Você é desorganizada? Descubra o que isso REVELA de sua personalidade

Ser uma pessoa bagunceira diz muito sobre você em vários aspectos. Quais dessas 7 bagunças você tem em casa?

Resiliência Humana

Por: Adriana Acosta Bujan

A maioria das pessoas desorganizadas tende a se justificar dizendo que “dentro da sua desordem, tudo é organizado”, no entanto, todos os objetos e espaços que têm em sua casa são o reflexo de seu mundo interior.

A desorganização está associada a medos profundos, medo de mudança, esquecimento, carência; assim como o espaço está ligado à incerteza, confusão, saturação de ideias, entre outros, inclusive ao acometimento de doenças e estresse.

Pessoas que costumam acumular coisas e as guardam desordenadamente, pensando que um dia vão precisar delas; ou compram muitas coisas, são inseguras e infelizes, porque se cercam de suas posses para se sentirem acompanhadas. E a posse de mais objetos muitas vezes esconde sentimentos como carência de amor, segundo o Dr. David Kantra.

É importante ressaltar que não há com que se preocupar se houver um pouco de bagunça. O problema é quando há muitas coisas acumuladas e a casa toda está um caos, já que pessoas assim têm deficiências neurológicas (dificuldade de organização), são instáveis em suas emoções e deprimidas.

Faça um tour em sua casa e você identificará problemas que possivelmente tem dentro de si, já que a desordem diz muito sobre sua personalidade.

1. Área de Trabalho

É normal ter uma grande pilha de papéis quando o trabalho exige. O problema é quando eles não são classificados, e você vai acumulando livros, revistas e tudo relacionado a seu desempenho no trabalho. Em se tratando de sua personalidade, essa atitude revela que você pode ter medo de tomar decisões, tem frustrações e falta de controle em determinadas situações.

Sua necessidade de controlar tudo em sua vida é grande, portanto, tudo ao seu redor fica fora de controle.

2. Entrada e corredores

A entrada e os corredores são espaços onde você, toda a sua família e amigos transitam. Se você acumula objetos nesses ambientes e os deixa desordenados, dá a impressão de que tem problemas para se relacionar socialmente, que é uma pessoa insegura e introvertida, que não tem liberdade para expressar suas ideias e o que deseja. Se você empilha coisas atrás das portas, talvez tenha medo da rejeição.

3. Cozinha

Manter bagunçado o lugar em você se alimenta e prepara as refeições está associado à fragilidade sentimental ou desconforto com a sua aparência física. Você tem problemas com suas emoções, pois a nutrição é fundamental para o corpo e a mente.

4. Na casa toda

Ter objetos espalhados por toda parte, como roupas, pratos, livros, revistas, filmes, entre outros, está associado a problemas como ira, apatia, raiva, preguiça e desinteresse em algumas situações da vida. Possivelmente você não está motivada, e para remediar isso precisa estabelecer metas, sair da rotina e se concentrar em fazer o que mais gosta.

5. Gavetas

É possível que sua casa esteja em ordem, mas suas gavetas estão em completo caos. Pessoas que fazem isso têm dificuldade em controlar suas emoções e sentimentos, geralmente são introvertidas, mantêm sua vida pessoal reservada.

6. Embaixo dos móveis

Preocupar-se que a casa pareça arrumada, tendo, no entanto, o costume de acumular tudo debaixo de móveis como cama ou poltronas, é característica de pessoas que tendem a dar muita importância à opinião dos outros em todos os aspectos de sua vida. Elas têm medo de tomar decisões e de mudar sua rotina, desde que recebam aprovação por sua vida confortável.

7. Mesa da sala de jantar

Normalmente, a família se reúne para comer na mesa da copa ou da sala de jantar. Encontrar a mesa bagunçada e com vários objetos sobre ela indica que a pessoa se sente pressionada pelas exigências da família. Com tantas responsabilidades e obrigações, não tem tempo para si mesma.

Para manter sua casa organizada, classifique os objetos e arranje um lugar para eles. Doe o que você não precisa mais ou venda eletrodomésticos que não funcionam. Tente manter qualquer superfície limpa e use fragrâncias para aromatizá-las.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original ¿Eres desordenada? Descubre qué es lo que esto REVELA de tu personalidad

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia