Psicologia

A amabilidade que destrói

É lógico que a maioria das pessoas prefere interagir com pessoas amáveis do que com alguém de caráter amargo e briguento. No entanto, algumas pessoas parecem se orgulhar de serem consideradas “pessoas de bom coração” ou aquelas que “têm mais amigos”. São amáveis, gentis e carinhosas.

A questão é: podemos ser gentis com todos, em todas as situações? Algumas pessoas interpretam mal essa amabilidade e abusam dos seus amigos. No extremo oposto, algumas pessoas consideradas gentis e amáveis não suportam uma desfeita.

Não descuide dos seus próprios interesses apenas para se dar bem com os outros. Não seja cruel consigo mesmo dizendo “sim”, quando seu sentimento quer dizer “não”. Não tente fazer os outros felizes o tempo todo enquanto você se sente um miserável.

Aprenda a dizer “não”

As pessoas muito ocupadas muitas vezes se sentem culpadas por não conseguirem fazer tudo o que desejam. Para se sentirem melhores, assumem as responsabilidades e os problemas alheios.

Não aceite pressão ou chantagem de ninguém. Muitas pessoas se aproveitam dos outros para alcançar seus objetivos. Encontre o equilíbrio entre ajudar e dizer não. Não é errado se recusar a fazer algo que não quer ou não pode. Só os aproveitadores gostam de pessoas que não sabem dizer “não”. Utilize o bom senso, perceba o que é melhor para você e diga “não” quando for necessário.

Não se sinta culpado e nem peça mil desculpas

Você é daqueles que se sente culpado por cuidar dos seus próprios interesses? Geralmente pede mil desculpas quando não pode retribuir um favor? Tente pensar em você. Se dessa vez não puder oferecer ajuda, pois tem algo importante para fazer, não se sinta culpado.

Embora pareça egoísta, seus interesses devem ser priorizados, desde que não prejudiquem ninguém. Valorize suas próprias necessidades. No início, aqueles que se acostumaram com o seu “sim” vão estranhar um pouco, mas depois passarão a respeitá-lo e deixarão de pedir favores dos quais você não possa se ocupar.

Você tem baixa autoestima?

É difícil aceitar, mas geralmente as pessoas com baixa autoestima são muito amáveis. Faça uma autoanálise: porque sou tão atenciosa com os outros? Será que estou buscando a aceitação alheia porque não confio em mim mesma?

A autoconfiança é essencial para viver a vida plenamente. Não deixe que as pessoas se aproveitem da sua bondade e nem faça tudo pelos outros. Esse é um passo importante para ser uma pessoa forte e segura de si.

Não é difícil deixar de ser “a pessoa mais legal do mundo”. Você tem o direito de recusar certas coisas. Confie em si mesmo, corrija pouco a pouco seu comportamento submisso e verá que o mundo seguirá seu curso lhe trazendo maiores benefícios.

É claro que precisamos de mais pessoas amáveis no mundo. Não mude sua tendência natural para ser uma pessoa agradável e gentil. A mudança só é necessária quando você se desvaloriza e compromete seus próprios interesses.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

5 Alimentos que podem imitar alguns efeitos do Ozempic de forma natural

Medicamentos que atuam no hormônio GLP-1 ganharam enorme popularidade nos últimos anos por ajudarem no…

9 horas ago

Um dos filmes mais polêmicos da história teve cenas tão extremas que acabou proibido em vários países

Poucos filmes provocaram tanta reação, censura e debate quanto “Crash: Estranhos Prazeres”, lançado em 1996…

9 horas ago

Isaac Newton previu uma data para o fim de uma era — e ela está mais perto do que parece

Isaac Newton é lembrado como um dos maiores gênios da ciência moderna, responsável por leis…

9 horas ago

Henri Castelli é desclassificado do BBB 26 após sofrer duas crises convulsivas

O BBB 26 mal começou e já está dando o que falar nas redes sociais.…

5 dias ago

Feriados bem planejados em 2026: como transformar 13 dias de férias em até 44 dias de descanso

Marcar férias sem planejamento costuma render menos descanso do que poderia. Em 2026, quem organiza…

6 dias ago

Ciclo sombrio chega ao fim: 4 signos encerram 12 anos de bloqueios e iniciam uma nova fase

Na astrologia, alguns ciclos não duram meses, duram anos. E há períodos tão longos e…

6 dias ago