Comportamento e Psicologia

COMO É GOSTOSO DEIXAR PRA LÁ COISAS (E PESSOAS) CHATAS!

Como é gostoso olhar para a cara daquele colega que sempre fez de tudo para tirar a nossa paciência e dizer que não precisa mais daquele emprego, que tem outros projetos. Projetos pessoais. Gente ligada ao status quo, gente que segue à risca o script social detesta quem tem projetos pessoais.

Ai, como é gostoso deixar para lá coisas chatas! Como é gostoso pegar a bolsa e sair sem olhar para trás de empregos insuportáveis. Como é gostoso olhar para o rosto de um chefe tirano e se demitir para abrir um negócio, fazer uma pós ou trabalhar em outra empresa.

Como é gostoso olhar para a cara daquele colega que sempre fez de tudo para tirar a nossa paciência e dizer que não precisa mais daquele emprego, que tem outros projetos. Projetos pessoais. Gente ligada ao status quo, gente que segue à risca o script social detesta quem tem projetos pessoais.

Como é gostoso dizer não para freelas mal pagos, em que a maior competência é exigida do profissional e a remuneração vem 3 meses depois, mediante muita cobrança. Como é bom dizer para quem te fez passar o maior sufoco que não aceita pegar outros trabalhos no mesmo esquema. Que não se sujeita a trabalhar no mesmo esquema.

Como é gostoso virar para aquele professor azedo e dizer que vai ter o seu TCC orientado por outro docente. Como é gostoso deixar aquele grupo da faculdade preguiçoso ou autoritário demais se virar e fazer aquele trabalho super estimulante sozinho.

Como é gostoso recusar convites pagação de mico. Como é gostoso sair no meio de uma festa com gente que se acha , sem dar nenhuma desculpa. Como é gostoso não depender das migalhas oferecidas por gente que cobra caro demais para fazer um pequeno favor.

Como é gostoso se olhar no espelho e dizer para si mesmo: “Eu não preciso e não vou passar por isso”.

Obviamente, nem sempre podemos ou conseguimos jogar fora tudo aquilo que nos oprime ou magoa. Mas na medida do possível, deveríamos exercitar a nossa autonomia e a nossa capacidade de selecionar o que não cabe mais em nossa vida.

Infelizmente , na nossa sociedade extremamente injusta e consumista , cada vez mais as pessoas estão enredadas em esquemas de vida sufocantes, que incluem trabalhos quase escravos, tempo livre quase inexistente e a necessidade de aparentar e ter uma série de itens que na verdade não fazem muita diferença em nossa vida.

Sílvia Marques

Viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas. Escritora compulsiva, atriz por vício, professora com alma de estudante. O mundo é o meu palco e minha sala de aula , meu laboratório maluco. Degusto novos conhecimentos e degluto vinhos que me deixam insuportavelmente lúcida. Apaixonada por artes em geral, filosofia , psicanálise e tudo que faz a pele da alma se rasgar. Doutora em Comunicação e Semiótica e autora de 7 livros. Entre eles estão "Como fazer uma tese?" ( Editora Avercamp) , "O cinema da paixão: Cultura espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação" ( Editora LTC) indicado ao prêmio Jabuti 2013. Sou alguém que realmente odeia móveis fixos.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

12 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

12 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

13 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

14 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago