Ou talvez sejam as pressões, surpresas e desencontros os responsáveis por esquecermos que a vida é mesmo assim. Nela, nada é definitivo, nem a tempestade nem a bonança são eternas.

Quiséramos nós que as alegrias fossem permanentes. Quiséramos! Seria magnífico se o passar dos dias não fosse deixando as pequenas alegrias para trás, muito menos as grandes. Ou quiséramos nós que as tristezas durassem apenas uma noite. Certamente adoraríamos poder acordar na manhã seguinte e saber que nossas tempestades internas foram apenas isso e que desaparecerão sem deixar grandes estragos.

Mas é possível que a vida não alcançasse a mesma importância, se fosse assim, ou a mesma graça.

Não lutaríamos tanto para fazer acontecer, se a alegria ficasse ali, todos os dias, certamente nos daríamos por satisfeitos e completos, sem precisar de muito. Do mesmo modo, não teríamos força para seguir em frente, se tudo se resumisse a dores que não tivessem a possibilidade de ser superadas.

A vida é uma mescla de felicidade e dificuldades, é feita de dúvidas, tropeços e arranhões, mas também é preenchida por conquistas, descobertas e realizações.

É certo que nem sempre é 50 a 50, que as porcentagens de um e de outro nem sempre são equivalentes. Não há uma escala perfeita, a vida não segue um plano básico para todos, e o bom e o mal não se intercalam assim, pura e simplesmente.

“Tudo na vida se supera.”

Em algumas ocasiões, as durezas nos enfraquecem e nos deixam sem rumo. É difícil levantar e seguir, quando as dores se derramam sobre nós. Para esses momentos é que se torna indispensável lembrar que “nada dura para sempre, nem as dores nem as alegrias. Tudo na vida é aprendizado. Tudo na vida se supera”. (Caio Fernando Abreu)

Algumas pessoas não se lembram de que as alegrias não são permanentes. A expressão tudo passa define perfeitamente o que a vida tenta, com muito custo, nos ensinar. Há quem viva na soberba por se sentir por cima, sem a consciência de que um dia viverá alguns “baixos” e muito provavelmente não estará suficientemente preparado para lidar com isso. Tudo pelo simples fato de nunca ter admitido tal possibilidade. De outra forma, há quem viva de cabeça baixa e ombros curvados, porque não consegue ver a luz no fim do seu túnel de problemas.

Para os dois casos, é necessário ter em mente que tudo muda, que nada é permanente, que não há bem ou mal que dure para sempre.

É sensatez não esperar que a vida seja previsível, porque ela nunca será; é sabedoria não desanimar diante das derrotas, dificuldades, erros ou decepções. A dor pode nos tirar dos eixos por um tempo, mas ela coloca nossa vida em outro patamar, na medida em que nos ensina e nos torna mais fortes e resistentes.

A vida é, de fato, uma roda-gigante, com a eterna missão de desafiar nossa capacidade de nos tornar flexíveis ao seu movimento. Alguns baixos sempre existirão, é verdade, e isso não se pode evitar, mas quando se está em cima, a vista sempre será bonita e prazerosa.

A vida é um fluxo surpreendente, deixemo-la se agitar; sem medos nem amarras, sigamos, afinal nada dura para sempre. Nada durará!








Administradora por profissão, decidiu administrar a própria casa e o cuidado com suas duas filhas, frutos de um casamento feliz. Observadora do comportamento alheio, usa a escrita como forma de expressar as interpretações que faz do mundo à sua volta. Mantém acessa a esperança nas pessoas e em dias melhores, sempre!