Conhecimento

Como despertar a luz que possuímos dentro de nós segundo a sabedoria oriental

Todos nós somos capazes de despertar a luz que possuímos dentro de nós se explorarmos o interior de nossa consciência. Cada ser humano possui uma grande quantidade de sabedoria. No entanto, muitos se recusam a permitir que todo o aprendizado venha à tona.

A situação pode ser comparada com o simples ato de acender uma lâmpada. Existe a conexão e a disponibilidade de energia, bem como todos os mecanismos que a transmitem e o foco. Basta pressionar o botão. Despertar a luz que possuímos dentro de nós é algo similar. Trata-se apenas de organizar esses mecanismos que já existem e permitir que a energia flua.


“Se quer ser sábio, aprenda a interrogar razoavelmente, a escutar com atenção, a responder serenamente e a calar quando não há nada a dizer”.
-Johann Kaspar Lavater-

Os sábios orientais nos deram pistas valiosas sobre a melhor maneira de despertar a luz que possuímos dentro de nós. A única coisa necessária é a vontade de fazê-lo. A luz que emerge disso nos permite clarear nosso caminho e até ser um farol para os outros. Estas são as ações que podem nos levar a isso.

Conecte-se com o seu sábio interior
Cada dia contém um aprendizado. Alguns o buscam e o encontram. Outros simplesmente preferem virar a página o quanto antes e se concentrar no dia seguinte. Neste último caso, o que se evidencia é uma desconexão com o que somos.

Basta refletir por um breve momento todos os dias. Examinar brevemente o que conseguimos e o que perdemos. Também no que avançamos e no que retrocedemos. A partir deste simples ato, podemos extrair lições valiosas e construir uma sabedoria própria. Isso contribui para despertar a luz que possuímos dentro de nós.

Escutemos para despertar a luz que possuímos dentro de nós
A audição é uma função superior, tanto da mente como do espírito. Implica livrar-se de preconceitos e permitir que o outro se expresse com total liberdade, como se estivesse escrevendo sua história em um papel em branco.

Só é possível quando há um profundo respeito pelo outro e a capacidade de abrir-se completamente a ele. A escuta respeitosa e amorosa é, por si só, uma maneira de despertar a luz que possuímos dentro de nós. Mais do que qualquer outra coisa, ajuda os outros a escutarem a si mesmos sem interferências.

Concentre-se nos seus sonhos
Onde há sonhos, há vida, e onde há vida, também há luz. Uma maneira de despertarmos a luz que possuímos dentro de nós é focar os nossos objetivos. Isso implica criar metas e objetivos elevados e não parar no caminho até eles.

Lutar pelos nossos sonhos nos ilumina internamente e externamente. É algo que nos inspira a melhorar, a perseverar e a sermos mais tenazes. Também inspira os outros. Quem vai em busca do que deseja é um livro aberto para os outros, já que dá o exemplo. O mundo é melhor quando cada um luta pelo que ama.

Aprenda a se expressar a partir do amor
O amor é muito mais que um sentimento romântico. Quem o sente é afortunado. Enriquece muito a si mesmo pelo simples fato de sentir tudo o que envolve amar. Trata-se de um sentimento que traz uma luz calorosa e reconfortante porque faz com que tudo seja visto de forma diferente.

O que falamos aqui não é o amor de um casal, embora este esteja incluído. Sentimos amor por qualquer ser vivo, pela paisagem, pela própria vida. Se há algo que contribui para despertar a luz que possuímos dentro de nós, é o amor.

Este sentimento, é claro, deve ser expressado. Os gestos, as palavras e as ações são um meio para que se manifeste. Quando uma pessoa se expressa a partir do amor, faz com que tudo se ilumine ao seu redor. Captura o melhor dos outros e ajuda positivamente aqueles que estão à sua volta.

Busque tudo que acalma a sua alma
Não há maneira de despertar a luz que possuímos dentro de nós se não cultivarmos a paz interior. São muitos os estímulos que recebemos e que nos levam a destruir o espírito. A pressa, a raiva, a rejeição… Não são poucas as realidades que conspiram contra a nossa tranquilidade.

Por isso é importante que aprendamos a encontrar espaços que acalmem o espírito. Estes podem ser físicos ou abstratos. Seria aconselhável que cada pessoa criasse seus próprios rituais para retornar à calma. Não é possível encontrar a luz se a mente não for um espelho sereno que a reflete.

Todos nós somos luz. Dentro de cada um de nós habita um sábio que é capaz de fazer do mundo um lugar melhor. A realidade nos obriga a olhar muito para fora e pouco para dentro de nós mesmos. Não deixemos que isso ocorra.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago