Conhecimento

Bactéria intestinal pode ser a principal responsável pelo Parkinson, diz estudo.

Bactéria intestinal pode ser a principal responsável pelo Parkinson, diz estudo.

De acordo com neurocirurgião que atua na área, a descoberta pode contribuir para a luta contra a doença.

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela ficou mais difundida quando o ator Michael J Fox (De volta para o Futuro), divulgou publicamente que tinha sido diagnosticado e a notícia abalou a todos por ser uma doença que não tinha muitos estudos e muito menos, cura.

Ela pode prejudicar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, provocando rigidez, tremores e dificuldades de movimento e outros sintomas que limitam a independência e a capacidade de realizar tarefas diárias.

Embora, depois de tantos anos ainda não exista cura conhecida, os avanços na medicina têm permitido um melhor controle dos sintomas. O ator abriu um instituto sem fins lucrativos para ajudar nas pesquisas e no atendimento as pessoas que sofrem com a doença.

Uma nova descoberta pode mudar a forma como a ciência enxerga o desenvolvimento do Parkinson, de acordo com um novo estudo realizado por um grupo de pesquisadores da universidade de Helsinki, na Finlândia, e publicado na revista científica Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, um dos causadores da doença de Parkinson poderia ser uma bactéria intestinal.

O estudo coletou amostras de fezes de 10 pacientes com Parkinson e de 10 pessoas saudáveis (seus respectivos parceiros), depois, isolou dessas fezes um grupo de bactérias chamado de Desulfovibrio, então, usou essas bactérias para a alimentação de um verme e avaliou se aconteceria o acúmulo de uma proteína dentro deles: A alfassinucleína, cuja forma defeituosa está relacionada à doença de Parkinson.

Finalmente, verificou-se que os vermes que se alimentaram das bactérias de pessoas com Parkinson desenvolveram esse acúmulo em maior intensidade do que os vermes que se alimentaram das bactérias de pessoas sem Parkinson, além disso, observaram que os primeiros vermes morreram mais do que os últimos.

Segundo o neurocirurgião especialista em Parkinson, Dr. Bruno Burjaili, pesquisas que buscam compreender melhor o surgimento da doença de Parkinson, ajudam a direcionar o desenvolvimento de técnicas que busquem prevenir, diagnosticar e tratar a doença.

“Os resultados do estudo sugerem que essa bactéria, nas pessoas que têm doença de Parkinson, podem ser um dos fatores responsáveis pelo acúmulo da proteína defeituosa que já sabemos estar relacionado ao problema”, explicou o neurocirurgião.

Dr Bruno diz que “resta sabermos se esses achados serão confirmados e, melhor, detalhados por outros estudos, para esclarecermos se, na prática, atacar essas bactérias ajudará na luta contra a doença, e como fazer isso”.

Felizmente, os tratamentos atuais vem trazendo qualidade de vida aos paciêntes. O ator Michael J Fox lida com a doença há cerca de 30 anos, apesar das dificuldades, ainda se mostra muito ativo e anunciou a sua produção para a Apple TV Plus, recentemente.

Assistam:

Torcemos para que essa bactéria possa ser facilmente compatida e que surja uma cura para essa doença em breve.

*DA REDAÇÃO RH.

Sobre o Dr. Bruno Burjaili – Neurocirurgião especializado no tratamento de doenças da cabeça, nervos e coluna vertebral, com experiência em doença de Parkinson, tremores, distonia, dores crônicas e fibromialgia.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Mulher compartilha mudanças nos hábitos intestinais revelaram um diagnóstico de câncer

Recentemente, nos Estados Unidos, uma mulher revelou como pequenas mudanças nos hábitos de banheiro chamaram…

13 horas ago

“Menodivorce”: Por que cada vez mais mulheres estão deixando seus maridos durante a menopausa?

Recentemente, nas redes sociais, um novo fenômeno chamado “menodivorce” vem chamando atenção dos internautas e…

13 horas ago

Estudo revela: Adiar o café da manhã pode ser um sinal de problemas de saúde

Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do nosso…

13 horas ago

Se o seu parceiro faz isso, ele já está com um pé fora do relacionamento

Nem sempre o fim de um relacionamento acontece de forma direta. Muitas vezes, a falta…

13 horas ago

Documentário da Netflix intriga o público com mistério e final chocante

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um documentário que vêm conquistando o público mundialmente.…

14 horas ago

3 Signos que vão alcançar sucesso financeiro nos próximos 12 meses

A astrologia não prevê apenas romances ou fases emocionais — ela também pode apontar momentos…

15 horas ago