Autores

Você nunca estará pronto para se despedir dos seus pais

Quando era pequena, por algum motivo, tinha a impressão de que eu nunca cresceria. Tinha a sensação de que a dinâmica da minha vida sempre seria baseada em: minha mãe, meu pai, minhas avós e minha irmã. Meio Peter Pan, né?

Comecei a crescer e me dei conta de que não seria daquele jeito para sempre. Ou melhor: não fazia ideia de como seria quando ficasse mais velha. A única coisa que eu realmente sabia era que estava crescendo sim e um dia tudo mudaria. Chegaria aquele momento em que eu faria a minha primeira viagem sozinha, encontraria um namorado com quem quisesse construir algo junto, e veria a minha irmã sair de casa ao mesmo tempo em que também planejaria a minha despedida.

Confesso que ainda é um pouco difícil pensar que esse é o ciclo natural da vida. Um dia meus pais não serão mais a minha rotina, meus avós não estarão mais aqui para me contarem histórias e ficarei semanas e semanas sem encontrar minha irmã porque a rotina já é muito corrida. Apesar de juntos no coração, seguiremos rumos distintos por esse mundo. Planejaremos vidas em paralelo àquela que, por tantos anos, construímos juntos como uma família: eu, meus pais, minha irmã e meu avós.

Isso é simplesmente o que acontece com todo mundo. Ninguém fica na asa dos pais pra sempre e eu estou longe de querer algo desse tipo. Mas, por algum motivo, me dói saber que vou perder algo tão familiar que criamos por tantos anos. A verdade é que, por mais que eu queira (e quero muito) construir a minha independência, às vezes acho que ainda não estou pronta para me despedir dos meus pais e embarcar nesse mundão por conta própria.

Pensando bem, acho que nunca estarei pronta. Isso porque nunca estamos 100% prontos para esse tipo de coisa. Qualquer mudança grande em nossas vidas nos deixa inseguros. O importante é não fraquejar, pois se toda vez que ficamos assustados desistimos de seguir em frente, então ficamos estagnados. E a vida nada mais é do que um eterno movimento. Movimento que nos obriga a nos despedir do passado e faz do futuro uma grande descoberta. Afinal, ninguém quer ser o Peter Pan para sempre, não é mesmo?

Bruna Cosenza

Bruna Cosenza é paulista e publicitária. Acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É autora do romance "Lola & Benjamin" e criadora do blog Para Preencher, no qual escreve sobre comportamento e relacionamentos do mundo contemporâneo.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

13 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

13 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

13 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

14 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago