Aprenda a colocar no pedestal quem te ajudou, não quem te machucou!

Nós, seres humanos, temos o péssimo hábito de focar no negativo, no que não está bom, nas pessoas que nos fizeram mal ou que nos decepcionaram, mas na maioria das vezes, esquecemos de ser gratos a quem nos estendeu a mão, a quem quer o nosso bem, a quem está do nosso lado aconteça o que acontecer.

Pense na vida como um punhado de ingredientes. Existem lições amargas, indigestas e venenosas, mas existem também belas lições, extraordinárias e doces.

Todos os ingredientes são instrumentos de Deus para a nossa reforma íntima, eles são necessários e importantes, mas muitos de nós se encontram em sofrimento, porque escolheram focar apenas naquilo que faz ou fez mal a eles.

Pensam que assim, estão se protegendo de que essas coisas ruins voltem a acontecer, porém, esse pensamento é muito equivocado.

Quando focamos no que está ruim e colocamos no pedestal quem nos machucou, alimentamos pensamentos, emoções e sentimentos negativos, e quem perde com isso, somos nós, não o outro.

Quando o foco está em quem nos machucou e não em quem nos ajudou, de forma inconsciente, nossos comportamentos diante da vida passam a ser negativos, e quanto mais nos alimentamos disso tudo, mais frustrados e insatisfeitos nos sentimos.

Uma vez li que, de todos os ingredientes da vida, a gratidão é o mais doce. Não é a toa que, quanto mais gratos somos, mais motivos encontramos para agradecer.

Gratidão é quando você, mesmo diante do torvelinho da vida, escolhe agradecer pela oportunidade de aprender e ser melhor. É quando você decide olhar para os seus privilégios e fala para si mesmo, “caramba, como eu sou abençoado, poderia ter sido muito pior”.

Gratidão é quando você consegue focar no que está bom em sua vida e, mesmo tendo muitos motivos para reclamar, você olha para vida com esperança.

É quando alguma parte da sua vida adoece e você tem a capacidade de olhar para o que ainda está saudável.

É ter lucidez para focar na fé que te dá forças e esperanças para encontrar soluções para todos os seus problemas.

A gratidão é um segredo já revelado, é a chave que abre as portas para uma vida próspera e feliz.

Quando você agradece até pelos desafios que surgem em sua vida, você se torna o herói de si mesmo.

Você arregaça as mangas e segue em frente, você não se prende nas decepções e nem cria expectativas, você cria oportunidades.

No entanto, ao focar naqueles que nos fizeram mal, acabamos sendo ingratos com aqueles que nos fazem bem, porque desperdiçamos o nosso tempo colocando essas pessoas em um pedestal, enquanto aqueles que merecem a nossa atenção permanecem em segundo plano.

Eu acredito que existam pessoas na sua vida, como também existem na minha, que te causam e causaram um profundo dessabor, mas prefira saborear aqueles que são doces e que te ensinam a ser tão doces como eles.

“Sejamos gratos às pessoas que nos fazem felizes. Eles são os jardineiros encantados que fazem nossas almas florescerem” – Marcel Proust

Quando você é grato por tudo, até pelas lições amargas que chegaram sem que você pudesse se defender, você cria asas e nunca mais cai no fundo do poço.

LEIA TAMBÉM: Já não me preocupo com o que os outros pensam de mim!

Quando você sente uma profunda gratidão pela sua vida e demonstra essa gratidão a aqueles que te estenderam a mão quando você mais precisava, não te sobra tempo para lamentar por aquilo que não deu certo, ou por quem não te ajudou, ou não te amou.

Por isso, comece hoje a mudar o foco da sua vida, demonstre gratidão! Onde está o seu foco, está o seu amor. E se você escolhe focar no que está ruim, esse é um sinal de que o seu amor está doente.

O melhor remédio que eu conheço para curar a dor de amor é a gratidão!

Demonstre gratidão a todos aqueles que te ajudaram e que estão ao seu lado! Essa ação amorosa vai te levar a um novo estado de consciência!

Valorizar quem realmente merece a sua atenção vai te ajudar a sair desse estado de sofrimento e voltar a sentir o bem-estar que você merece.

Agradeça cada detalhe, cada coisa simples que fazem a você, cada atitude por menor que seja!

Foque nisso tudo que está bom, agradeça os pequenos detalhes da sua vida, olhe para o seu jardim, para a semente que brotou, aprecie a flor que abriu, o vento que refresca, a comida saborosa que você fez ou que você tem condições de comprar, o dinheiro que você ganha, mesmo que seja pouco, a casa que você vive, mesmo que você deseje uma moradia melhor, os lenções limpos, o cobertor quentinho, a energia que te permite ligar os seus aparelhos eletrônicos, agradeça a tudo que você ainda não tem também.

Consagre a sua vida! Agradeça ao sagrado da vida! Sinta gratidão até por aquelas pessoas e situações que trouxeram lições amargas, mas escolha focar na oportunidade que a vida te deu de aprender como não ser e com quem não se relacionar.

Perceba que você tem a chance de se tornar alguém melhor a partir disso, sinta gratidão e ofereça a i mesmo o amor que você pensa que te falta. Se amando o suficiente, foque nas pessoas que te fazem bem, elas não estarão aqui pra sempre!

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e Taróloga. Para agendar uma consulta de Tarô para a Expansão da Consciência com a Iara, mande um direct para @escritoraiarafonseca

*Imagem de capa: Todd Davidson/Illustration Works/Corbis

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA e SEU AMIGO GURU. Neurocoaching e Mestr em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram.