Cozy Home, ou seja, uma casa acolhedora que convida a ficar e a desfrutar de momentos de relaxamento, é o melhor motivo para a decoração de interiores de outono.
Como tornar uma área de chillout em casa realmente agradável? Descubra como criar um interior que afete os sentidos.
Aprende a criar um clima de outono com os verdadeiros mestres – culturas que enfrentam um clima semelhante durante a maior parte do ano. Na abordagem escandinava ao design de interiores, a iluminação é extremamente importante. A luz natural, muitas vezes escassa, é aproveitada ao máximo. Estão também a ser introduzidos os pontos de luz intimista em vez de uma luz central forte. Nas casas escandinavas, há pequenos candeeiros em todas as janelas, que enchem o interior de calor e paz e são bonitos quando vistos do exterior. A luz é também acompanhada por cores vivas e materiais naturais que a refletem e difundem bem. Isto faz com que o espaço doméstico pareça alegre mesmo em dias cinzentos.
No Japão, a luz tem uma dimensão espiritual e meditativa. Existe também o conceito de elogio da sombra. O crepúsculo e a luz suave destinam-se a contribuir para uma atmosfera de calma e profundidade no interior. Evita-se a iluminação forte em favor de uma iluminação mais quente e ligeiramente difusa, como através de texturas de tecidos, papel ou madeira.
Na tua casa acolhedora no outono de 2025, deixa que a iluminação seja o principal elemento de criação de ambiente. Em vez do brilho total de um lustre, opta por um pequeno candeeiro com um quebra-luz e luz de velas e lanternas.
Embora o outono impressione com uma variedade de cores, despedimo-nos rapidamente de todos os tons de amarelo e laranja para nos envolvermos em cinzento. Temos saudades de verde suculento da primavera e das cores alegres e cintilantes do verão. É por isso que é aconselhável seguir o conceito de biophilic design ao mobilar a área de chillout. É uma tendência que parte do princípio de que o ser humano tem uma necessidade inata de estar em contacto com a natureza. O objetivo é criar um espaço que apoie a saúde e o bem-estar e estimule a criatividade através da proximidade de elementos naturais. Para além da luz, serão importantes:
Para além da iluminação, das plantas e dos materiais naturais, num interior acolhedor no outono de 2025 não podem faltar têxteis agradáveis ao toque e à vista. Este ano, os estilistas destacam sobretudo os tecidos com uma textura interessante. São frequentemente justapostos em contraste: liso com felpudo ou ligeiramente cru, brilhante com mate. Por isso, aproveite:
Podes seguir a austeridade da tendência Wabi-Sabi, escandinava ou japonesa, mas também a sofisticação e a elegância do glamour ou do estilo clássico. Lembra-te de que são as texturas que convidam a tocar, a envolver-se num cobertor ou colcha que cubra o teu sofá ou cama. O espaço torna-se acolhedor e cada material proporciona uma experiência sensorial diferente. Utiliza o contraste não só na composição de têxteis. Os vasos de metal liso ou os ornamentos de vidro realçam ainda mais a suavidade de um cobertor espesso.
Cuida de todos os teus sentidos neste outono. É em casa que provavelmente passarás a maior parte do seu tempo livre. Deve, portanto, proporcionar-te a experiência certa para o acalmar e o colocar num ambiente de descanso e tranquilidade. Graças a várias texturas dos têxteis e das decorações, a experiência visual é muito agradável. Também será agradável tocar em diferentes materiais e estimular os sentidos. Também ajudam a criar um canto tranquilo onde é mais fácil ouvir os sons do exterior da janela. As velas perfumadas e os difusores introduzirão os teus aromas preferidos de especiarias, madeiras ou recordar-te-ão o perfume das flores da primavera. E tudo o que te resta fazer é cuidar do teu paladar e preparar o teu café ou chá preferido para descansar num cantinho de relaxamento perfeito.
Ter uma herança bilionária é o sonho de muita gente. Para Marlene Engelhorn, no entanto,…
Recentemente, tanto nas redes sociais quanto na comunidade LGBTQIA+, um novo termo vem sendo usado…
Se uma lagartixa começou a aparecer na sua casa com frequência, isso não é apenas…
Quando alguém descobre uma traição, a dor costuma vir acompanhada de uma pergunta que não…
Há quem busque paz, silêncio e um contato profundo com a natureza. Mauro Morandi levou…
Com o fim do ano, muitas pessoas ficam se perguntando se o próximo ano será…