7 atividades sobre a natureza para explorar nas férias

Não é porque seu filho está longe da sala de aula que ele precisa deixar de lado o aprendizado. Pelo contrário! As atividades para crianças nas férias podem incluir mil maneiras divertidas de aprender!

Além da chance de explorar novos lugares e assuntos com ele, o bacana é que vocês ainda passam um precioso tempo de qualidade juntos.

Por que não então aproveitar o recesso na escola para realizar divertidas e informativas atividades de exploração da natureza com o filhote? A seguir, mostramos algumas opções. Continue lendo este artigo para saber mais!

Dicas de atividades sobre natureza para as férias

Aqui estão sete ideias legais de atividades ao ar livre e contato com a natureza para explorar com o seu filho através de brincadeiras, arte e investigação:

  1. Caça aos tesouros da natureza. As crianças são fascinadas pela ideia de encontrar tesouros, e esta atividade sobre natureza é uma maneira divertida de ajudar as crianças a perceber seus arredores de uma maneira nova. Você pode fazer a sua própria caça ao tesouro usando imagens da internet ou fotos de revistas – o que é muito bacana pois permite adaptar a brincadeira ao seu habitat local.
  1. Coleção de pedras. Depois de pesquisar um pouco sobre os diferentes tipos de pedras que existem, procurem exemplares bonitos ou com formatos inusitados durante passeios pela natureza. Para aumentar a coleção, a dica é pedir também para os parentes e amigos recolherem pedras interessantes que encontrarem por aí, especialmente se eles vivem em diferentes áreas do estado ou país.
  1. Fósseis de plantas e objetos. Esta é, sem dúvida, uma das atividades de exploração da natureza que mais faz sucesso entre a criançada! E também muito simples . É só usar massinha de modelar para criar pequenos círculos achatados (como se fossem mini pizzas). E depois pressionar em cima deles flores, folhas e plantas – ou ainda objetos como pinhas, gravetos e o que mais os filhotes acharem pelas redondezas.
  1. Investigação animal. Basta olhar atentamente para encontrar muitos sinais de vida ao nosso redor. O objetivo desta atividade ao ar livre e contato com a natureza é incentivar os pequenos a descobrir que tipos de animais vivem por perto. Quantos será que ele consegue encontrar? Vale atentar para ninhos, teias de aranhas, pegadas, folhas mastigadas e trilhas no chão, entre outros sinais. 
  1. Gincana das cores. E que tal elaborar uma gincana em que seu filho precisa completar uma cartela colorida procurando itens na natureza com as respectivas cores? Ele pode buscar pétalas de flores, folhas, penas de pássaros, insetos, etc.
  1. Pintura de folhas secas. A época de outono/inverno costuma ser cheia de folhas secas espalhadas pelo chão e, portanto, perfeita para esta criativa atividade sobre a natureza. Basta colocar folhas de variadas texturas e tamanhos sob o papel e passar o giz de cera por cima. Os pequenos vão adorar ver os contornos coloridos se formando como mágica.
  1. Escavação de buracos. Dê uma pazinha e um balde para o filhote e peça para ele cavar um buraco na terra. À medida em que ele escava o chão, pergunte o que ele consegue ver e explorem o que está sob o solo. Minhocas? Pedras? Raízes de plantas? Vocês vão se surpreender com os resultados!
COMPARTILHAR
Amigo Verde
Talvez o Hoje, seja o Amanhã que você tanto Procura.



COMENTÁRIOS