Destaque

Comparando-nos com os outros nos acorrenta e nos faz infelizes, de acordo com Kierkegaard

Por: JENNIFER DELGADO SUÁREZ

Quanto mais comparamos, mais nos recusamos. Para comparar, precisamos partir de um ponto em comum, generalizar, e todo ato de generalização implica sempre um empobrecimento da individualidade. O ato de comparar é, por antonomásia, um ato de negação da riqueza da unidade. Comparar-se com os outros é negar a si mesmo.

E apesar disso, nos comparamos. Nós nos comparamos continuamente porque crescemos em uma sociedade competitiva na qual cada pessoa não vale o que é, mas o que tem em relação aos outros. Nós não buscamos nosso valor dentro, mas fora, nos comparando com os outros. E nós aceitamos – com mais ou menos relutância – o critério que a sociedade nos dá alegremente.

Então vamos cair na armadilha mortal que o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard tinha vislumbrado em seu livro ” discursos edificantes em diversos espíritos ” no início do século XIX: comparação nos oprime e nos faz profundamente infelizes.

A comparação como fonte de preocupações vãs e necessidades artificiais

Um homem se compara com os outros, uma outra geração em comparação com o outro, e assim a pilha de comparações que sobrecarrega a pessoa é empilhada.

“Enquanto isso, a ingenuidade e a agitação aumentam, e em cada geração há mais pessoas que trabalham como escravas por toda a vida na zona subterrânea de comparações. Assim como os mineiros nunca vêem a luz do dia, essas pessoas nunca vêem a luz: aqueles primeiros pensamentos, simples e felizes sobre quão glorioso é ser um ser humano. E nas altas regiões de comparação, a sorridente vaidade joga seu falso jogo e engana os felizes de tal maneira que eles não recebem nenhuma impressão daqueles primeiros pensamentos arrogantes e simples ” .

Kierkegaard pensou que comparar-se com os outros nos envolve na teia da insatisfação, afastando-nos de nossa essência e impedindo-nos de ser autênticos. Para explicar isso, ele recorreu a um semelhante.

Um pássaro fornece comida e constrói um ninho para abrigar. É tudo que você precisa para viver e você faz isso naturalmente, sem se preocupar. Eu poderia viver feliz. Até o dia em que é comparado a um “pássaro mais rico”. Então ele começa a se preocupar em construir um ninho maior e procurar mais comida, mesmo que não precise. Nesse momento preciso, o natural dá lugar ao artificial e a satisfação torna-se insatisfação. Uma vida feliz transmuta-se em uma vida miserável.

A mesma coisa acontece com as pessoas. Kierkegaard estava convencido de que geralmente não são nossas necessidades reais que geram preocupação, ansiedade e infelicidade, mas uma comparação constante, que é também o que nos leva a desejar e consumir muito mais do que precisamos.

” A comparação gera preocupação em ganhar a vida, mas a preocupação em ganhar a vida não é uma necessidade real e urgente de hoje, mas a idéia de uma necessidade futura […] não reflete uma necessidade real, mas uma necessidade imaginária “.

Na prática, quanto mais longo o critério, mais desempregados sairemos e mais frustrados nos sentiremos. E isso nos levará a embarcar em uma corrida desenfreada, na tentativa de satisfazer as novas “necessidades” que deveriam nos fazer felizes, mas que realmente acabam consumindo nossas vidas com a chama da insatisfação permanente.

Já Kierkegaard tinha dito: ” Quanto mais você comparar, mais indolente e miserável se tornará […] A comparação pode levar o homem ao desânimo total, pois, se compara e admite para si mesmo que está por trás de muitos outros ”

Como fugir da necessidade de se comparar com os outros?

A solução é perceber que nos compararmos com os outros não é um problema, mas um sintoma. O sintoma de que não nos amamos, não gostamos ou valorizamos o suficiente. Para eliminar esse sintoma, precisamos dar um passo além da comparação.

” A pessoa que vai além da comparação pode se concentrar no relacionamento consigo mesmo como um indivíduo único “, escreveu Kierkegaard.

Ao nos conectarmos com a nossa essência, somos capazes de entender o que realmente precisamos e queremos. Necessidades e desejos autênticos, que vêm de nós. Não aqueles que nos impõem as comparações.

Nesse processo de auto-aceitação, também começamos a descobrir, gostar e valorizar a nós mesmos pelo que somos. Começamos a pensar em como queremos viver e que mudanças nos deixariam realmente felizes. E isso é um ato de reafirmação e liberdade pessoal.

Traduzido pela equipe da Revista Resiliência Humana

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago