Agradeço a franqueza de quem é sincero

Resiliência Humana

Hoje em dia ser sincero é supervalorizado quando, na verdade, deveria ser a coisa mais normal no mundo e uma marca presente em nossos relacionamentos pessoais. Você não acha? Na hora que alguém se expressa com a verdade conseguimos enxergá-la sem distorções, sem nuances, sem reticências inesperadas.

A mentira esfumaça e confunde, mas ainda assim nos rodeia mais do que gostaríamos. Talvez por medo, talvez por facilidade, por proteção, etc. Seja qual for a razão, mostra que socialmente é impossível manter uma sinceridade completa.

“A verdadeira nobreza é caminhar a vida toda com passos que saem do coração; que seus atos estejam de acordo a suas ideias, mesmo que o preço seja alto.”
-Rosa Montero-

O poeta Antonio Porchia dizia que quando o outro e a verdade lhe falavam, não ouvia a verdade, mas sim o outro. Por isso é tão agradecida a nobreza daquele que é sincero conosco, e por isso também é bom que valorizemos tanto a sinceridade com nós mesmos.

Agradeço a quem, apesar das diferenças, é sincero somos diferentes por natureza, e isso é fantástico. De fato, a sua melhor amiga terá muitas coisas em comum com você, mas será muito diferente de você, e mesmo assim vocês se gostam. Entre as diferenças estarão as ideias que vocês tiverem, um jeito pessoal de controlar as emoções e uma atitude própria diante das mesmas circunstâncias.

Neste sentido, é bom ter uma pessoa ao lado que nos conhece e procura apenas o nosso bem-estar quando de dirige a nós. Isto é, mesmo que tenha que nos comunicar a pior notícia que já tivermos recebido, precisamos que com tato ela seja sincera e não minta para minimizar a dor.

A longo prazo a verdade é uma ferramenta valiosa para formar laços e mantê-los. Ninguém se afasta, se ofende, ou desaba por ouvir uma coisa que é verdade, mas sim pela certeza em si mesma; e existem certezas que precisam de tempo. A verdade sempre é produtiva, a mentira só funciona até certo ponto.

Neste mundo, a sinceridade nos torna especiais

A mentira funciona até certo ponto, como dizíamos. Por exemplo, pense nas vezes em que você mentiu para si mesmo: no fundo você acabou ganhando ou, pelo contrário, as consequências do autoengano estavam esperando por você ao virar a esquina?

Poderíamos dizer que mentir apenas gera mentiras sobre mentiras, e até as crianças de 3 anos fazem isso. Desta forma, alguém que lida com a verdade com sinceridade, que sabe como e quando dar uma mensagem complicada, é alguém que todos gostaríamos de ter ao nosso lado.

“Ter a satisfação quando você vai deitar de que não resta nada por dento, de que você disse tudo;você teve a sinceridade de reconhecer as coisas boas e criticar as ruins.Eu acredito que para dormir esse é o melhor sedativo.” -Pablo Milanés-

Mentir, em muitos casos, é uma ação consciente e além disso é um recurso fácil quando não queremos enfrentar a realidade. Na verdade a mentira é um agiota de outra realidade que normalmente a longo prazo acaba cobrando alguns juros que não podemos sustentar. Por outro lado, a falta de sinceridade com a verdade é tão popular entre nós que quando esta existe se torna um bem especial e apreciado.

Se você me disser a verdade, mesmo que doa, poderemos lidar com o que for

Por tudo que comentamos, ter alguém sincero ao lado é um motivo de felicidade. Pessoalmente me sinto agradecida e afortunada sabendo que conto com a sinceridade das pessoas que me rodeiam. Pessoas que não vão deter os baques que eu tiver que passar, mas que irão me ajudar sem dúvida a detê-los.

Pode ser que a mesma coisa aconteça com você: você sabe que essas pessoas que o rodeiam irão acudi-lo quando tiverem que lhe transmitir alguma coisa ruim e que elas lhe darão a possibilidade de enfrentar a possível dor que isso possa lhe provocar. Isto é, sem pedir que você tome uma decisão que lhe pertence: a de encaixar pessoalmente os acontecimentos.

“Se você disser a verdade – sussurrou o monstro ao ouvido – poderá enfrentar tudo que vier.”
-Patrick Ness, Un monstruo viene a verme-

Se me disserem a verdade e esta não implicar um ataque da sua parte contra o nosso relacionamento, essa pessoa pode ter certeza de que seguiremos em frente superando tempestades: não é preciso que digam que duas forças conseguem mais do que uma se vão no mesmo sentido.

VIACristina Trilce
FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR


RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS