Conhecimento

NASCEU O MENINO DEUS!

O menino Jesus nasceu no momento em que as antigas crenças estavam sob o vazio existencial e mostravam um adoecimento religioso. A teologia dos judeus ortodoxos estava preenchida por deveres aparentes, deste modo que ocorreriam às relações das pessoas naquele tempo.

É nesse cenário que nasceu o Jesus menino, em 749, depois da fundação de Roma, em Nazaré. Surgiu a boa notícia do nascimento do menino Deus, para mudar a nossa vida, nessa pequena cidade camponesa da Galileia, com mais de três mil pessoas, de um povo humilde, que habitava sob um inverno rigoroso e um clima saudável no verão.

O pequeno Jesus repousou em um bercinho na manjedoura, lugar que ficavam novilhos, jumentos e ovelhas. Tinha ao seu lado o amor incondicional dos seus pais e a sentinela dos anjos, que protegiam o bebê da fúria do insano Herodes de Antipas.

Os três sábios do oriente: Belchior, Baltasar e Gaspar, da religião zoroástrica da Pérsia, que chegavam para comemorar o nascimento do primogênito, avisariam a José e Maria do plano perverso do tirano Herodes para matar o seu filho recém-nascido.

O menino Jesus aprendeu a ler e escrever pelo método do oriente. Era um garoto meigo, que teve uma educação notável, onde o princípio da ciência positiva havia sido proclamado. Ele foi apresentado no Templo, junto com dois pombinhos, como acontecia com os filhos dos pobres, pois não tinha como pagar a oferta. E desde cedo manifestou a sua autoridade em relação ao judaísmo.

O Pai adotivo de Jesus, José, aprendeu a interpretar os mandamentos de Deus com humildade e morreu antes que seu filho tivesse desempenhado um papel público. Maria, sua mãe, ficou a frente da família e Jesus também foi chamado de filho de Maria.

Desde criança, Jesus revelou um jeito especial de ser: estava sempre junto à natureza, viveu em pleno sobrenatural, se tornou um rabino, o mais encantador de todos e foi um radical na defesa da compaixão e da justiça.

Na fase adulta Jesus ficou conhecido com o nome de Nazareno. Ele exerceu o mesmo trabalho do seu pai, a carpintaria, profissão respeitada na época. Jesus tinha irmãos e irmãs, dos quais era o mais velho, que somente ficariam conhecidos após sua morte.

Jesus, o Nazareno, não se casou, porque todo o seu potencial foi canalizado para sua vocação, que ele acreditava ser celestial. Suas atitudes eram generosas em toda a dimensão humana, espiritual e sua prática terapêutica era gratuita aos pobres e seu reino foi feito para eles.

Na sua caminhada Jesus defrontou-se com a hipocrisia do Grande Sinédrio, que era uma assembleia de juízes judeus que constituía a corte e legislativo supremos da antiga Israel, que agia em conluio com a tirania das autoridades Romanas.

Enfim, como disse Khalil Gibran: “Jesus não receou seus perseguidores, e não temeu seus inimigos, e não sofreu nas mãos de seus executores, mas era livre à face de todos, audacioso para com a injustiça e a tirania: quando via tumores pútridos, puncionáva-os; quando ouvia o mal falar, impunha-lhe silêncio; quando encontrava a hipocrisia, esmagava-a.”

Jackson César Buonocore

Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago