Relacionamento

Amores que oprimem: quando o amor se torna possessivo

Por: Jennifer Delgado

Dizem que quando o amor aperta, não é o seu tamanho. O amor é apreciado, não deve sobrecarregar. É simples assim. E tão complexo. A profundidade e intensidade desse sentimento, juntamente com sua idealização, muitas vezes nos levam por caminhos que se afastam do amor maduro para seguir o caminho da possessividade, e esse desejo de controlar o outro acaba gerando uma relação sufocante que arrebata o oxigênio psicológico essencial.

Os 7 sinais que indicam que você está vivendo um amor irresistível

“O que é feito por amor sempre acontece além do bem e do mal”, escreveu o filósofo Friedrich Nietzsche. Ele estava errado. Amar tudo não é permitido. Quando idealizamos o amor colocando-o em um pedestal, corremos o risco de suportar o insuportável. Nossa mente crítica e racional sai permitindo que o amor leve a situações que não aceitaríamos em circunstâncias normais.

Como o psicólogo Erich Fromm disse, é uma “forma de pseudo amor”, um “ amor idólatra que geralmente é descrito como verdadeiro e grande amor e, embora se pretenda personificar a intensidade e profundidade do amor, apenas demonstra o vazio”.

De fato, um dos nossos maiores erros é interpretar a possessividade como uma grande demonstração de amor. Entrega é confundida com o direito de possuir e dedicação com o direito de dispor. A longo prazo, esse pensamento cria rachaduras que minarão a base do relacionamento.

Qualquer tipo de relacionamento, seja de um casal, afiliado-paterno ou entre amigos, deve fornecer espaço suficiente para cada membro ser ele mesmo. Se esse espaço não existir, um dos dois se sentirá sobrecarregado, o que provavelmente causará conflitos, levará ao distanciamento e, por fim, à ruptura.

No entanto, cegados pela promessa de amor perfeito, vítimas de estereótipos sobre o romantismo e com emoções no comando, nem sempre é fácil reconhecer os sinais que indicam que estamos caindo em um relacionamento tóxico e autodestrutivo.

Como reconhecer um amor irresistível e possessivo?

O relacionamento lhe dá mais preocupações, desgostos e preocupações que você gosta, alegria e bem-estar.

Você sente que precisa dar explicações para tudo – o que você faz e o que você não faz – para que sua vida comece a ser controlada pela pessoa que você ama.

Você não tem liberdade para se expressar com autenticidade, não pode ser você mesmo nesse relacionamento, mas se sente obrigado a ocultar uma parte importante de si mesmo.

Você acha que suas ideias contam muito pouco porque a outra pessoa sempre tenta impor seus pontos de vista.

Você se sente obrigado a priorizar sempre as necessidades do outro, relegando os seus para o segundo plano, de modo que eles estão frequentemente insatisfeitos.

O relacionamento faz você se sentir sobrecarregado e angustiado, tornando-se uma enorme fonte de estresse.

O que se esconde por trás de um amor irresistível?

O amor não é possessão. E, no entanto, não é incomum que o amor se torne a necessidade de dominar, controlar, subjugar ou sujeitar o outro. A possessividade está enraizada em um apego inseguro .

Aqueles que desenvolvem um amor possessivo e irresistível tendem a ter uma necessidade profunda de atenção e afeto, mas também têm um grande medo de perder a pessoa amada, de modo que exercem controle rígido em uma tentativa vã de retê-lo.

No caso dos pais, essa aversão à perda é geralmente traduzida em comportamento hiper protetor em relação aos filhos, no caso de casais, ciúmes e comportamentos controladores e possessivos aparecem.

A pessoa controladora tem baixa autoestima e grande insegurança. Ele não acredita que ele merece esse amor ou não confia em suas habilidades para retê-lo, então ele tenta o caminho mais simples: trancar a pessoa amada para que ele não escape. O problema é que, dessa maneira, eles apenas afastam o outro, que se sentirá cada vez mais sobrecarregado. É assim que a máxima budista é cumprida: só perdemos o que nos apegamos .

É claro que, para estabelecer um relacionamento controlador e possessivo, é necessário que haja uma pessoa que domine e outra que se submeta . Enquanto a pessoa controladora tenta escapar de sua solidão fazendo a outra parte de si mesma, a pessoa que submete e aceita essa união simbiótica também quer escapar do intolerável sentimento de isolamento e separação como parte de quem a controla. Dessa forma, você não terá que ficar sozinho, nem precisará tomar decisões que envolvam correr riscos.

Embora à primeira vista, quem desiste parece mais dependente, na realidade a pessoa controladora também depende do outro como ele não pode viver sem ele / ela. A diferença reside apenas nos papéis que desempenham: um domina, machuca e explode enquanto o outro se submete e se deixa explodir ou machucar.

Como está o amor maduro?

” Para a maioria das pessoas, o problema do amor é fundamentalmente ser amado e não apaixonado, não na capacidade de amar “, advertiu Fromm. Isso significa que, para desenvolver um amor maduro, devemos primeiro testar a ideia que temos de amor e nossa maneira de expressá-lo.

O amor é um sentimento. Sim. Mas também precisamos refletir mais sobre esse sentimento para encontrar a maneira mais assertiva de demonstrá-lo e experimentá-lo, para que ele não se torne uma prisão para aqueles que o dão ou recebem.

Por onde começar?

Tenzin Palmo nos dá um ponto de partida: “O apego diz: Eu te amo, portanto, quero que você me faça feliz. O amor genuíno diz, eu te amo, portanto, eu quero que você seja feliz […] O apego agarra e aperta. O amor genuíno mantém delicadamente as coisas permitindo que as coisas fluam ”, escreveu ele.

O amor maduro ama sem possuir, acompanha sem invadir e vive sem depender. Amar de maneira madura implica poder criar espaços compartilhados nos quais tanto o relacionamento quanto cada um de seus membros possam crescer. Significa estar ciente de que não amamos porque eles nos amam, mas que eles nos amam porque os amamos. É uma diferença sutil, mas essencial, porque muda nossa maneira de entender o amor.

Fromm explicou: enquanto o amor imaturo diz: ” Eu te amo porque preciso de você “, o amor maduro diz: ” Eu preciso de você porque amo você “. O amor maduro não é apenas um sentimento, é uma decisão que é o resultado da liberdade, não da compulsão ou do hábito. O amor maduro está escolhendo, de novo e de novo, a pessoa que temos ao nosso lado, não porque nos mantém, mas precisamente porque nos permite sermos livres.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago