Com foco na saúde mental, USP lança conteúdos para autocuidado e ajuda.
Desde o início da pandemia, uma série de materiais sobre saúde mental foi produzida por especialistas da USP com o objetivo de prevenir o adoecimento psíquico e orientar em caso de necessidade de ajuda.
Depois de quase dois anos, os pesquisadores acreditam que o número de pessoas interessadas pelo tema, cresceu considerávelmente.
Desde o início da pandemia em 2020, a população mundial foi exposta a uma série de situações de estresse que resultou em grandes efeitos sobre a saúde mental individualmente.
A redução de convívio social, o prolongamento do tempo atrás das telas, o medo de adoecer, o luto. Tudo isso afeta a qualidade de vida, causando sofrimento de um modo geral.
Com o início de 2022, a expectativa é que a pandemia acabe e muitas mudanças surjam por aí.
De um lado, a volta de algumas atividades presenciais indica novas alterações de rotina. Por outro, o surgimento de novas variantes da covid-19 ameaça o retorno à normalidade e desperta um cenário de incertezas.
Neste contexto, há um assunto que merece uma atenção especial: a sua saúde mental.
Pensando nisso, a USP disponibilizou alguns materiais que podem ajudar a prevenir o adoecimento psíquico neste novo ano que se inicia.
Para incentivar o autoconhecimento e instruir sobre situações de estresse, já estão disponíveis a cartilha eletrônica Promoção da Saúde Mental em Pandemias e Situações de Desastre e o site InspirAção, desenvolvidos pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Os profissionais também escreveram uma cartilha para auxiliar o comportamento alimentar e incentivar a alimentação saudável.
Pensando na saúde mental dos jovens e nas consequências do ensino remoto e do distanciamento social na vida dos jovens, o repositório do Programa USP Diversidade oferece o Guia do Autocuidado – Ser adolescente e jovem que se cuida!. Já para os alunos, professores e funcionários da USP, o Instituto de Psicologia da USP promoveu, em agosto deste ano, o mês da saúde mental, com discussões sobre formas de tornar o ambiente acadêmico mais saudável. As palestras estão no canal do evento Youtube.
Além desse evento, também está disponível, no canal da FFLCH no Youtube, o ciclo de debates sobre Saúde Mental e Pandemia, promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) em setembro. A FFLCH também produziu a cartilha FFLCH pela Vida, com orientações para os universitários.
Para os fãs de podcast, é possível ainda conferir os episódios do Minuto Saúde Mental, sobre as festas de fim de ano e SaúDiversidade: Felicidade, bem-estar e saúde mental.
Cuidem-se!
*DA REDAÇÃO RH. Com informações USP.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Recentemente, na cidade de Areial, na Paraíba, o padre Danilo César realizou uma missa em…
Recentemente, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) emitiu um alerta urgente…
O fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo polêmico.…
Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem evoluindo rapidamente. Dessa maneira, cresce um…
Adam Sandler está provando mais uma vez por que continua sendo um dos nomes mais…
Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…