Destaque

Você sofre do vício em angústia?

Por: A Mente é Maravilhosa

Você se sente entediado no seu relacionamento amoroso? Quando tudo está indo bem, você faz o impossível para sabotar a si mesmo? Se você respondeu “sim” a essas duas perguntas, pode sofrer do vício em angústia. Para confirmar, teremos de revisar a sua história familiar.

Muitas pessoas escolhem parceiros que as machucam muito. No entanto, quando encontram o oposto, ficam entediadas. Essa dicotomia não é absurda.

Pode haver alguma explicação na infância, onde o nosso primeiro modelo de relacionamento, o dos nossos pais, foi cheio de infidelidades, gritos, estresse e drama.

De uma maneira completamente inconsciente, no momento em que escolhemos um parceiro, esse modelo de relacionamento que tivemos e tudo o que experimentamos durante a infância explica a razão pela qual olhamos para algumas pessoas e não para outras.

Quem escolheremos como parceiro se sofremos do vício em angústia?

Vício em angústia: em busca de drama

Se sofremos de vício em angústia, isso significa que o relacionamento dos nossos pais foi bastante tempestuoso ou, pelo menos, que nós o vivenciamos dessa maneira. O que está claro é que havia muito drama.

Provavelmente, eram duas pessoas emocionalmente imaturas que não percebiam que o estresse e a ansiedade permeavam todo o espaço em que também estávamos. Tínhamos medo de que brigassem? Eles nos usavam para ‘jogar um contra o outro’? Havia atitudes passivo-agressivas entre eles?

Apesar de tudo isso, nós amamos os nossos pais. Talvez um deles tenha se comportado mal e o outro cônjuge tenha nos dito, por exemplo, “você deve amar o papai, pois no fundo ele é bom”. Foi isso que começamos a entender desde a infância como amor.

É por isso que, quando encontramos alguém assim, nós o amamos.

“Toda forma de dependência é ruim”.
– Carl Gustav Jung –

O mecanismo de reforço-recompensa

Ao nascer em um tipo de família como a que descrevemos acima, cria-se um mecanismo de reforço-recompensa, onde a ansiedade, angústia e adrenalina estão presentes quando os pais brigam, gritam um com o outro ou ocorre uma situação de abuso.

No entanto, em contraposição, há a tranquilidade e o bem-estar de quando tudo está bem. Isso causa uma série de liberações de serotonina e dopamina que nos levam a desenvolver dependência da angústia.

O vício em angústia e o tédio

O problema quando sofremos vício em angústia é que, quando encontramos alguém que nos ama e nos trata bem, ficamos entediados. Então, acreditamos que não amamos essa pessoa de verdade e a deixamos ou somos infiéis.

Será que realmente não a amamos? Na maioria das vezes, isso não é verdade. Nós amamos essa pessoa, mas como identificamos o amor com outra coisa, consideramos o tédio um sinal de que não é amor.

Muitas pessoas com vício em angústia associam o amor a doses constantes de adrenalina, não à tranquilidade. É por isso que, muitas vezes, ficam com raiva sem motivo, são infiéis ou inventam algo para que o relacionamento tenha a adrenalina a que foram expostos desde a infância.

Sem dúvida, esse é um grande problema que mina os relacionamentos saudáveis nos quais há bem-estar. No entanto, mesmo que pareça muito difícil sair do vício em angústia, é possível superar esta situação com a ajuda necessária.

O vício em ansiedade pode nos levar a deixar bons relacionamentos para encontrar outras pessoas que nos mergulharão em uma montanha-russa emocional.

Tomada de consciência

O vício em angústia é isso, uma dependência. Portanto, tomar consciência, ver a situação através de outras perspectivas e contar com a ajuda de um psicólogo nos ajudará a perceber quando estamos caindo em nossa própria armadilha.

Quando estamos com uma pessoa e nos sentimos entediados, se tivermos a consciência de que isso é uma armadilha, saberemos não tomar a decisão precipitada de acabar com o relacionamento, fugir ou deixar a pessoa por outra que nos dê aquela adrenalina, estresse e desconforto ao qual estamos ligados.

Os vícios são difíceis de superar, mas não é impossível fazer isso. Muitas pessoas estão imersas em relacionamentos dramáticos que não as fazem felizes. Relacionamentos em que as mentiras, a infidelidade e a manipulação estão presentes diariamente para não deixar espaço para a tranquilidade e a calma.

Se a sua infância foi muito angustiante, é normal desenvolver esse vício. No entanto, essa concepção tão prejudicial que temos sobre o amor pode ser desprogramada, sempre com ajuda profissional especializada.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago