Autores

Aprenda a reascender o seu brilho e a despertar a sua alegria de viver!

Para aprender a despertar a sua alegria de viver e conhecer o caminho de volta para a sua casa interior, comece observando as crianças, elas sabem das coisas!

Observe uma criança saudável, ela simplesmente brilha! É espontânea, brinca, dá risada, demonstra seus sentimentos. Tem a capacidade de se maravilhar com o presente! Fica entretida por horas com as coisas mais simples.

As crianças, de um modo geral são exibidas e gostam de olhar e serem vistas. Brincam, cantam, pulam, correm.

Então por que será que, muitas dessas mesmas crianças criativas e cheias de vida, tornam-se adultos tristes, apagados e sem vida, perdendo completamente seu brilho e alegria de viver?

Como a educação interfere no desenvolvimento de nossos potenciais?

O processo de educação de uma criança é vital para que a mesma preserve ou perca atributos essenciais de sua personalidade.

Uma criação amorosa, respeitosa, em que os limites sejam claros e bem definidos e em que haja espaço para receber e valorizar as características mais genuínas e singulares criam um ambiente seguro para que ela possa florescer. Quando os pais podem aceitar seus filhos exatamente como eles são, a mágica acontece!

Entretanto, nem todos os pais estão preparados para lidar com a difícil tarefa de educar um filho, muitas vezes porque também tiveram pais que não estavam e daí por diante!

Nossos pais sempre nos dão tudo aquilo que tem, mas, quando também se desconectaram do seu próprio brilho e da sua alegria de viver, ficarão impossibilitados de nos deixar este legado. É muito comum esta desconexão acontecer através de várias gerações, até que “alguém” surja na família e demonstre o desejo por fazer diferente.

Já pensou que esta pessoa pode ser você?

Quando não encontramos um ambiente favorável ao nosso desenvolvimento, podemos criar uma visão negativa de nós mesmos, passamos a não conseguir enxergar nossos talentos, vamos bloqueando facetas de nossa personalidade, mascarando emoções que não podem ser expressas e desta forma passamos a viver uma vida pouco autentica.

Com o tempo passamos a acreditar que o que vem de nós não é suficientemente bom, que nossos sentimentos são errados e passamos a acreditar que merecemos muito pouco.

Nossas crenças limitantes nos limitam

Se começo a acreditar que não sou suficientemente boa, que nada que vem de mim é bom e que meus sentimentos só aparecem na hora errada e servem para me causar desconforto e inadequação, então perco minha bússola interna, e deixo de me usar como referência.

Quando a nossa referência interna fica prejudicada, precisamos constantemente consultar o mundo e ao outro para saber os rumos que devemos tomar!

E é nesse momento que devemos ter cuidado: O que vem de fora será sempre mais atrativo!

Somos bombardeados com revistas nos apresentando matérias de capa com soluções mágicas aos nossos problemas: “Ter o corpo dos seus sonhos em 7 dias!”,“Alcançar o sucesso em 10 passos!”,vejo também cremes prometendo verdadeiras revoluções, cursos que transformam a sua vida em 8 horas, carros que tornam homens potentes instantaneamente e Instagrans de vidas perfeitas!Não importa o produto! No mundo atual parece que a solução para os nossos problemas e dores sempre virá de fora!

Parece que hoje existe uma única definição de sucesso para todas as pessoas, um script de vida que se você se recusar a seguir entrará para o rol das pessoas infelizes e fracassadas.


A sociedade nos cobra:

Case!

Tenha filhos! Mas volte a ter um corpo escultural logo em seguida!

Tenha uma casa linda e use nela todas as tendências de materiais, acabamentos e móveis da moda, sem se preocupar se lhe fazem ou não felizes! Apenas tenha!

Use roupas da marca x e do modelo y, frequente os lugares x, y, z, sem ao menos questionar se é lá que está a sua tribo!

E o que mais me aterroriza:

Sinta-se da mesma maneira sempre e de preferência feliz, pois isto denota estabilidade emocional e demonstra que seus cursos para controlar a mente em 10 passos estão funcionando!

E essa cobrança toda pode pirar a cabeça de qualquer pessoa, diminuindo ainda mais nosso brilho e a alegria de viver. Quer saber como fazer o caminho de volta para casa?

