Comportamento e Psicologia

A semana tem 7 dias, vamos resolver “algum dia” não é um deles!

Se você costuma adiar as coisas dizendo “algum dia eu farei”, você deve saber que “algum dia” não é um dos 7 dias da semana. O hábito de adiar ad infinitum – ou não querer lidar com a situação – não é uma boa ideia, porque os problemas não resolvidos normalmente continuam a crescer.

O peso de problemas não resolvidos

Muitas vezes somos sobrecarregados pela lembrança de tarefas pendentes, em vez de enfrentá-las. Atrasar tarefas e decisões não fará com que seu peso desapareça de nossa mente; pelo contrário, elas se tornarão um fardo adicional. Cada vez que adiamos algo, nossa mente subconsciente marca um post-it , um aviso que permanece ativo como um foco vermelho.

Se assumirmos o hábito de adiar tudo o que não queremos enfrentar, nossa mente acabará cheia de post-it mental. Esses lembretes constantes se tornam uma fonte de tensão, mau humor e confusão mental. Como resultado, o peso do problema que adiamos é adicionado ao peso do lembrete constante, mais a incerteza de não saber como tudo terminará.

Quando temos muitos post-it mentais, corremos o risco de sofrer um bloqueio mental. A perspectiva de todos os problemas e questões que temos que resolver é simplesmente esmagadora. E nosso equilíbrio mental cai sob seu peso.

Em muitos casos, esse atrito se traduz em sintomas psicofísicos, de uma dor de cabeça emocional recorrente a exaustão constante ou problemas dermatológicos.

Se a procrastinação é tão ruim, por que fazemos isso?

Os biopsicólogos da Ruhr-Universität Bochum têm a resposta.

Eles examinaram o cérebro de 264 pessoas para entender por que alguns têm a tendência de adiar tarefas em vez de abordá-las diretamente. Eles descobriram que pessoas com pouco controle tinham uma amígdala maior.

Além disso, a conexão funcional entre a amígdala e o chamado córtex cingulado dorsal anterior era mais fraca. O que significa isto?

A amígdala é uma espécie de epicentro emocional que ativa a resposta de luta ou fuga. Quando confrontada com uma situação, seja ela qual for, a amígdala traz experiências semelhantes do passado para determinar se esse estímulo é perigoso ou não.

Também nos adverte sobre as possíveis conseqüências emocionais negativas de nossas ações. Em outras palavras, decidir em questão de segundos se essa situação é perigosa e, portanto, algo que devemos evitar.

A amígdala também escolhe entre uma série de opções de comportamento, priorizando algumas e inibindo outras.

Isso significa que as pessoas com uma amígdala maior aprenderam com seus erros do passado e avaliaram suas ações e consequências futuras de uma maneira mais meticulosa. No entanto, o que pode parecer positivo, tem um lado negativo.

O córtex cingulado dorsal anterior usa as informações fornecidas pela mialgia para escolher as ações que devemos colocar em prática.

Se a interação entre a amígdala e o córtex cingulado dorsal anterior for mais fraca, a amígdala realizará seu trabalho de análise emocional, mas não podemos executar as ações correspondentes com sucesso.

De fato, os pesquisadores descobriram que as pessoas com uma amígdala maior sentem-se mais ansiosas sobre as consequências negativas de uma ação, por isso tendem a duvidar e adiar as coisas.

Nós não estamos “condenados” a procrastinar

Essa conexão “defeito” entre a amígdala e o córtex cingulado dorsal anterior foi formada ao longo dos anos, é o resultado de comportamentos passados ​​em que decidimos que era melhor adiar o problema.

A boa notícia é que podemos corrigi-lo porque nosso cérebro tem uma grande neuroplasticidade, o que significa que podemos mudar as conexões funcionais.

Neurocientistas da Universidade de Pittsburgh, por exemplo, mostraram que 8 semanas de meditação mindfulness podem reduzir o volume da amígdala, por isso este é menos reativo e não é mais uma ameaça, enquanto o volume aumenta o córtex pré-frontal, que é o que nos ajuda a tomar decisões racionais, melhorando a conexão entre ambos.

Portanto, na próxima vez que você considerar deixar essa tarefa para “algum dia”, tente descobrir por que você a adiou e considere um plano de ação para enfrentá-la.

Fontes:

Schlüter, C. et. Al. (2018) Assinatura estrutural e funcional do controle de ação. Ciência Psicológica ; 1-11.

Taren, AA et. Al. (2015) Treinamento de meditação de mindfulness altera a conectividade funcional do estado de repouso da amígdala relacionada ao estresse: um ensaio clínico randomizado controladoSoc Cogn Affect Neurosci ; 10 (12): 1758-1768.

** Tradução e adaptação REDAÇÃO RESILIÊNCIA HUMANA. Com informações de Rincon Psicologia

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago