Autores

Decepção com pessoas: tudo culpa da liberdade que você deu!

A decepção com pessoas é proporcional ao nível de liberdade que você dá a elas. Sei como é: amizade nova. Você se identifica tanto com a pessoa. Dá logo nível 8 em uma escala de 0 a 10 de liberdade à pessoa.

Quem me dera se as pessoas viessem com avisos na testa à lá “vou te decepcionar depois que ganhar a sua confiança”, “vou confundir amizade com intromissão e te dizer algo que você vai detestar”, “vou me sentir no ‘direito’ de te pisar”, etc.

Conviver com pessoas implica em lidar com mentiras, falsidade, decepções. E vem de quem menos esperamos. De repente, aquele castelo lindo, aquela que parecia uma boa amizade, desaba. E quem fica em cacos? Você!

A parte boa de uma decepção com pessoas é o aprendizado. Meu pai sempre diz: “tudo tem seu lado bom” e “vai passar”. Notei ao longo da minha jornada, que cada decepção, por mais cruel que tenha sido, me fez mais forte. Me deixou mais atenta a certos sinais que as pessoas dão. Me fez conseguir farejar a decepção.

Mesmo sendo uma apaixonada incurável por pessoas, mantenho meu pezinho atrás. Cada desilusão fez de mim alguém melhor. Aprendizado árduo e regado à lagrimas e arrependimento. Mas agora, consigo analisar friamente, de onde virá o problema. Assim, vou me moldando, me blindando.

Hoje, o que mais me causa decepção com pessoas, é o grau de liberdade que dou a elas. Percebo que certos tipos de gente, não merecem nem um décimo da liberdade que as dei. Para descobrir isso, só me decepcionando ou dando quase nada de liberdade a quem chega à minha caminhada.

Então hoje, cada pessoa que chega à minha vida, ganha o mesmo nível de intimidade: 1 em 10. Antes, eu começava logo do 8, por ter gostado da pessoa. Só que a gente erra muito no julgamento das pessoas. Confiamos demais por sermos confiáveis. E essa é a porta de decepção com pessoas mais larga.

Começamos a subir a escada do relacionamento do meio e até de cima. Então, o tombo é inevitável. As pessoas não são nosso espelho. É um perigo dar tanta liberdade a quem acabou de chegar.

Quando a pessoa ‘passa dos limites’, pensamos “o que eu fiz pra merecer isso?”. E eu te respondo: deu liberdade a quem não merecia.

Tente não fazer isso. Em algum momento a pessoa vai até querer te dizer o que você tem que fazer. Sem nem saber o que você planejou pra si. Julgando te conhecer e saber qual caminho você deve escolher.

Sabe aquela coisa de “distância de segurança”? Mantenha!!! A liberdade deve ser dada com o passar dos anos, se você notar que a pessoa permaneceu em sua vida. A confiança que vale à pena, só é estabelecida com a convivência e o passar dos anos.

Quem nunca errou ao escolher uma amizade e se decepcionou feio, que atire a primeira pedra. Eu mesma, quebrei e ainda quebro muito a cara com pessoas. Sou admiradora do comportamento humano.

Mas essa caminhada de decepção com pessoas, me ensinou a me resguardar. Me proteger. O tempo mostra quem vale o nosso tempo e quem não.

Gabi Barboza

É graduanda em Psicologia, tem 32 anos. Como o que faz o mundo dela girar, são as pessoas, trabalha com Recursos Humanos. É mineira, bem casada com um Gaúcho lindo. Mora em Porto Alegre desde 2012. Está sempre lendo e ama escrever. Se sente rica, por ter vários livros em uma estante que é o seu tesouro. Ama se engajar em causas sociais, crê que a única coisa que levamos desse mundo, é o que plantamos. E que as boas obras, são fundamentais.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago