Autores

Você é um construtor de muros ou pontes?

O que é mais fácil de construir? Ponte ou muro? Que me perdoem os engenheiros, pois é uma leiga que vos fala, mas para nós neste contexto, o mais importante é o sentido figurado a que esta expressão nos remete, desta forma, o muro é uma construção muito mais fácil, definido o local e o material, é só começar a subir! É fácil, é rápido…

Assim é em nossa vida, em nossas relações, quando algo não vai bem e não estamos dispostos, interessados em nos esforçar, abdicar, amar incondicionalmente, “construímos um muro”, pode ser alto ou baixo, construção lenta ou rápida, porém, uma vez erguido é muito difícil derrubá-lo. Em nossa história já vimos muros serem construídos, muros serem derrubados.

Quando pensamos na possibilidade remota de que a humanidade está evoluindo, que um dia as pessoas aceitarão a opção do outro, sem ter que rebatê-la, vem alguém e fala novamente em construção de muro! Que decepção, que retrocesso!

Já a ponte, exige estudo, dedicação, planejamento, meticulosidade. Esforço…o que dizer desta palavra…parece que hoje as pessoas querem receber os louros da vitória sem o devido esforço, e quando tem que se esforçar “construindo uma ponte” , não tem capacidade para isso, e estão muito longe de enxergar e admitir sua própria condição.

Quem não “constrói ponte”, frequentemente coloca a culpa no outro e nunca assume a sua parte da história, aquilo que pode fazer, fazer a sua parte. Mostrar ao outro que vale a pena, nos unirmos, sermos irmãos.

Admiro os “construtores de pontes”. Reparem nas famílias, geralmente tem sempre um integrante que faz questão de unir as pessoas, está sempre cheio de planos e sua presença é definitivamente alegria contagiante!

Por outro lado, “o construtor de muros” pode estar falando: lá vem ele de novo, querer juntar todo mundo, cansei, sempre a mesma coisa!

Há quem “construa pontes” na sociedade, engenharia muito mais difícil e complexa, é difícil em nossa própria família, que dirá com estranhos?

É necessário interesse genuíno pelo próximo, em melhorar o mundo e a nós mesmos, plantar uma semente de amor e paz.

Com seu amor, com sua família, com seus amigos, colegas, lembre-se, policie-se para sempre “construir pontes” diariamente, quando um pequeno muro começar a se erguer, ainda tímido, derrube-o, vai ser fácil, e então trabalhe arduamente na sua ponte e lembre-se que a ação do próximo será o reflexo da sua ação.

Fabiana Dainese Mauch

Apesar de apaixonada por filosofia, psicologia e relações humanas, estudou e trabalha na área de exatas, encontrando na escrita uma forma de se aproximar de suas paixões. Ama pensar sobre a vida e o que podemos fazer para melhorar o mundo e a nós mesmos.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

8 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

8 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

9 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

10 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

1 dia ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

1 dia ago