Autores

Às vezes o melhor a fazer é desistir de resolver o problema

Algumas vezes podemos nos sentir em situações aparentemente sem saída, envolvidos em pensamentos e padrões que trazem muita dor. Padrões que geram uma crença de total aprisionamento.

Toda a vontade é direcionada para um único propósito: que o pesadelo acabe. Porém, todas as tentativas de saída parecem falhar. São todas em vão, fortalecendo uma tortura mental aparentemente infindável.

O pesar é tão grande que até o mais racional dos homens em algum momento irá invocar alguma ajuda: “Não vejo saída. Que algo ou alguém me auxilie a sair desse pesadelo pois não suporto mais…”

É neste momento de desistência real e total entrega que algo acontece. Um pedido de socorro intenso e verdadeiro surge. Inicia-se então a possibilidade de uma ampliação da consciência. Algo que está além do simples pensar começa a surgir.

Um novo padrão de pensamentos nasce. Saímos do estado de domínio para o estado de receptividade. Saímos da perspectiva do guerreiro para o espaço do filho que pede ajuda à mãe. Saímos do pensamento massacrante e criamos sintonia com a aceitação.

 

Quando você realmente desiste, abre-se uma porta. Todo o desejo de controlar e resolver o problema deixa de existir. Você se entrega… Você se rende à vida… E ela continua… E ela te leva em seus braços…

Passamos a enxergar tudo agora com um distanciamento. A visão se amplia e pela primeira vez observamos tudo de um ângulo totalmente diferente.

Até então não percebíamos que toda tortura era gerada pela necessidade de controle, pela necessidade de solucionar. A identificação com o processo era tão grande que nenhuma janela poderia ser aberta. Não havia possibilidade de ver nada além do medo.

Quando desistimos de resolver por nós mesmos, invocamos o incompreensível, o desconhecido, invocamos ajuda para as infinitas possibilidades que não dominamos. Aceitamos a guiança.

A guiança nunca vem através da mente. Ela nasce através do espaço silencioso e se manifesta como uma grande inspiração. Desistir de querer resolver é permitir que a vida ofereça um caminho.

Esse fenômeno é inevitável em momentos críticos, porém não precisamos chegar no fundo do poço para utilizar esse mecanismo de inspiração e dissolução. Uma vez reconhecido, podemos utilizá-lo para problemas menores no dia a dia.

Esse é o princípio que Einsten vivenciou ao formular a famosa frase:

“Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada.”

Ampliando ainda a perspectiva, podemos também utilizar o mesmo princípio para acessarmos padrões de consciência mais elevados. É importante compreender que nunca elevaremos o padrão de consciência usando apenas o pensamento. Esse fenômeno só acontece através da receptividade, através de um estado de “não-mente”, um estado meditativo.

Muitos chamam esse estado de fé. E fé não é acreditar, fé é ver através da percepção e dos olhos que estão além da mente. A verdadeira fé é um fenômeno que pode nascer no momento em que você desiste de lutar.

Mahadeva

Mahadeva é coach espiritual, instrutor de meditação, sound healer, hipnoterapeuta, mentor, empresário e fundador de várias empresas e instituições de sucesso. Ama artes e se expressa através da música e da fotografia. É o idealizador e fundador do Kiom, um grupo que pratica meditação com mantras e sons sagrados, visando paz, harmonia e ampliação da consciência. É também o criador do método Free Mind On The Clouds, que apoia as pessoas a melhorarem seu desempenho por meio de técnicas que auxiliam a promover uma mente livre, focada e criativa. Atua hoje como diretor do Despertar, um centro de apoio ao desenvolvimento humano em Ribeirão Preto.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

22 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

22 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

23 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

23 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago