APRENDA A DIZER NÃO! NÃO VOU, NÃO QUERO, NÃO POSSO, NÃO GOSTO, NÃO, NÃO E NÃO!

Permita-se mudar de ideia! As pessoas mudam, não é mesmo?

Como aprender a dizer não? Dizer não faz parte do amadurecimento de todo ser humano e demonstra amadurecimento emocional. Caso você seja uma pessoa que tem muita dificuldade em dizer não, é importante entender quais fatores que causam esse tipo de comportamento que atrapalhar sua vida pessoal e profissional.

“Dizer não” é algo muito desconfortável para boa parte das pessoas e, por esse motivo, é comum que as pessoas prefiram dizer sim para evitar situações desagradáveis. Prestatividade é algo extremamente positivo mas é preciso ter limite e entender que é importante dizer não e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, demanda ou situação também é uma grande virtude.

A sua vontade é dizer um não bem grande e sonoro, mas você não consegue e sempre acaba fazendo o que não queria fazer, mesmo contrariada?

Quer aprender a dizer não e se livrar desse peso que só te deixa infeliz, mas não sabe por onde começar?

Comece pelo começo, o primeiro passo é sempre mais desafiador, mas experimente não desistir e seguir esses 5 passos:

– Estabeleça prioridades. Ter objetivos comuns, trabalhar pensando coletivamente e pensar nas outras pessoas é importante. Porém, é muito importante priorizar suas próprias demandas e não se sacrificar por tarefas que, na realidade, não são suas. Aprenda a não comprometer a sua agenda por conta de demandas de terceiros.

– Seja honesto e educado. Quando precisar dizer não para alguém, procure sempre ser honesto e evitar falar de maneira ríspida e grosseira. Evite inventar desculpas e seja o mais transparente possível.

– Abandone a necessidade de agradar. Quando sentimos medo do que as outras pessoas vão pensar, acabamos nos aprisionando. É muito importante barrar esta tendência e perceber que não vale a pena ficar dependente dos pensamentos alheios.

– Cuide de você. Você anda se tratando bem? Ou será que se preocupa tanto com as outras pessoas que acaba esquecendo de você? É importante que você pare por um momento e reflita sobre isso. Passe a se dar a devida importância e cuide melhor de si mesmo. Lembre-se: até para auxiliar as pessoas com quem você convive você precisa estar bem com você mesmo.

– Não se sinta culpado. O sentimento de culpa é um grande sabotador. É muito importante barrar esse sentimento quando você precisar dizer não. Lembre-se: você tem todo direito em recusar algo que você não se sinta confortável em fazer e não tem a obrigação de dizer sim pra tudo.

Esses 5 passos já vão te ajudar a estabelecer limites claros, mas é importante se assegurar para não ter uma recaída, para isso, não existe nada melhor do que a terapia.

Venha aprender a falar não em terapia. Chame no direct @rhamuche. Tudo muda ao nosso redor quando a gente muda!

*Foto de Uday Mittal no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.