“Acordar é a melhor razão para ser feliz. Não importa a cor do céu. Quem faz o dia bonito é você. Sorria e Agradeça”!

Iara Fonseca

Bom dia, dia! Bom dia sol! Família! Vizinhos! Amigos! Que todos tenhamos um excelente dia!

Acordar sorrindo e espalhando o desejo de que todos à nossa volta também tenham um bom dia é a única maneira que encontrei, e que realmente funciona, de minimizar qualquer que seja o problema que se apresente durante o meu dia.

Acordar feliz é a minha maneira de agradecer a Deus e ao Universo pela oportunidade que me foi dada para viver de novo, e a minha gratidão é tão grande, que me comprometo a ao menos tentar, fazer hoje, “tudo” um pouco melhor do que eu fiz ontem.

Aí vão dizer: “Ah, mas você só deseja bom dia para as pessoas dessa maneira interesseira? Para tentar minimizar seus problemas”?

E eu vou responder: “Sim”!

Tenho imenso interesse em colorir o meu dia colorindo o dia dos outros, mas se a sua maneira de enxergar o meu bom dia é: “quem faz o bem sem olhar a quem sempre tem algum interesse…”, digo que interesse sempre há, principalmente de praticar o bem!

E eu não posso dizer na sua cara porque não há necessidade de enfrentamento, mas digo mentalmente, que a sua interpretação sobre os fatos e atos estará sempre conectada aos sentimentos que você guarda aí dentro de você.

E isso, não tem, necessariamente, nada a ver comigo, ou com a minha maneira de acordar para a vida!

Se você está cheio de amargura, insatisfeito, reclamando dos problemas, e desconectado da essência divina, é óbvio que você sempre enxergará o lado negativo das coisas, e também verá de forma negativa as atitudes das outras pessoas. Mesmo que ela te injete um ânimo positivo logo pela manhã!

Se você costuma acordar de mal humor e encontra com uma pessoa, como eu, que costuma acordar dando bom dia até para as pombas da praça, você, com toda a certeza desse mundo, achará isso uma loucura, ou pensará que eu estou fazendo tipo, ou até tentando mostrar uma felicidade forçada.

E não vai adiantar nada eu tentar dizer que eu sou assim mesmo, porque você não vai acreditar. E tudo bem! Porque eu não tentarei te dizer nada mesmo!

Mas entenda:
Para você, pode parecer impossível acordar agradecido depois de passar uma noite sem dormir por conta de um problema cabeludo que terá que resolver agora na parte da manhã, eu te entendo, já passei muitas noites acordada, até que percebi que aí estava o maior de todos os meus problemas, e me perguntei: me estressar e me vitimizar resolverá o problema? A minha mente agitada e a forte angustia me ajudarão a encontrar uma solução?

Não. Definitivamente não!

Pensei comigo mesma: “Experimente ir dormir agradecida pelo problema que terá que resolver no dia seguinte! Agradeça a ele por te fazer ser ainda mais destemida, por te ajudar a ser mais forte, por te motivar a se colocar em ação, por te desafiar a encontrar a melhor solução para ele!”

Experimente, ao invés de reclamar, e de colocar o problema no pedestal do azar, ou subir no cume da vitimização, agradecer por ele não ter sido pior, por não ter acontecido algo ainda mais grave, algo que não teria como ser revertido.

Se existe solução, mas você ainda não a encontrou, o “como” ela chegará, pouco importa, aprendi a confiar apenas, confiando que a solução vem! Mas confiar me colocando a serviço, em ação! E não é que em pouco tempo uma ideia genial surge, ou um amigo aparece com ela, ou eu esbarro em um desconhecido que me mostra o caminho… É o que muitos chamam de coincidências! E eu aprendi a chamar de conexões!

Se o problema realmente parece desesperador pra mim, como a perda de um ente querido, um acontecimento triste que se tornou irreversível, aprendi a agradecer, assim mesmo, pela oportunidade de ter vivido momentos incríveis com essa pessoa, ao invés de reclamar por não ter podido me despedir, ou ficar resmungando pelos cantos ironizando a existência de Deus. Isso me faz bem, e faz bem aos que estão ao meu lado!

Tem pessoas que escolhem reclamar, e essas, alem de sofrerem e parecerem gostar disso, ainda fazem os outros a sua volta sofrerem junto.

Também por isso, aprendi a simplesmente agradecer a tudo! Sim, agradecer até os problemas, entendi, que sem ter sobrevivido a eles eu não seria a pessoa que sou hoje!

Não foram as facilidades que me tornaram a rocha que sou hoje, foram eles, os problemas que me ensinaram a ser quem eu sou.

E se engana quem pensa que os problemas embrutecem as pessoas, os problemas só embrutecem aqueles que já são brutos por natureza. Ao contrário, quem tem o coração nobre, a cada problema cuja solução é encontrada, ou a cada dilema sem solução onde se é resiliente, a pessoa se torna ainda mais nobre!

Nos alimentamos diariamente daquilo que plantamos em nós.

Se plantamos amor logo cedo, receberemos mais amor, se plantamos felicidade assim que abrirmos os olhos, seremos ainda mais felizes…. Não conseguiremos nunca colher algo… se não plantarmos.

Também por isso, dou bom dia a todos ao acordar, porque se quero ter um bom dia, preciso plantar esse dia bom nos corações de quem cruzar o meu caminho! Agindo assim, nessa toada, aprendi a não duvidar da colheita de uma boa safra!

Frase título: @rhamuche

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Iara Fonseca
Jornalista, poeta, educadora social, fundadora e editora de conteúdo do Rede de Ideias: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO. Seu interior é intenso, sempre foi, transforma suas angustias em textos que ajudam muito mais a ela própria do que a quem lê. As vezes se pega relendo seus textos para tentar colocar em prática aquilo que, ela mesma, sabe que é difícil. Acredita que viemos aqui para aprender a ser, a cada dia, um pouco melhor, para si mesmo, e para o outro!