Autores

Como lidar com a eterna busca por si mesmo?

Recentemente comecei a praticar Yoga, pois sinto necessidade constante de equilibrar o meu corpo e mente de tal forma a manter a minha sanidade mental. Um dos exercícios da aula de hoje se baseava em manter o pé esquerdo bem em frente ao direito (literalmente colado) e deixá-los alinhados, ao mesmo tempo em que os braços eram estendidos cada uma para um lado. Um exercício que parece muito simples, não é mesmo? Confesso que tive dificuldades para manter o equilíbrio.

Quando terminamos, a professora explicou que isso acontece porque a nossa mente não está focada no momento presente e qualquer dispersão faz com que a gente perca o equilíbrio. Realmente me dei conta de que, provavelmente, estava pensando em qualquer outra coisa que não fosse o momento presente durante o exercício. E, nesse segundo, percebi o quanto a Yoga está ligada à minha busca por mim mesma.

Não soube nem explicar o que senti naquele momento, mas comecei a questionar de fato o que eu buscava nas aulas de Yoga. Um momento de paz e silêncio? Um momento de reflexão? Um momento só meu? Acho que um pouco disso tudo, porém, na realidade, a Yoga faz parte de algo muito maior, sendo apenas uma dos recursos que encontrei para realizar essa eterna busca por mim mesma.

E sinto que muita gente faz o mesmo com a Yoga e outras práticas, visando encontrar nelas um ponto de equilíbrio, firmeza e paz, já que muitas vezes ficamos atordoados com a ânsia por achar respostas ou algum tipo de conforto que amenize a dolorosa jornada que é a busca por si mesmo. Isso porque esse processo não é simples nem fácil, aliás, está bem longe disso. Sinto que é algo que consome o meu ser por inteiro, domina a minha mente e suga as minhas forças.

Não há começo e fim definidos e, com o passar do tempo, tenho desconfiado de que essa busca por si mesmo seja eterna justamente por isso. Não sabemos determinar muito bem quando ela se inicia e nem se chegará ao fim. Isso porque a verdade é que estamos o tempo todo tentando entender o nosso papel no mundo, o nosso propósito, o significado das nossas ações e emoções. Com isso quero dizer que estamos o tempo todo nos destruindo e reconstruindo, nos desmontando e montando. Estamos o tempo todo inspirando e respirando. E toda vez que o ar entra pelas nossas narinas somos alguém que não existe mais quando expiramos.

Essa reconstrução eterna e constante faz com a vida seja mais árdua do que gostaríamos, afinal, seria muito mais fácil se já nascêssemos prontos e feitos, não é mesmo? O que nos causa dores são justamente as angústias, os receios e inseguranças, que nos obrigam a mantermos essa busca por nós mesmos continuamente para, quem sabe, entendermos melhor quem somos e o que queremos e, enfim, encontrarmos meios de sanarmos esses sofrimentos.

Sim, todo mundo quer ser a melhor versão de si mesmo. Ninguém deseja viver apenas de dor e desilusão. Todos querem encontrar caminhos que façam sentido, conhecer pessoas que contribuam para a jornada, viver momentos que agreguem. No entanto, não nascemos com um mapa na mão e a vida, assim como nós mesmos, é um grande mistério no qual estamos nos arriscando para desvendar o seu final. Hoje, acredito que mais importante do que cruzar a linha de chegada seja saber desbravar o percurso com persistência e coragem, se questionando e procurando o que faz mais sentido para você, mas, ao mesmo tempo, aceitando as dificuldades e encontrando forças para superá-las. Tenho certeza de que essa é a melhor forma de manter viva e significativa a busca por si mesmo para, lá na frente, ter certeza de que você foi capaz de mergulhar dentro de si mesmo e se sentir realizado por quem você é e tudo o que fez.

Bruna Cosenza

Bruna Cosenza é paulista e publicitária. Acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É autora do romance "Lola & Benjamin" e criadora do blog Para Preencher, no qual escreve sobre comportamento e relacionamentos do mundo contemporâneo.

Recent Posts

Como deixar o vidro do box brilhando sem gastar com produtos caros

Já teve aquela sensação de sempre estar lavando o seu box do banheiro mas ele…

17 minutos ago

Faustão está internado há quase 80 dias e passa por novos transplantes; Veja o que se sabe

Fausto Silva, um dos apresentadores mais icônicos da televisão brasileira, está internado há quase 80…

21 minutos ago

Este documentário da Netflix vai fazer você querer deletar todas as redes sociais

Você já se pegou rolando o feed sem parar e depois sentiu um vazio inexplicável?…

26 minutos ago

Polêmica nas redes: Felca acusa influenciador de explorar adolescentes em conteúdo online para “predadores”

Nos últimos dias, uma denúncia feita pelo influenciador Felca gerou intensa repercussão nas redes sociais.…

1 hora ago

10 Palavras que manipuladores usam em relacionamentos para te controlar (sem você perceber)

Você já sentiu que estava sendo controlado emocionalmente, mesmo sem gritos ou ameaças? A manipulação…

22 horas ago

7 Sinais de alerta da demência que nunca devem ser ignorados

A demência é uma condição neurológica progressiva que afeta a memória, o pensamento, o comportamento…

22 horas ago