Destaque

A mentira que você conta nas redes sociais afeta a sua saúde mental.

A mentira que você conta nas redes sociais afeta a sua saúde mental.

Você conhece alguém que mostra uma vida de mentira nas redes sociais?

Nenhuma mentira suplanta a nossa verdade interior. Por mais que desejemos mostrar uma felicidade nas redes sociais, se ela não existe, acabamos mergulhados em uma sensação de insatisfação que nos adoece.

A autenticidade nos garante momentos de felicidade, mesmo que as coisas não estejam exatamente como a gente gostaria que estivessem, o nosso ser autentico consegue ser feliz com o que tem.

As máscaras sociais, em muitos momentos, são importantes e se fazem necessárias. Ninguém suportaria nossa verdade absoluta, nossa sinceridade massacrante, se assim fosse, nos tornaríamos “sincericidas ou sincerinatas”. Essa atitude nos levaria à solidão.

Usar de “personas” adequadas ao momentos, ambiente, situações e pessoas, e escolher bem o personagem no grande teatro da vida é sim uma tarefa desafiadora que nos assegura nos portarmos adequadamente em cada ambiente, e sermos bem vindos.

Saber exatamente como agir e se apresentar em cada ambiente nos garante participar do enredo do dia a dia, sem temer a exclusão social, o cancelamento, que nos remete ao desamparo, a desimportância, a desesperança que se desdobra em depressão e isolamento.

Fingir o tempo todo nos faz sentir ser uma fraude, e acabamos nos perdendo de quem realmente somos.

Vidas polarizadas são como fios conectados a apenas uma tensão, positiva ou negativa, isso não vai nos “acender”, precisamos do equilíbrio das duas correntes, das duas forças que geram energia e nos iluminam.

As redes sociais são apenas um recorte, um momento de aparição do mundo digital para o mundo real. Quando nos expressamos nas redes temos a sensação de que somos eternos, pois tudo o que postamos continuará ali, a não ser que as excluamos manualmente de lá.

Mas esse sentimento de eternidade é uma grande ilusão, na verdade, nos eternizamos em momentos reais, vividos com pessoas igualmente físicas, concretas, e que vivem a nossa verdade de fato.

Nos sentiremos mais felizes se passarmos a compartilhar verdadeiramente a vida com alguém e se permitirmos que este alguém nos deixe traços que carregaremos até o fim dos nossos dias.

Somente no mundo manifesto e real é que podemos expressar o olhar que comunica o verdadeiro amor, o sorriso de cumplicidade, o momento de tirar a maquiagem, de ficar descabelado, de soltar o nó da garganta, de buscar o ritmo certo no compasso do mesmo coração…

Mentir uma vida perfeita e virtual, num palco iluminado, editado, “fotoshopado”, com a fantasia a substituir a verdade, omitindo de nós mesmos e dos outros os erros e só compartilhando os acertos, em rompantes de calmarias é buscar a engrenagem que moverá a nossa vida, envolvido pela peça do outro.

Ser de verdade é também mostrar fragilidades, demonstrar a vulnerabilidade ao enfrentar desafios, se sentir perdido e aprender a pedir ajuda, oferecer consolo, dar e receber amparo… Ser assim nos traz saúde e vitalidade, mas contar mentira acaba nos colocando doentes.

Nas redes sociais, criamos autoridade, queremos mostrar que sabemos tudo, que somos belos, autossuficientes, que temos opiniões formadas, que somos saudáveis e seguros.

É justamente isso que nos adoece, o fato de parecer sem ser! E mesmo que nos sintamos verdadeiramente assim em nossa vida real, a vida, infelizmente, não é só isso, devemos demonstrar compaixão por quem sofre, ajudar quem precisa, principalmente, quando tudo vai bem em nossas vidas.

Quando queremos receber só para nós, nós adoecemos na ganancia e na falta de amor ao próximo.

A casca que nos recobre é fina demais, não resiste a um olhar que atravessa a alma e encontra a dor que em nós mora, porque todo ser humano têm a sua ferida aberta. Quando uma cicatriza, abre-se uma nova.

Os ciclos da vida são sempre muito democráticos, todos atravessamos crises, ultrapassamos estágios, enfrentamos provas… E é essa verdade abstrata, cíclica e difusa que nos domina e rege.

Manter suas contas e suas aparições no mundo virtual ativas é uma forma de viver. Mas não esqueça que a vida sempre acontece no aqui e agora, no presente concreto, ao lado de pessoas reais. Que escolhem sorrir e chorar, amar e se enraivecer, se aproximar e partir quando querem, deixando memórias.

Escolher viver apenas o mundo virtual, dia e noite conectado a uma tela vai te adoecer.

É preciso se abrir para a verdade do seu interior, e agir com essa verdade sem impor o seu ponto de vista, apenas sendo. Só a autenticidade nos garante a felicidade! Enquanto você viver de posts felizes, bebendo de uma alegria vazia, mais vazio sentirá em sua existência.

Se permita ser diferente porque todos nós somos únicos, ninguém é igual nesse mundo.

Quando tentamos nos igualar, seguir padrões pré-estabelecidos e nos forçamos a segui-los, mesmo que não nos encaixemos neles, acabamos como papagaios, ou seja, só repetimos o que já existe.

Ao nos mover assim pela vida, adoecemos mentalmente, pois estamos fugindo da nossa essência, daquilo que somos de verdade e nos forcando a ser aquilo que achamos que é melhor do que nós mesmos.

Não existe melhor ou pior, existem pessoas que se entregam a sua verdade e por isso se destacam. Seja essa pessoa! Não viva de mentira!

*DA REDAÇÃO RH. *texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal; Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard; Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal. Neurocientista, Neuropsicólogo, Psicólogo, Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079. E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com. Foto de arash payam no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

14 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

14 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

15 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

15 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago