Você não se liberta de pessoas abusivas sendo boa para elas!

Ser bom para pessoas abusivas nunca será uma maneira eficaz de se libertar delas.

É óbvio que se relacionar com pessoas abusivas pode ser prejudicial à sua saúde física e emocional, mas têm pessoas que escolhem permanecer nelas porque acreditam que podem mudar o outro.

É certo que, todos que cruzam os nossos caminhos são fontes de aprendizados. Até esses que nos enganam, nos desvalorizam, nos incomodam, nos agridem e aproveitam da nossa boa vontade. Mas quando você já constatou que uma pessoa está sendo abusiva com você é importante estabelecer limites de segurança e procurar ajuda profissional ou mesmo, a polícia, em casos de agressões físicas e psicológicas, para se proteger e, a partir dessa decisão de autopreservação, buscar um ambiente mais seguro.

Infelizmente, muitas pessoas passam anos de suas vidas sem, ao menos, perceberem que se encontram em uma relação abusiva. Por isso, o primeiro passo para se libertar é reconhecer o abuso.

Entendido que existe um claro abuso nessa relação, você vai ter que ter cuidado para não cair na vitimização ou na culpa porque o abusador sempre tenta distorcer as situações para que você se sinta culpada e continue aceitando as mentiras e os desmandos dele.

Você só consegue acessar a coragem e a força para sair de uma relação abusiva quando você entende que não merece pouco caso, indiferença, falas manipuladoras, atitudes agressivas e até ameaças gratuitas.

Quando você chega nesse ponto, você pode ter certeza, que você já está no caminho da libertação.

Porém, algumas pessoas acham que vão conseguir reverter a situação abusiva sendo boas para os seus abusadores. Elas acreditam que a bondade pode amolecer esses corações endurecidos, com isso, permitem que a corda que foi colocada em seus pescoços fique ainda mais apertada, limitando ainda mais a sua capacidade de se expressar e de denunciar o abuso que estão sofrendo.

Você precisa entender que não é sua responsabilidade mudar uma pessoa abusiva.

Quanto mais você achar que pode mudar essa pessoa, mais combustível você estará dando a ela.

Entenda que, o que realmente importa é a sua segurança e bem-estar. Se você sente que precisa de ajuda e apoio para se libertar de relacionamentos abusivos e construir uma vida mais saudável e segura, me chame no direct @rhamuche ou digite SOS nos comentários.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Zulmaury Saavedra na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.