Conhecimento

“Coisa mais linda” da Netflix é para ver, ouvir e pensar

“Coisa Mais Linda”, nova série da Netflix, fala sobre a história de quatro mulheres diferentes, mas que têm um mesmo desejo: ter liberdade para serem quem são. Como pano de fundo, o Rio de Janeiro dos anos 50, bossa nova e samba.

Por Cristiane Mendonça

Uma amiga de Facebook postou um trecho da nova série da Netflix: Coisa Mais Linda. No vídeo, as personagens Adélia e Malu, interpretadas pelas atrizes Pathy Dejesus e Maria Casadevall, discutem e trazem à tona a realidade feminina de cada uma delas no ano de 1959:

De um lado uma mulher negra, mãe solteira, moradora de uma comunidade carioca; do outro, uma paulista recém-chegada ao Rio de Janeiro, filha de um produtor de café, abandonada pelo marido e com um filho para criar.

Dois planetas completamente diferentes, mas iluminados pelo mesmo sol: a vontade de se tornarem mulheres livres e independentes em uma sociedade que tinha o machismo – ainda mais forte que atualmente – como cerne de todas as relações.

No desenrolar da história juntam-se a elas, Lígia (Fernanda Vasconcellos), que tem um sonho de ser cantora, mas vive um casamento opressor, e a jornalista Thereza (Mel Lisboa), com ideias e comportamentos modernos demais para a época.

A história tem como pano de fundo a bossa nova, o samba e um Rio de Janeiro que dá saudade até em quem não viveu naqueles tempos!

A primeira temporada tem sete capítulos e ao chegar ao final dela é inevitável se perguntar em que a sociedade evoluiu ou não nos últimos 60 anos em relação à igualdade de gêneros.

Mulheres ainda precisam se desdobrar para mostrar o valor que têm, o racismo ainda existe, casamentos opressores e violentos continuam reais e as escolhas afetivas e sexuais femininas ainda são motivos de censura. Mas, além das questões sociais, Coisa Mais Linda também fala de sonhos, desejos e medos, tão comuns às mulheres de qualquer época.

Vale a pena assistir a série, principalmente, para fortalecer o debate sobre o respeito ao feminino nesses tempos em que assistimos – aterrorizados – tantas notícias de violência contra as mulheres.

O cenário da série é caprichado e as imagens têm uma paleta de cores que lembram as fotografias antigas. Os diálogos deixam um pouco a desejar, mas acredito que – caso haja uma segunda temporada – eles serão apurados.

No elenco também estão Ícaro Silva, Thayla Ayala, Leandro Lima e outros rostos conhecidos do público brasileiro.

Coisa Mais Linda é uma série da Netflix para ver, ouvir e pensar!

Assista ao trailer de Coisa Mais Linda:

Cristiane Mendonça

Jornalista, mineira e amante de uma boa prosa! Cris Mendonça escreve há mais de dez anos crônicas, contos e artigos sobre o nosso cotidiano, ao mesmo tempo tão simples e tão rico, sobre nossas relações e memórias afetivas, sobre humor e comportamento. Dicas de livros, filmes e séries também estão na pauta positiva da Cris.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago