Destaque

Você conhece os efeitos do mar sobre o seu cérebro?

Por: A Mente é Maravilhosa

O mar é saudável de qualquer ponto de vista. Quando o ser humano tem a oportunidade de apreciar extensões infinitas, ocorrem mudanças na sua percepção, no seu estado emocional, e essas mudanças se potencializam quando esse espaço infinito tem um movimento cadenciado. Por isso, algumas pessoas ficam contemplando o mar por muito tempo.

O cérebro é dotado de uma propriedade conhecida como plasticidade. Isto tem a ver com o fato de que tudo o que experimentamos produz uma mudança em sua arquitetura, seja em maior ou menor grau. Por exemplo, a meditação e contemplar o mar são algumas das experiências que provocam uma poderosa mudança no nosso estado mental.

“Éramos eu e o mar. O mar estava sozinho e eu também. Um dos dois desapareceu.”
– Antonio Porchia –

Não é por acaso que tantos poetas do mundo têm dedicado seus versos ao mar. Essa massa gigantesca de água cria grandes emoções e a percepção do seu movimento pode ter uma ressonância muito poderosa no nosso sistema nervoso. Então, vamos mergulhar em alguns dos seus efeitos.

1. O mar aumenta a criatividade

Já está comprovado que os ambientes sobrecarregados de estímulos simultâneos geram muito estresse. É o que acontece, por exemplo, quando caminhamos por uma enorme avenida da cidade, com muitos carros, muitas pessoas, muitas construções… O nosso olhar encontra centenas de estímulos ao mesmo tempo e nos sentimos oprimidos.

Com o mar acontece exatamente o contrário. É uma grande extensão de água, onde alguns elementos se destacam: as ondas, as aves marinhas e talvez algum barco. Cada elemento é totalmente identificável. Diante disso, o cérebro reage imaginando e criando. Esse ambiente tranquilo nos permite gastar uma boa parte dos nossos recursos para gerar ideias inovadoras, enquanto em lugares mais estimulantes teríamos que dividir a nossa atenção.

2. O mar facilita a meditação

O mar provoca uma experiência que envolve quase todos os nossos sentidos. Ele tem um som suave e ritmado que captamos através do ouvido. Ao mesmo tempo, as cores azuis ou verdes do oceano são tons que acalmam a mente. O mar também atinge o olfato, com o seu sabor mineral e de vida.

Todo esse conjunto aumenta as ondas alfa no cérebro. Estas ondas são características do sono, mas neste caso, elas aparecem durante a vigília porque fixamos a atenção em um foco fixo e pouco variável. Este é o mesmo estado cerebral conseguido através da meditação, e tem o poder de nos ajudar a eliminar os elementos tóxicos da mente.

3. O mar ajuda a relaxar e reduz a ansiedade

Este talvez seja o efeito mais visível do mar no cérebro. A cor, o movimento e a extensão do mar têm um efeito de relaxamento sobre o cérebro e o sistema nervoso. Temos diante dos nossos olhos um espaço completamente aberto, que se funde com o infinito do céu e promove uma sensação de tranquilidade.

Instintivamente, o mar calmo gera confiança. Isto porque ele é uma extensão plana, onde não existem lugares “escondidos”. Nosso cérebro o identifica como uma ausência de ameaças e, por isso, elimina as vozes de alerta. O resultado é o relaxamento do sistema nervoso. Além disso, algo dentro de nós sabe, biologicamente, que viemos de lá. Que a água gera a vida. De alguma forma, nos sentimos em um ambiente “familiar” e protetor.

4. O mar interrompe a ruminação dos pensamentos

A ruminação dos pensamentos corresponde a pensar de forma obsessiva em um mesmo assunto. Você tem em mente algo que não consegue esquecer, não consegue encontrar uma nova solução e sempre volta ao ponto de partida. São as mesmas perguntas, as mesmas respostas, as mesmas inquietações.

O mar nos ajuda a interromper esses ciclos prejudiciais de pensamentos que se assemelham a uma rua sem saída. Ele é um espaço que tem pouca relação com os nossos ambientes do cotidiano, não há muitas referências que podem nos lembrar das nossas rotinas. Esta é uma ruptura que contribui para afastar as ideias obsessivas, que tantas vezes nos perseguem no dia a dia.

5. O mar tem um efeito relativamente hipnótico

A simples contemplação do mar nos ajuda a entrar em um novo estado de espírito. Como dissemos anteriormente, ele estimula a produção de ondas alfa. Ao mesmo tempo, a partir do ponto de vista emocional, exerce uma grande atração sobre nós e isto nos leva a relativizar o tempo. Por isso, podemos ficar longos períodos olhando o oceano sem perceber o tempo passar.

O mar é definitivamente uma das maravilhas da natureza. Ele nos leva a experimentar um momento transcendental e, ao mesmo tempo, renovador. É equivalente a uma terapia pelos seus efeitos extraordinários sobre o cérebro. É, sem dúvida, um dos melhores lugares para irmos quando a inquietação nos invade, já que em suas águas podemos nos livrar das preocupações.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

1 hora ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

2 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

2 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago