Texto originalmente publicado no La Mente es Maravillosa, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Resiliência Humana.

 

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago