5 passos para aumentar a sua resiliência

Resiliência é a nossa capacidade de reagir diante de uma nova situação e de resistir às adversidades. No bom português, é a nossa capacidade de dar a volta por cima. Você precisa ser resiliente para lidar com momentos difíceis, crises, pressão e competição, principalmente no mercado de trabalho.

Nove características fazem parte da resiliência e nos ajudam a enfrentar problemas e a tomar decisões:

  • Autoeficácia
  • Solução de problemas
  • Temperança
  • Empatia
  • Proatividade
  • Competência social
  • Tenacidade
  • Otimismo
  • Flexibilidade mental

Nós aprendemos essas características desde cedo, no processo de educação familiar. Lembra quando seus pais falavam “não” e você se sentia frustrado? Bem aí! Mas nada impede que desenvolvamos a resiliência ao longo da vida, principalmente no mercado de trabalho. Veja abaixo 5 passos para você começar a trabalhar a sua resiliência.

resiliência ajuda na vida

Resiliência em 5 passos

1 – Controle os seus impulsos
Você é responsável pelas suas atitudes, portanto, controle-as. Pense duas vezes antes de agir, respire fundo e foque nas consequências a longo prazo, principalmente se você estiver nervoso ou com raiva. Dê um passo para trás antes de esbravejar com o mundo.

2 – Cultive o otimismo

Acreditar que as coisas vão melhorar nos revigora e fortalece. Mude a sua postura, o seu foco e transforme o seu futuro. Veja como ter uma atitude positiva aqui: http://bit.ly/1Q6b4mN

3 – Analise o ambiente antes de agir
Explodiu uma bomba! E agora, o que fazer? Primeiro, calma! Faça uma leitura do ambiente, identifique os perigos, os riscos e as oportunidades antes de tomar qualquer atitude. Dessa forma você pode encontrar soluções e respostas para seus problemas.

solução de problemas através da resiliência

4 – Busque dar um sentido à sua vida
Tenha propósitos, sonhos e metas claras para a sua vida e seu futuro. Concentre-se neles quando tudo parece dar errado. Essa mudança de foco nos traz para o que realmente importa.

5 – Aceite ajuda
Não tente salvar o mundo sozinho. O ser humano nasceu para viver em comunidade, e onde duas cabeças pensam surgem ideias e respostas mais eficientes. Você não é um perdedor por precisar de ajuda. É muito inteligente por aceitar que algo está além de sua alçada.

A resiliência se aprende com o dia a dia, com os desafios de um chefe difícil, de uma fase de crise no casamento ou um sonho frustrado. Todos caímos. O que importa é quando e como nos levantamos para seguir em frente. Aceite as adversidades e lide com elas, uma de cada vez, para sentir a vida mais leve nas suas costas.

COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS