Comportamento e Psicologia

“A felicidade vem do autogerenciamento das emoções”

Por Adriana Dorazi em entrevista concedida a Tribuna

Augusto Cury é um dos escritores mais populares do Brasil. Seus livros são publi­cados em mais de 70 países e já venderam mais de 25 mi­lhões de exemplares somente no País. Médico psiquiatra, o especialista também tra­balha como psicoterapeuta, pesquisador e coaching.
Pós-graduado no Centre Medical Marmottan – Paris/França, na Espanha e na PUC de São Paulo, ao longo de 30 anos de carreira o médico al­cançou o reconhecimento in­ternacional, tornando-se o au­tor mais lido da última década. Recebeu o prêmio de melhor ficção da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro – O Ven­dedor de Sonhos – que ainda em 2016 será lançado como fil­me nos cinemas.

Um dos temas mais tra­balhados pelo escritor é a an­siedade. “As pessoas recebem bombardeios de informações diariamente e ficam sufoca­das com excesso de atividades que criam diversos estímulos estressantes que causam a an­siedade. Reverter esse quadro é possível. O primeiro passo é reconhecer que é preciso ad­quirir habilidades socioemo­cionais para saber lidar com as situações cotidianas e filtrar os estímulos estressantes para ter qualidade de vida”, afirma.

Depois de estudar o perfil psicológico de alguns pensa­dores como Nietzsche, Freud e Einstein, o escritor decidiu investigar a inteligência da­quele que dividiu a história: Jesus Cristo. “Estudar os enig­mas da mente de Jesus Cristo foi e ainda é, para mim, um projeto espetacular. Jesus foi o personagem mais complexo e enigmático que transitou neste misterioso teatro existencial e sua inteligência é exemplo para todos nós”, detalha.

Nesta entrevista exclusi­va ao Tribuna, Cury – autor da Teoria Inteligência Multi­focal – analisa o processo de construção dos pensamentos e dá dicas de como as pessoas podem controlar as emoções para ter uma vida melhor. Idealizador do programa da Escola da Inteligência, o mé­dico frisa que atua na área da educação com o objetivo de contribuir no desenvolvimen­to da inteligência socioemo­cional de crianças, adolescen­tes, adultos e empresas, além de promover cursos voltados ao desenvolvimento humano.

Tribuna – Como a sua te­oria da inteligência multifo­cal pode ajudar as pessoas a terem mais sucesso pro­fissional e mais felicidade na vida pessoal?

Augusto Cury – Dediquei cerca de 30 anos de minha vida aos estudos do funcio­namento da mente humana, esse misterioso universo que a cada dia que passa vai se tornando mais complexo e, ao mesmo tempo, mais ins­tigante para mim. Fico mui­to feliz ao constatar que os anos dedicados aos meus estudos não foram em vão e renderam frutos. A Teoria da Inteligência Multifocal tem auxiliado as pessoas a conhecer a própria mente, a ter um encontro definitivo com o próprio Eu. A felici­dade vem daí, do autoge­renciamento de suas emo­ções. A partir do momento em que elas tomam conhe­cimento de como a mente funciona, saber o que desen­cadeia pensamentos negati­vos e emoções não saudáveis, faz com que haja uma toma­da de atitude para reverter essa situação. Consequente­mente, é mais fácil levar uma vida mais leve e saudável.

Tribuna – O senhor afirma que nunca se viu uma socie­dade tão acelerada, marcada pela ansiedade e estresse. Como é possível reverter esse quadro? As crianças e jovens também vivenciam essa re­alidade?

Augusto Cury – Trato desse assunto em meus dois livros sobre ansiedade. Fiz esses livros com o intui­to de ajudar as pessoas que sofrem da Síndrome do Pen­samento Acelerado (SPA), principalmente porque elas fazem parte de 80% da po­pulação mundial de todas as idades e todas as classes sociais. É a síndrome mais democrática que se tem co­nhecimento. Ninguém está livre de contraí-la, nem as crianças e nem os idosos. O número é extremamente alto e isso é muito preocu­pante. As pessoas recebem bombardeios de informa­ções diariamente e ficam su­focadas com excesso de ati­vidades que criam diversos estímulos estressantes que causam a ansiedade.

Rever­ter esse quadro é possível. O primeiro passo é reconhecer que é preciso adquirir habili­dades socioemocionais para saber lidar com as situações cotidianas e filtrar os estí­mulos estressantes para ter qualidade de vida. O passo seguinte é se munir dessas habilidades e tomar as réde­as da própria vida, aprender a gerenciar suas emoções para que a inteligência emo­cional se sobressaia diante dos problemas. Isso é ser principal ator (ou atriz) no te­atro da sua história.

Tribuna – Como foi para um psiquiatra escrever uma série de livros sobre Jesus Cristo? Há lições deixadas por Ele que se ajustam na psicoterapia moderna?