Seguem alguns caminhos e sugestões, para que você possa testar:

1 – Passe todos os dias algum tempo sozinha

Comece a criar intimidade com a sua companhia. Medite, caminhe, vá a praia ou a um parque, escreva, desenhe, leia. Deixe a sua criatividade te guiar e não importa o que aconteça, torne o seu tempo com você mesma sagrado e agradável!

2- Autoconhecimento

Não é o mundo que tem que te aceitar como você é, mas sim você mesma. Aceite seu mau humor matinal, seu quadril grande, suas vulnerabilidades e dificuldades, no final das contas é o amor e aceitação que você tem por você que farão a diferença. Entenda que você é única e esta é a sua beleza!

3- Faça perguntas

Entenda melhor o que te nutre e te abastece, nosso corpo sempre sabe aquilo que nos faz bem e o que nos faz mal.

• Quais são seus sonhos?
• O que te faz feliz?
• Qual é a sua definição de sucesso?
• Como você se sente?
• Qual é a sua tribo?

Tire tempo para responder estas perguntas, vá para a natureza, ou use seu quarto, compre um caderno, escreva no celular ou mesmo responda mentalmente. Encontre a sua maneira de reconhecer as suas necessidades, gostos e preferências.

4- Faça uma limpeza de padrões e de expectativas alheias

Faça uma diferenciação necessária, e entenda o que você faz hoje para se deixar feliz e o que tem feito para atender expectativas alheias.
Mantenha tudo o que te traz alegria e nutrição, e jogue fora tudo aquilo que não te serve mais, lembre-se, lugar de lixo é no lixo!

5-Agradeça e devolva aos seus pais os padrões que eram deles, mas não lhe servem mais

Revisite os contratos de vida que nossos pais fizeram e que atendiam a eles, mas que estamos copiando sem perceber o peso e infelicidade, que está repetição,nos causa.
Devemos receber com carinho e amor os valores e ensinamentos de nossos pais, mas também podemos e devemos ousar fazer diferente nos pontos que nada representam a nossa essência.

Na prática este exercício seria mais ou menos desta forma:

Podemos começar agradecendo e honrando tudo que eles nos deram!

Pegar o que é bom e nos nutre e que tem ressonância com a nossa alma e devolver aquilo que nos traz pesos e lealdades desnecessárias.

“Pai e mãe honro e agradeço a todos os valores e crenças sobre a vida que me foram transmitidos, fico com a parte que me nutre e me faz feliz e me olhem com carinho se devolvo os padrões que faziam sentido para vocês, mas que trazem peso e infelicidade a minha vida! ”

Este é um exercício incrível, porque com o tempo nos liberta de padrões familiares e ancestrais que não fazem mais sentido repetir. A melhor forma de honrar e engrandecer nossos pais e ancestrais é sendo feliz a nossa maneira!

Bem aqui estão algumas sugestões e se for possível, ainda acrescentaria a terapia que é um apoio profissional que com certeza nos ajuda a acelerar este processo!

Liberte-se dos padrões, das tendências e das tarefas que não te trazem alegria e que você tem que cumprir para preencher um check-list que nem é seu!! Ou mesmo que for, tente fazer diferente, mais leve, mais livre, mais inteiro!

A maior forma de liberdade é escutar a si mesmo!

É poder errar e acertar através das suas próprias escolhas!

Você não precisa morar de aluguel em casas alheias, continue caminhando e siga a trilha que te leva a sua verdadeira casa, aquela que você se distanciou lá na infância, mas que continua lá, no mesmo lugar, junto com o seu brilho e a sua alegria de viver, esperando você voltar!

Gisele Lacorte

Psicóloga clínica, terapeuta corporal, consteladora familiar e orientadora profissional. Escritora e facilitadora de workshops, palestras e grupos terapêuticos que visam auxiliar as pessoas a reconhecer e ativar sua potencia de realização e alegria de viver através da reconexão com a sua verdadeira essência, do profundo cuidado com o sentir e com o poder de expressar suas emoções mais genuínas. Desenvolve trabalhos personalizados para grupos e empresas.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago