Os 5 principais pensamentos que sabotam sua vida

Há quem diga que não são nossos pensamentos que interferem em nossa felicidade e bem-estar. Entretanto, são nossos pensamentos que geram nossas escolhas e destinos, pois afinal são eles que regem nossos comportamentos no meio em que vivemos. Se quisermos alcançar a felicidade que tanto desejamos em nossa vida, seja no setor que for, precisamos aceitar nossa parcela de responsabilidade nas situações em nossa vida e começar a mudar hoje mesmo esses pensamentos criadores de sofrimento.

Obviamente, que é mais fácil falar do que fazer, pois geralmente possuímos pensamentos automatizados, que por sua vez geram os comportamentos automáticos, ou seja, aqueles que nem nos damos conta quando os utilizamos, pois estão a nível inconsciente.

Esses pensamentos podem ser vários, mas aqui darei a você os cinco principais que podem acabar com a sua felicidade financeira, familiar, pessoal, profissional e emocional.

 

Então vamos a eles:

1º Pensamento de crítica excessiva: Já falei outras vezes sobre esse comportamento e como ele pode ser extremamente prejudicial, mas como relembrar nunca é pouco, vamos voltar a ele. Quando nos criticamos reduzimos nossa autoestima e tendemos a ter um sentimento não merecedor.

Por essa razão devemos ver nossas falhas como pontos de melhoria e aumentar os elogios sobre nossos pontos fortes. Permita-se falhar e aprender com seus erros sem se criticar tanto. Seja amigo de você.

2º Pensar que nada vai mudar: É mais fácil nos acomodarmos e não sairmos de onde conhecemos. Muitas vezes mudar pode ser algo ameaçador. No entanto, podemos mudar esse pensamento que temos de que nossa vida nunca vai mudar, de que nada vai acontecer.

Podemos fazer um exercício simples para acostumar nossa mente às mudanças. Comece fazendo alterações em sua rotina. Coma algo diferente, faça algo que não havia planejado e mude suas tarefas durante a semana. Isso fará você se habituar às mudanças de rotina e verá que mudar sempre é possível.

3º Deixar para depois: Está aí um dos principais pensamentos que sabotam nossa  vida o tempo inteiro, o pensamento procrastinador. Quando adiamos nossas tarefas adiamos também a realização dos nossos sonhos.

Deixar para depois traz também uma sensação negativa de não cumprimento do que se propõe. Por isso realize aquilo que você estabeleceu como meta. Trace um tempo e comprometa-se verdadeiramente com você mesmo para cumprir essa tarefa.

4º Culpar-se: A culpa aprisiona. Não interessa os erros que cometeu, ou o que causou, é fundamental que se perdoe. Somente se perdoando é que somos capazes de perdoar o outro. Precisamos entender que não somos culpados pelas situações, mas sim responsáveis.

A responsabilidade, diferente da culpa, não tem a ver com julgamento e castigo, mas sim com aprendizado e evolução. Por isso comece se abraçando e perdoando a você mesmo. Jamais se culpe.

5º Pensamento de vítima: Toda vítima precisa de um carrasco ou de um agressor. Se nos consideramos vítimas das situações, sempre iremos atrair pessoas ou eventos que nos coloquem nesse papel. Por isso é importante deixarmos esse papel de vítima e assumirmos o papel de realizador de nossa vida.

Somos responsáveis sobre nossa realidade e por aquilo que acontece em nossa vida. Isso pode ser uma dura verdade de aceitar, mas com certeza mais libertadora.

Afinal, quem controla sua vida, você ou os outros?

VIAERICKSON ROSA
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS