Benefícios da Meditação. Aprendendo a Meditar !

Você está procurando calma, paz na mente, alegria, saúde vibrante, mais energia, relacionamentos positivos e satisfação na vida? Deseja estar livre do estresse e da preocupação?

Você pode aproveitar todos esses benefícios e muito mais com meditação. A meditação oferece inúmeras vantagens para seu corpo, mente e espírito. O descanso que você ganha na meditação é ainda mais profundo que o sono. E quanto mais profundo é seu descanso, mais dinâmica é sua atividade.

A meditação tem dois benefícios importantes:

Previne o estresse futuro;
Libera o estresse acumulado em seu sistema.
Ambos acontecem simultaneamente, deixando-o renovado e com mais alegria.

Benefícios físicos

Com a meditação, nossa fisiologia muda e cada célula do corpo é preenchida com mais prana (energia). Quando o nível de energia no corpo aumenta, sentimos mais alegria, paz e entusiasmo.

No nível físico, a meditação:

Abaixa a pressão sanguínea;
Abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade;
Diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;
Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento;
Melhora o sistema imunológico.
Benefícios Mentais

http://www.artofliving.org/br-pt/beneficios-da-meditacao

A meditação traz o padrão de ondas cerebrais ao estado Alfa, o que promove cura. A mente se torna mais delicada e renovada. Com a prática regular de meditação, conseguimos:

Diminuir a ansiedade;
Aumentar a estabilidade emocional;
Aumentar a criatividade;
Aumentar a alegria;
Desenvolver a intuição;
Ganhar mais clareza e paz na mente;
Os problemas se tornam pequenos;
Aguça a mente através do ganho de foco e a expande através do relaxamento.
Uma mente aguçada sem expansão causa tensão, raiva e frustração. Uma consciência expandida sem dinamismo pode levar a falta de ação/progresso. O equilíbrio entre a mente aguçada e a consciência expandida traz perfeição. A meditação o torna consciente e sua atitude interior determina sua felicidade.

Outros Benefícios

Estabilidade emocional e harmonia: limpa, nutre e acalma de dentro para fora, evitando a sensação de estar muito sensível, instável ou emocionalmente fechado.

Meditação traz harmonia para o ambiente: ao meditar, você está num espaço de vastidão, calma e alegria. E isto você emana para o ambiente, trazendo mais harmonia para o planeta.

Desenvolvimento da Consciência: com a meditação diária, sua consciência se desenvolve. E com o tempo pode experimentar o mais alto e refinado estado.

Quando sua consciência se desenvolve e expande, as perturbações da vida tornam-se insignificantes. Raiva e desapontamentos tornam-se emoções rápidas que ocorrem momentaneamente e somem. Você começa a viver no “momento presente” e abandona o passado.

Transformações pessoais: a meditação pode trazer uma verdadeira transformação pessoal. Assim que você aprender mais sobre si mesmo, você naturalmente vai querer descobrir mais sobre o mistério da vida, do universo, etc. Então as perguntas que surgirem na mente serão – Qual o sentido da vida? Qual o propósito? O que é este mundo, o que é amor, o que é conhecimento?

Quando estas questões surgirem, saiba que você é muito afortunado. Estas questões precisam ser entendidas e você não pode encontrar as respostas em livros. Assim que vivenciar essas respostas, você testemunhará a transformação da vida para um nível mais rico!

Consciência cósmica desperta em você

Com a assimilação da meditação diariamente na vida, o quinto estado da consciência, chamado consciência cósmica, desperta. Consciência cósmica é perceber que todo o cosmos é parte de você mesmo.

Ao perceber que o mundo é parte de você, o amor flui livremente. Este amor lhe faz forte para suportar as forças opostas e os distúrbios em sua vida.

A junção do conhecimento, do entendimento e da prática torna a vida completa. Ao atingir maiores estados de consciência, você se torna mais auto confiante e forte e, ao mesmo tempo, suave e delicado, sendo capaz de acomodar diferentes valores da vida de forma incondicional.

Como obter os benefícios

Para experimentar os benefícios da meditação, é necessária a prática regular. Apenas alguns minutos todos os dias são suficientes. Uma vez integrada na rotina diária, a meditação se torna a melhor parte do seu dia!

Meditação é como uma semente. Quando você a cultiva com amor, ela desperta. Da mesma forma, a árvore da consciência que está dentro de você e precisa ser nutrida com técnicas de meditação. Algumas palmeiras crescem em três anos, outras em dez. Aquelas que não são nutridas nunca crescem! Elas simplesmente existem.

Pessoas de todos os contextos sociais estão gratas por poder parar e aproveitar o frescor de poucos minutos de meditação. Mergulham fundo dentro si mesmas e enriquecem suas vidas.

Vamos Meditar ! 

8 Dicas para começar a Meditar

Olhos fechados, costas eretas, mãos no seu colo viradas para o céu, um leve sorriso nos lábios e uma aura de paz – essa imagem aparece na sua mente quando você imagina alguém meditando?

Mas por que apenas imaginar? Por que não experimentar a verdadeira paz interior em você? Você pode experimentar agora mesmo. Simplesmente leia as dicas abaixo que ajudarão você a iniciar a sua meditação e então pratique com a ajuda da meditação guiada online abaixo (link abaixo).

1. Escolha uma hora conveniente

Meditação é essencialmente um momento de relaxar, então ela deve ser realizada totalmente à sua conveniência. Reserve um horário que você não será interrompido e estará livre para relaxar e apreciar.

As horas do nascer e pôr do sol, enquanto a natureza transita entre o dia e a noite, são horários ideais para a prática.

2. Escolha um ambiente quieto

Assim como um horário conveniente, a escolha do local merece atenção. É importante buscar um ambiente onde você provavelmente não será incomodado.

Ambientes quietos e calmos podem fazer da meditação uma experiência mais agradável e relaxante.

3. Sente-se confortavelmente

Sua postura também faz diferença. Certifique-se de estar relaxado, confortável e pronto.

Sente-se com a coluna ereta, relaxe os ombros e pescoço e mantenha os olhos fechados durante todo o processo.

Sentar em Padmasana (a posição de lótus) para meditar não é necessário, este é um mito muito comum na meditação. O importante é você estar confortável e estável.

4. Tenha o estomago relativamente vazio

Uma boa hora para meditar é antes das refeições

Após as refeições você pode cochilar durante a meditação. Entretanto, não se force a meditar se estiver com muita fome. Você achará difícil, porque você pode ficar pensando em comida o tempo todo. Nesse caso, você pode meditar duas horas após a refeição.

5. Comece com alguns aquecimentos

Alguns aquecimentos ou exercícios de sukshma yoga antes de sentar-se para meditar ajudam a melhorar a circulação, removem a inércia, o cansaço e fazem você sentir o corpo mais leve.

Você estará pronto para sentar-se ereto por um tempo maior.

6. Respire profundamente

Respirar é também parte do processo de preparação para uma meditação mais fácil. Respire, inspire e expire. Fazer o Nadi Shodhan Pranayama (Técnica de Respiração das Narinas Alternadas) antes de meditar é sempre uma ótima ideia. Isto ajuda a manter o ritmo da respiração e guia a mente a um estado meditativo de paz.

7. Mantenha um leve sorriso em seu rosto

Você verá a diferença.

Um leve sorriso mantém você relaxado, em paz e melhora a sua experiência de meditação.

8. Abra seus olhos lenta e suavemente

Quando você chegar perto do final da meditação, não tenha pressa em abrir seus olhos e comece a se mover de maneira suave.

Abra seus olhos vagarosamente, gradualmente e tenha tempo para tornar-se consciente de si mesmo e do ambiente a sua volta.

Pronto para meditar?

VIAArto Fliving
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS