NÃO BASTA SÓ PEDIR DESCULPA: É PRECISO ALGO MAIS

É incrível como somos capazes de deixar que as pendências se arrastem até o último minuto. Que sejamos capazes de enxergar algo de bom em cada momento ruim que nos aconteça.

 

Acordo hoje em meio à chuva, e venho a pensar sobre a vida, melhor dizendo “VIDA” em maiúsculo mesmo. Difícil fazer uma comparação entre pedir desculpa e perdão. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Não basta só pedir desculpa: é preciso algo mais. A vida é cheia de mal-entendidos, aliás, muitos que não dá para evitá-los.

No dia de ontem, uma pessoa me pediu perdão. Foi alguém que me causou muito mal; meses atrás ao fazer afirmações a meu respeito que foram muito além de quem eu sou, muito além da minha personalidade, de minhas atitudes e das verdadeiras intenções de meu coração. Confesso que eu jamais esperaria que, passado tanto tempo, chegasse aquele e-mail, com palavras tão sinceras de alguém que um dia me fez perder noites de sono tranquilo. Claro que admito: fiquei muito comovido. Muito, muito mesmo.

Embora o perdão seja um dos alicerces de crescimento pessoal e para ensinamento da vida, poucas pessoas tem a grandeza de realmente superar seu orgulho e reconhecer que errou, que não agiu corretamente em certas situações do dia-a-dia.

Existe uma idéia de que pedir perdão seria “se rebaixar demais”. Mas, é exatamente ao contrário: é um gesto de bravura, humildade bem-aventurada, e que prova crescimento espiritual.

Quando li o e-mail todinho, eu não perdoei tal pessoa.

3962916440eafba126e27eaaaaea9515.jpg

Já a tinha perdoado meses antes, em meu pensamento e no meu coração. Mas, a fiz saber que estava perdoada e aproveitei para, também, lhe pedir perdão por todo mal que porventura lhe tivesse feito. Quer saber mesmo?? Foi um dos sentimentos mais maravilhosos que tive em toda a minha vida.

E querem saber mais? Pedir perdão está ao seu alcance, não dói e nem arranca pedaços (como diz a minha mãe).

Precisamos ter em mente: nunca esperar o outro vir até nós, importa que façamos a nossa parte. Peça desculpas, peça perdão sem esperar ser desculpado, sem esperar ser perdoado ou sem esperar uma boa reação. Faça o que tem de fazer. Faça o que é certo.

Lembre-se: De fato, perdoar não é fácil. Mas é possível, é vital e libertador.

VIADOUGLAS BLANCA
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS