Quem não gosta de se sentir grato?

Gratidão: uma palavra bonita, poderosa, positiva e rica em significado, que deveria fazer parte da rotina de todos aqueles que buscam felicidade. Quem não gosta de se sentir grato?

Agradecer faz com que você pare de se ver como vítima da vida e passe a enxergar motivos para amá-la. A gratidão te dá paz e alegria, e diminui o espaço que a amargura e o mau humor ocupam dentro de você. Agradecer proporciona bem-estar e tranquilidade. Ser grato é uma atitude que só te faz bem. Se existem segredos para a felicidade, a gratidão com certeza é um deles.

O que quer que esteja acontecendo na sua vida hoje, reserve um tempo para agradecer. Se não estiver se sentindo bem e não conseguir pensar em nenhuma razão para ser grato, a lista abaixo pode ajudar:

1) Você está vivo
Quem já correu algum risco de vida – como ter uma doença grave ou sofrer um acidente – sabe bem o que é sentir gratidão por estar vivo. Nestas horas, tudo o que se quer é ter a chance de viver, o resto fica em segundo plano e a pessoa percebe o quanto é valioso o “simples” fato de estar vivo. Não é apenas passando por experiências como essas que se desperta o sentimento de gratidão pela vida, mas a verdade é que quase nunca nos lembramos de agradecer por isto porque é algo natural, sobre o qual não pensamos muito.
Fica agora o lembrete para você, quando achar que não há nada pelo que ser grato, pensar no valor da vida. Tente ver com os olhos de quem está, nesse momento, lutando por ela (e, infelizmente, há muitas pessoas passando por isso). Não importa se você é rico ou pobre, gordo ou magro, solteiro ou compromissado, pode ter certeza que estas pessoas dariam tudo para estar no seu lugar. Portanto, agradeça.

2) Você tem saúde
Parecido com o item anterior no quesito “só se lembra de dar valor quem já perdeu”. Palavras de alguém que já teve uma doença grave: sua saúde é o seu maior bem. É graças a ela que você acorda todas as manhãs, se levanta da cama, se alimenta, lê, ouve música, trabalha, sai com seus amigos, se diverte, pratica seus hobbies, corre atrás dos seus sonhos… Se ainda acha que não é motivo suficiente para agradecer todos os dias por ter saúde, tente imaginar perdê-la para sempre e não poder mais fazer nada disso. Sua saúde é a coisa mais preciosa que você tem, cuide bem dela e seja grato.

3) Você tem pessoas boas ao seu lado 
Por mais que nem todas as pessoas com quem convive sejam o que se pode chamar de “agradáveis”, tenho certeza que você tem pelo menos alguns amigos, familiares ou colegas de trabalho que gosta de ter por perto. Ao exercitar a gratidão, pense nessas pessoas e agradeça por tê-las com você, por saber que pode contar com elas quando precisar e pelos bons momentos que vocês passam juntos, por mais simples que sejam. Uma risada no meio da tarde com o colega de trabalho ou uma mensagem carinhosa de um amigo ou namorado são pequenas alegrias espalhadas no seu dia a dia que tornam a vida melhor. Agradeça por ter isso.

4) Você tem oportunidades
Se está lendo este post, significa que você tem acesso à internet. Se tem acesso à internet, pode acessar uma infinidade de conteúdo gratuito disponível para aprender o que quiser, encontrar oportunidades de trabalho, conhecer novas pessoas, começar um projeto, mostrar seus talentos e muitas outras possibilidades. E estamos falando apenas de internet, mas você provavelmente teve, tem e terá muitas outras oportunidades na vida. Agradeça por todas as que já teve e tem e seja grato sempre que uma nova oportunidade surgir. Elas são presentes que a vida te dá.

5) Você tem coisas que adora
Pra variar um pouco, que tal parar de pensar só naquilo que você não tem e se sentir feliz e grato pelo que tem? Sua casa, suas roupas, sua tão amada coleção de livros, sua câmera fotográfica, seu sapato favorito, seu animal de estimação, os presentes carinhosos que ganhou e tudo o que você usa no dia a dia. Pense no valor disso tudo e perceba que você já possui muitas coisas boas. Não há nada de errado em sonhar com mais, mas não se esqueça de também ser grato pelo que já tem.

6) Você tem capacidade de batalhar pelo que quer
Esse é um dos itens pelo qual eu estou sempre agradecendo. Tenho muita gratidão pela minha força de vontade e dedicação nas coisas que faço, e agradeço por ser capaz de lutar pelos meus sonhos e objetivos. Acredito que, quanto mais me sinto grata por isso, mais estas características crescem em mim.
Saiba que você também tem toda a capacidade, inteligência e determinação que necessita para realizar o que quiser, basta reconhecer e usar tudo isso. Lembre-se de quantas vezes você já foi forte e corajoso e perceba que essa força e coragem estão vivas aí dentro de você. Agradeça por isso (e use-as).

7) Você superou muitas coisas
Eu, você e todo mundo já passou por tristezas, perdas e mágoas que tiveram que ser superadas, por piores que tenham sido. Muitas vezes, quando estamos passando por algo assim acreditamos que nunca iremos superar algo tão doloroso, mas depois olhamos para trás e vemos que conseguimos. Algumas destas tristezas, inclusive, acontecem para melhorar nossa vida, e não o contrário. Seja o que for que você já tenha passado, hoje está bem. É um grande motivo para ser grato. Caso esteja passando por algo difícil atualmente, pense nas coisas que já superou, lembre-se do quanto foi forte e agradeça. Isso também vai passar.

8) Você pode aproveitar as pequenas alegrias do dia a dia
Um café com leite quentinho de manhã que aquece o corpo, a luz do sol que torna o dia bonito de se ver, a música que aumenta seu ânimo, o barulho da chuva que faz bem aos ouvidos, um momento de silêncio, um animalzinho de estimação passeando na rua que te faz sorrir, um livro bom que você está lendo e não quer largar… São coisas agradáveis que fazem parte do nosso dia a dia. Por que não agradecer por elas, já que, na sua simplicidade, tornam seu dia melhor? Agradeça por estas coisinhas existirem e serem a causa de tantas sensações boas que você pode sentir.

9) Você pode usufruir de conforto
Já parou para pensar no quanto sua casa, sua cama, seu chuveiro e suas roupas são confortáveis e fazem você se sentir bem? Talvez ainda não tenha reparado nisso, então da próxima vez que for dormir na sua cama com o cobertor quentinho, perceba como é bom e aconchegante estar ali. É impossível não ter vontade de agradecer. Seja grato por ter um lugar para morar, pela comida gostosa que você encontra ao chegar em casa e por todo o conforto que você tem à sua disposição.

10) Você cresceu e se torna melhor a cada dia 
Hoje você é capaz de lidar com suas emoções muito melhor do que ontem. Está muito mais maduro, se conhece mais e é capaz de tomar decisões e arcar com as consequências delas. Sabe fazer coisas que antes não sabia. Você cresceu e cresce mais a cada dia. Seja grato pelo esforço e dedicação que usou para chegar até o lugar onde está e ser a pessoa que é hoje. Não, você não é perfeito e ainda tem muito a aprender, é bom ter consciência disso, mas saiba reconhecer e agradecer pela sua evolução. Tenho certeza que você não trocaria o seu “eu” de hoje pelo de cinco anos atrás (e se trocaria, é um sinal de que precisa urgentemente rever seus caminhos).

11) Você tem um motivo especial para agradecer
Se houver algo de muito bom acontecendo em sua vida atualmente (e é claro que tem, basta você saber olhar para o lugar certo), não deixe de expressar sua gratidão. Não só seja grato, mas seja MUITO grato. Encha-se de um sentimento forte de gratidão, tire essa emoção lá de dentro de você e sinta-a. Sinta-se imensamente grato por este momento bom que está vivendo, porque agradecer pela felicidade torna-a ainda maior.

COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS