Destaque

Aquecimento global é uma ameaça maior do que o coronavírus, diz Cruz Vermelha

Aquecimento global é uma ameaça maior do que o coronavírus, diz Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha afirma que o mundo foi atingido por mais de 100 desastres relacionados às mudanças climáticas desde que a OMS declarou a pandemia.

O mundo deve reagir com a mesma urgência às mudanças climáticas que à crise do coronavírus, afirma a Cruz Vermelha, alertando que o aquecimento global representa uma ameaça maior do que o COVID-19.

Mesmo com a pandemia, a mudança climática não está parando de causar estragos, disse a Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho (FICV) em um relatório.

Em seu relatório sobre catástrofes globais desde os anos 1960, a organização com sede em Genebra apontou que o mundo havia sido atingido por mais de 100 desastres – muitos deles relacionados ao clima – desde que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia em março.

Mais de 50 milhões de pessoas foram afetadas, disse.

“Claro, o COVID está aí, está à nossa frente, está afetando nossas famílias, nossos amigos, nossos parentes”, disse o secretário-geral da FICV, Jagan Chapagain, em uma entrevista coletiva virtual.

“É uma crise muito, muito séria que o mundo enfrenta atualmente”, disse ele sobre a pandemia, que já matou mais de 1,3 milhão de pessoas.

‘Sem vacina para as mudanças climáticas’

Mas, alertou, que a FICV espera que “a mudança climática terá um impacto mais significativo a médio e longo prazo na vida humana e na Terra do que o coronavírus”.

E embora pareça cada vez mais provável que uma ou várias vacinas estariam disponíveis em breve contra COVID-19, Chapagain enfatizou que “infelizmente, não há vacina para as mudanças climáticas”.

No que diz respeito ao aquecimento global, advertiu, “será necessária uma ação muito mais sustentada e investimentos para realmente proteger a vida humana nesta Terra”.

A frequência e a intensidade das condições meteorológicas extremas e eventos relacionados com o clima têm aumentado continuamente desde 1960, disse a IFRC.

Somente em 2019, o mundo foi atingido por 308 desastres naturais – 77% deles climáticos ou relacionados ao clima – matando cerca de 24.400 pessoas.

O número de desastres relacionados ao clima e às condições meteorológicas aumentou quase 35% desde os anos 1990, disse a IFRC, chamando-o de “desenvolvimento mortal”.

Desastres relacionados ao clima e ao clima mataram mais de 410.000 pessoas na última década, a maioria delas em países mais pobres, com ondas de calor e tempestades sendo as mais mortais, disse o relatório.

Diante dessa ameaça, que “literalmente ameaça nossa sobrevivência a longo prazo”, a FICV convocou a comunidade internacional a agir com a urgência necessária.

“Esses desastres já estão ocorrendo em todos os países do mundo”, afirmou.

“Com desafios como esses, a solidariedade internacional não é apenas uma responsabilidade moral, mas também a coisa mais inteligente a se fazer.

“Investir na resiliência nos lugares mais vulneráveis ​​é mais econômico do que aceitar aumentos contínuos no custo da resposta humanitária e contribui para um mundo mais seguro, próspero e sustentável para todos”, acrescentou.

A IFRC estimou que cerca de US $ 50 bilhões seriam necessários anualmente durante a próxima década para ajudar 50 países em desenvolvimento a se adaptarem às mudanças climáticas.

Ele enfatizou que esse montante foi “diminuído pela resposta global ao impacto econômico da COVID-19”, que já ultrapassou US $ 10 trilhões.

Também lamentou que muito do dinheiro investido até agora na prevenção e mitigação da mudança climática não fosse para os países em desenvolvimento que estão em maior risco.

“Nossa primeira responsabilidade é proteger as comunidades mais expostas e vulneráveis ​​aos riscos climáticos”, disse Chapagain, alertando que “nossa pesquisa demonstra que o mundo coletivamente está falhando em fazer isso”.

“Há uma clara desconexão entre onde o risco climático é maior e para onde vai o financiamento da adaptação climática”, disse ele.

“Essa desconexão pode muito bem custar vidas.”

*DA REDAÇÃO RH. Com informações Aljazeera

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

2 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

2 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

3 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago