Imagine que você está numa sala de aula no auge de sua adolescência, o professor de Língua Portuguesa adentra e solicita uma redação com o tema “Sobre Mim” para a próxima aula. Qual a sua reação?
Hormônios à flor da pele, mil pensamentos em sua cabeça, muitos questionamentos de mundo e no que você menos tem tempo de pensar é sobre si mesmo. Mas por incrível que pareça é o que mais precisa.
De qualquer maneira, provavelmente seu sentimento é de revolta, tanto para isso quanto para qualquer outra situação. Você é apenas um ser humano passando pelo turbilhão da puberdade, todos devem enfrentar isso.
Mal sabe você que o professor acaba de te entregar um presente… E pensa: “QUE GRANDE BOBAGEM! Como assim quem sou eu? Tudo bem, eu vivo me perguntando isso sozinho, porém nunca chego a lugar algum.”.
Você nunca chega a lugar algum. Agora, só porque um professor pediu, seu cérebro vai funcionar de repente e a resposta surgirá como num passe de mágica? CLARO QUE NÃO! Então escreve qualquer coisa generalizada.
Arquiva a grande besteira que é “Quem Sou Eu” no fundo das memórias inúteis e cresce sem saber quem é. E pronto, a desgraça está feita! Provavelmente vai se prender no piloto automático do mundo e viver infeliz.
Você é um adulto e nem sabe responder sua maior qualidade e seu maior defeito naquela entrevista de emprego. MAS CALMA, seus problemas acabaram, pois nunca é tarde para se dar outra chance e começar outra vez!
Prepare o bloco de notas do Smartphone, abra o Microsoft Word do Notebook, pegue aquele caderninho esquecido e uma caneta qualquer. Faça como quiser, mas se olhe no espelho e se permita, seja você. Respira fundo!
Se você realmente não tem o costume de voltar a atenção para si dessa forma, seja livre e experimente. Deixe o coração falar e pense mais profundamente, vá além do tão abrangente “Quem é você?”.
Reflita e comece com pelo menos três acontecimentos e o que eles dizem sobre você, eu te pergunto: “Qual o seu passado? O que conquistou e quais desafios enfrentou?”. Medite, mantenha a postura e respire consciente!
Faça isso por você. Não há julgamentos nem ninguém olhando. Está tudo bem se surgir algo estranho. É o seu momento. Se escute como você merece e se acolha como nunca o fizeram antes. De você para você.
Anote tudo que surgir. Não se preocupe demais. Depois virá o mais simples. Brinque com a ordem dos parágrafos. Veja como cada coisa se encaixa. Perceba a beleza que é sua história e, por consequência, de ser você!
E ao longo dessa trajetória com certeza algo te chamou e você não ouviu, achou que não valia a pena o esforço e fugiu, seguiu por outro caminho e se desenvolveu em outras áreas. AGORA é a hora de repensar.
Eu te pergunto: “Quais são seus interesses e talentos?”. Imagine como seria unir aquilo que você sabe com o que você quer. Este é um exercício de autoconhecimento, veja como você sai dele muito mais consciente de si!
Passado, presente e futuro. Tudo se encaixa, isso é óbvio e tudo começa pelo papel. Então escreva, mesmo que pareça egocêntrico, use as palavras para falar de si mesmo. Você tem o poder da sua vida, use-o.
Eu o fiz há um ano em “Quem é Lana Bella?” e não parei, também escrevi “O Teorema de Lana Bella: Amor Próprio e Crenças Limitantes”*
*Atualização (06/09/2019): Lançamento do E-Book pelo LinkedIn EM BREVE!
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…