Você precisa aprender a se amar antes de amar outra pessoa

Você precisa se amar antes de amar outra pessoa, mas para se amar, você precisa se conhecer.

Quando você fica esperando que o outro te ame e atenda as suas necessidades, você invalida o seu amor-próprio.

Você fica esperando que toda a sua dedicação seja reconhecida e que o seu sentimento seja validado pelo outro, mas se essa validação e reconhecimento não acontece, você se frustra e se sente rejeitada (o) ou sente medo do abandono.

A sua falta de amor-próprio faz com que você, constantemente, precise da atenção do outro. Você fica pedindo, algumas vezes, até implora para que o outro te note, te entenda, te aceite e, com isso, você acaba perdendo muito tempo querendo esse amor que vem de fora.

Você se doa para o outro e esquece de se doar para si mesma (o).

Quando passamos a nos entregar mais para o outro e a doar o que a gente tem de melhor, sem nos preocupar em fazer o mesmo por nós, a gente diz sim para coisas que nos fazem mal, apenas porque queremos agradar, e com isso, acabamos dizendo não para nós, e na maioria das vezes, nem percebemos que estamos fazendo isso.

Mas quando estamos conscientes desse comportamento nocivo, podemos fazer a escolha de voltar a nossa atenção para as nossas necessidades e percebemos que, muitas delas, nós mesmos podemos atender.

Essa nova consciência a respeito do que é essencial para nós, nos ajuda a começar a impor limites nas nossas relações e a priorizar o que nos faz bem.

Essas mudanças de comportamento é o que faz o amor-próprio se fortalecer. Você entende que:

DOAR-SE PARA O PRÓXIMO NÃO SIGNIFICA COLOCAR A OUTRA PESSOA ACIMA DE VOCÊ.

Quando você se conhece de verdade, você se depara com o ser maravilhoso que estava escondido atrás das muitas máscaras sociais que você vestia.

O autoconhecimento faz com que, finalmente, você comece a se acolher e amar todas as suas versões. Você passa a perceber partes de você que você não conhecia.

Ao se deparar com esse amor que é seu por direito, que é próprio e que não precisa vir de fora, você desperta para o seu poder de transformar problemas em soluções.

É preciso entender que, para qualquer transformação que você queira fazer em sua vida, o primeiro passo é se amar.

Quando isso acontece, os seus relacionamentos começam a ficar mais leves, sem tanta cobrança, exigência e julgamento. Você se sente bem, apesar do outro, e é aí que as suas relações passam a ser saudáveis e duradouras.

Se você tem dificuldade de se relacionar ou, constantemente, vive relações difícies e conturbadas, me chame no direct @rhamuche e agente uma consulta individual.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Marcos Paulo Prado na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.