Autores

A tecnologia não afastou as pessoas, apenas conectou as afinidades.

A tecnologia não afastou as pessoas, apenas conectou as afinidades.

O celular apenas substituiu a televisão, o rádio e o telefone, com as vantagens de escolher o filme que se quer assistir de acordo com a preferência, as informações e notícias que mais interessa, as músicas que mais gosta de ouvir, as pessoas com quem tem afinidades, com a vantagem de vê-las em tempo real, compartilhando o dia-a-dia em detalhes desde o acordar até o adormecer, a interação dos amigos com os jogos.

A história da televisão no Brasil começou na década de 50. A tv era em preto e branco e com apenas um canal e seu acesso era restrito a poucas pessoas e da classe mais rica. Apenas com o tempo que ela se popularizou.

Antes da televisão os adultos tinham por hábito visitar uns aos outros com bastante frequência e ficarem sentados na frente das casas conversando ao encerrar do dia, enquanto as crianças brincavam usando da criatividade nas brincadeiras, sendo o pique-pega, queimada, amarelinha, pula/agacha, morto/vivo, estátua, pula corda, pula elástico, , bolinha de gude, esconde-esconde, algumas de suas preferidas.

Com a televisão as pessoas substituíram as calçadas pela sala de estar.

Substituíram os bate papos, o hábito de fazerem visitas e as brincadeiras pelas novelas, jornais, programas infantis recheados de brincadeiras e desenhos animados, filmes, programas musicais, etc.

O mundo começava a mudar.

As mulheres começavam a ingressar no mercado de trabalho, as cidades cresciam com o aumento da população e a vida pacata e tranquila deixava de existir.

A correria do dia-a-dia tomava espaço e o tempo se tornava escasso.

As mulheres se sobrecarregavam com a jornada dupla e as crianças se sobrecarregavam com a escola, natação, balé, judô, escola de música, cursos extracurriculares como o inglês…

Ao encerrar do dia as pessoas se recolhiam em suas casas.

As mães ajudavam as crianças com as tarefas da escola, preparavam o jantar e depois de tudo ajeitado na casa, os pais e os filhos sentavam na sala de estar para assistirem tv até pegarem no sono e a rotina se repetia todos os dias.

Atualmente, com o avanço da tecnologia a rotina diária dentro de casa continua a mesma, apenas houve a divisão do tempo em frente à televisão com o celular.

O que se tem visto de diferente é o uso do celular a tira colo, numa companhia constante em todos os lugares e a todo instante, nos intervalos da escola, na hora do lanche no serviço, nos bares, restaurantes, nos passeios e viagens. Se tornou mais que uma necessidade, quase que um vício, por causa da facilidade portátil.

O mundo mudou, globalizou e continuará a se transformar.

O uso da tecnologia, em especial o celular, facilitou nossas vidas ao permitir que façamos compras on line e inclusive que façamos vários cursos com a educação à distância, que tem se tornado cada vez mais atrativa com as salas de aula on line propiciando a interação entre alunos e professores em tempo real.

Interagimos de maneira seletiva ao escolhermos num leque enorme de possibilidades aqueles com quem nos identificamos, que temos mais afinidade, que nos fazem sentir bem e dessa forma queremos ficar conectados.

Facilidades não nos fazem mal quando desfrutamos dela com equilíbrio. E isso nos faze bem e nos deixa felizes.

A tecnologia não substitui o ser humano. Apenas é nossa aliada, o meio que nos aproxima de quem realmente nos completa e de tudo que realmente nos importa e vale a pena.

É essa a verdadeira evolução. Um processo seletivo capaz de nos fazer felizes.

Idelma da Costa

Idelma da Costa, Bacharel em Direito, Pós Graduada em Direito Processual, Gerente Judicial (TJMG), escritora dos livros Apagão, o passo para a superação e O mundo não gira, capota. Tem sido classificada em concursos literários a nível nacional e internacional com suas poesias e contos. Participou como autora convidada do FliAraxá 2018 e 2019 e da Flid 2018.

Recent Posts

Não importa o momento que você esteja passando na sua vida, sempre vai ter alguém querendo dar palpite!

Não importa o momento que você esteja passando na sua vida, sempre vai ter alguém…

2 dias ago

Conheça Di e Elaine, a dupla de patroa e ajudante do lar mais amada do Brasil! “Calma cocada!”.

Conheça Di e Elaine, a dupla de patroa e ajudante do lar mais amada do…

2 dias ago

Geração Y busca trabalhar por um propósito. “Mas a ansiedade é uma caracteristica marcante!”,diz professora.

Geração Y busca trabalhar por um propósito. “Mas a ansiedade é uma caracteristica marcante!”,diz professora.…

2 dias ago

Xuxa expõe fala de Pastor que tenta responsabilizar as crianças pelo abuso que sofreram. “Ele precisa ser investigado!”

Xuxa denuncia e expõe fala de Pastor que tenta responsabilizar as crianças pelo abuso que…

3 dias ago

Vivemos uma pandemia emocional: “Uma vida sem sentido!”, diz neurocientista.

Vivemos uma pandemia emocional: "Uma vida sem sentido!", diz neurocientista. Diante do atual cenário, onde…

3 dias ago

A Síndrome do “Não é pra Mim”: A mentalidade que impede o sucesso.

Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “Isso não é pra mim” ou “Eu não sou bom…

3 dias ago