VOCÊ TEM MEDO DA INVEJA DOS OUTROS?

Resiliência Humana

Inveja: como lidar?

O sentimento da inveja interfere nas nossas relações pessoais e profissionais. Por isso, é um tema que merece ser falado nesse nosso espaço.

A inveja é um dos piores sentimentos e ninguém está livre dela. Por isso, o nosso foco deve estar em nós, e não, no outro. A nossa maior atenção, inclusive, tem que estar em tomar consciência se estamos sendo invejosos, e não, se estão nos invejando.

TRABALHE A SUA INVEJA


Quem nunca sentiu inveja que atire a primeira pedra! O sentimento de inveja é natural, todos nós temos. Umas pessoas mais, outras menos.

Não tem problema nenhum desejar ter uma vida parecida com a de alguém que você admira. É legítimo querer crescer, ter um relacionamento feliz ou uma vida próspera. A questão é: você está disposto (a) a pagar o preço e fazer o necessário para conquistar aquilo que você vê na vida do outro e deseja para você?

Inclusive, o preço que a pessoa que conquistou o que você deseja pagou não, necessariamente, será o mesmo que você terá que pagar. Se algo que você quer foi conquistado por alguém de forma fácil ou até ilegítima, não cabe a você julgar o merecimento dela. Esse não é o seu papel.

O seu papel é saber o que quer, desejar com firmeza e consistência e agir na direção dos objetivos e metas pretende alcançar. A vida do outro é só um modelo de admiração. Uma forma de você identificar uma entre tantas possibilidades na vitrine da vida.

PARE DE SE COMPARAR

E não adianta ficar se comparando. O sucesso de alguém que está onde desejamos chegar não pode nos paralisar. Deve nos inspirar, ser mais um motivo para começarmos o quanto antes. Se comparar e sentir que ainda não é bom o suficiente só vai atrasar sua caminhada.

“Todo grande sucesso está relacionado com ação. E é a ação que produz resultados. O conhecimento é somente um poder potencial, até que chegue às mãos de alguém que saiba como transformá-lo em ação efetiva. Na verdade, a definição literal da palavra poder é “habilidade de agir”. Anthony Robbins

PRATIQUE A MODELAGEM


Então, aja! E você pode começar pelo processo da modelagem. A modelagem, de forma bem resumida, é uma técnica que consiste em seguir os passos de alguém que já atingiu a excelência, que já obteve o resultado que você deseja alcançar. E isso não tem nada haver com inveja, é economia de tempo.

Se você quer ser tão bom quanto alguém, estude os seus passos, procure saber o que fez, como se sentia, quais hábitos adotou para criar a realidade que você também deseja. Por exemplo, você pode pesquisar vários métodos de estudo para passar em um determinado concurso. Ou, pode modelar alguém que conseguiu passar com excelentes resultados em um menor espaço de tempo. E, então, esteja disposto a pagar o preço desse sucesso.

E se, por outro lado, você sente que está crescendo, que está no caminho certo, não tenha medo de dividir, de compartilhar, de ensinar o que você sabe de melhor. A energia da solidariedade e da união é muito poderosa e só nos ajuda. Juntos somos mais fortes.

AFASTE-SE DE QUEM NÃO LHE FAZ BEM

É claro que sempre tem aquelas pessoas que não são muito bacanas, que sugam as nossas energias, nossas ideias, que são invejosas mesmo. Aí, é só se afastar e desejar que tenham boa sorte.

Uma das formas de limparmos sentimentos e emoções negativas em relação a algumas pessoas é aplicando o ho’oponopono. Eu falo mais sobre essa ferramenta de autocura e libertação emocional.

Cada pessoa tem a sua estrela e o céu tem espaço suficiente para todas. Você tem algo especial, um brilho que é só seu e isso ninguém lhe toma. Trilhe o seu caminho com verdade, seja quem você é e o céu será o limite.

FONTERenata Rocha
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia


COMENTÁRIOS