Augusto Cury – Após de­senvolver os pressupostos básicos dessa teoria, en­volvi-me em uma das mais desafiadoras pesquisas psi­cológicas: descobrir por que algumas pessoas romperam o cárcere do tédio, incendia­ram a arte de pensar e ex­pandiram a própria inteligên­cia. Depois de estudar o perfil psicológico de alguns pensa­dores como Nietzsche, Freud e Einstein, resolvi investigar a inteligência daquele que dividiu a história: Jesus Cris­to. Estudar os enigmas da mente de Jesus Cristo foi e ainda é, para mim, um pro­jeto espetacular. Jesus foi o personagem mais complexo e enigmático que transitou neste misterioso teatro exis­tencial e sua inteligência é exemplo para todos nós.

Tribuna – Com livros publi­cados em mais de 70 países, o senhor indicaria um ou dois mais importantes? Qual será o seu próximo lançamento?

Augusto Cury – É difícil escolher um só, pois todos os livros são como filhos, tenho um carinho especial por cada um deles. Mas, quem quer saber um pouco mais sobre a Teoria da Inteligência Mul­tifocal, eu recomendo os dois livros sobre Ansiedade, pois se trata do mal do século. Neles, eu ensino como é pos­sível gerenciar as emoções e driblar as armadilhas da mente para ter sucesso na vida pessoal e profissional.

Tribuna – O que o senhor chama de ”armadilhas da mente”? Como fugir delas? Há tratamentos nos quais seria dispensável o uso de medicamentos?

Augusto Cury – Existem quatro armadilhas da men­te que bloqueiam o processo de desenvolvimento e au­tonomia do Eu: o Coitadis­mo, Conformismo, o Medo de Reconhecer Erros e o Medo de Correr Riscos. Os próprios nomes se autoex­plicam e impedem a supe­ração e incentivam a arte de ter compaixão de si mesmo e as fraquezas humanas. É possível, sim, fugir delas sem medicamentos. O me­lhor remédio para driblar as armadilhas da mente é usar uma técnica que explico em meus livros, que se chama D.C.D., que significa Duvidar de todo pensamento nega­tivo, Criticar cada estímulo estressante e Determinar a mudança de atitude para as­sumir o controle da mente e escapar dessas armadilhas aprisionadoras.

Tribuna – Como o senhor elabora cada palestra, para cada tipo de público? De modo geral, as pessoas es­tão interessadas em cuidar das emoções?

Augusto Cury – Minhas palestras são para o públi­co de 7 a 70 anos e todos estão muito interessados em aprender a gerenciar as próprias emoções. Pois pode parecer fácil a princípio, mas não é. Ter controle das pró­prias emoções exige tem­po, paciência, técnica e uma dose maior de determinação.

Tribuna – O que o deixa mais feliz e realizado? Pes­quisar e escrever sobre a mente humana também o transformou?

Augusto Cury – Sou médi­co e psiquiatra de formação e pesquisador e escritor por vocação. Portanto, o que me faz mais feliz, além de estar com a minha linda e har­moniosa família, é escrever e ajudar tantas pessoas a encontrar seu próprio Eu e a ter o controle do planeta emoção. Quando se encon­tra o equilíbrio dentro da sua própria mente, qual­quer problema pode ser re­solvido. Se não dá para fugir da tempestade, então que aprendamos a remar.

Nove hábitos de pessoas com alta inteligência emocional

São constantemente positivas: concentram sua energia em direcionar duas coisas que estão comple­tamente sob seu poder – sua atenção e seu esforço.

Possuem vocabulário emocional robusto: ape­nas 36% das pessoas conseguem identificar as emoções, o que é um problema, pois as emoções não rotuladas podem ser interpretadas, o que leva a escolhas irracionais e ações prejudiciais.

São assertivas: pessoas com alta inteligência emocional possuem equilíbrio entre boas maneiras, empatia e gentileza, com habilidade para se afirmar estabelecer limites.

São curiosas sobre outras pessoas: não impor­ta se elas são introvertidas ou extrovertidas, pesso­as inteligentes emocionalmente são curiosas sobre todos ao seu redor.

Perdoam, mas elas não esquecem: pessoas emocionalmente inteligentes vivem pelo dilema “Engane-me uma vez, o tolo é você; engane-me duas vezes, o tolo sou eu”. Elas perdoam para evitar guardar rancor, mas elas nunca esquecem.

Não deixam ninguém limitar sua alegria: quan­do o sentimento de prazer e satisfação se deriva de comparações com os outros, você não é mais o mestre de sua felicidade. Quando pessoas emocio­nalmente inteligentes se sentem bem com algo que fizeram, elas não deixam que a opinião ou conquista de ninguém tire esse sentimento delas.

Tornam as coisas divertidas: pessoas emocio­nalmente inteligentes sabem exatamente o que as fazem felizes, e elas trabalham constantemente para trazer essa felicidade para tudo que fazem.

São difíceis de serem ofendidas: se você tiver uma compreensão concreta de quem você é, é difícil que alguém diga ou faça algo que lhe provoque. Pes­soas emocionalmente inteligentes são autoconfian­tes e cabeça aberta, o que cria uma pele bem grossa.

Anulam reflexões negativas: um grande pas­so em desenvolver inteligência emocional envolve parar de ter um diálogo consigo negativo durante o caminho. Quanto mais você medita sobre pensa­mentos negativos, mais poder você dá a eles.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

23 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

23 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago