Autores

Viver é correr riscos. Amar é se proteger dos estilhaços

Viver é correr riscos. Amar é se proteger dos estilhaços. Viver é sentir dor, desamparo, solidão, insegurança _ Desejo também.

Desejo e amor nem sempre caminham juntos. O amor nos protege do desejo.

O desejo aguça os sentidos, afasta a lucidez, desarma as defesas.

O amor consola, dá colo, protege.

O início é sempre desejo. Mas o tempo diminui o compasso, tranquiliza as batidas, protege da dor. O amor chega para acalmar a pele que transpira, o coração que acelera, a mente que inventa. De repente nos sentimos seguros de novo, em paz, em casa.

Quando amamos tudo é familiar. Reconhecemos o cheiro, a mania de encolher os ombros quando não entende alguma coisa, o gosto, o toque. Conhecemos os detalhes encobertos, as histórias que ainda comovem, a intimidade habitual.

Compartilhamos memórias, sonhos, construções. Aprendemos o momento de falar, o de calar. Conhecemos o território proibido_ aquele onde só devemos pisar com pantufas de algodão_ , ficamos experts em matéria de afinidades.

O amor traz segurança.

A segurança trai o desejo.

O desejo é companheiro da dúvida, do não saber, do querer o que não se tem.

O desejo é inseguro, vasculha emails em busca de provas, fica na extensão, abre agendas, bolsas e celulares em busca de pistas. O desejo desconfia, arde em ciúmes, briga com o bom senso, rompe com a razão.

O casamento nos protege do desejo, traz de volta a lucidez, reconhece o que é eterno. Mas viver um casamento sem desejo é como crème brûlée que esqueceu de ser flambado: doce e desbotado, calmante e pouco excitante, nutritivo e pouco atraente, leve e nada tentador.

Não acontece de fato, desfalece sem fazer barulho, acomoda-se com consentimento silencioso, renuncia a si mesmo, renega sua origem, denuncia a ausência, resigna-se com o remediado, morre sem esperança.

O segredo está no mistério. Não precisa causar dúvidas, estranhamentos, conspirações… Uma pontinha de enigma basta. Deixa uma fagulha de desconhecimento que atormenta, aguça os sentidos. Como fogo que consome o pavio na última esperança de voltar a ser fogueira, a dúvida tem que permanecer, a intimidade tem que revelar sem escancarar, o olhar tem que permitir indagações.

Casamento não pode ser sinônimo de ócio, preguiça, conformidade. O amor se acomoda no que é seguro, mas a vida é dinâmica, incessante, fugaz. O amor acomodado sobrevive na rotina e o desejo corre riscos. Corre o risco de se sentir vivo fora dali, de ser mais tragédia e menos drama, de ser mais discussão e menos entendimento, de ser mais carne e menos pijama de flanela.

Um casamento precisa mais do que o amor companheiro que acalma, compreende, dá colo, carinho e proteção. É preciso conhecer e desconhecer, reconhecer e assustar-se com a novidade que chega sem avisar, compreender e indignar-se com o que não percebeu.

Renovar os votos é tentar ser menos conhecido, é se fazer diferente para atiçar a dúvida, é discutir para provocar mais amor, é descobrir-se você mesmo quando os dois já se tornaram um, é ir embora para depois voltar, é gritar para tentar recomeçar, é ser menos compassivo e mais passional, é criar momentos de intimidade consigo mesmo longe do outro, apaixonar-se por um hobby, afastar-se para a falta ser sentida.

Renovar os votos é entender que nada é definitivo e ninguém é totalmente decifrável.

Mesmo o casal de velhinhos que encontrou a transformação do amor em ternura, sabe que o amor é parceiro da felicidade, mas o desejo é o fogo do maçarico que flamba a vida.

Fabíola Simões

Nasceu no sul de Minas, onde cresceu e aprendeu a se conhecer através da escrita. Formada em Odontologia, atualmente vive em Campinas com o marido e o filho. Dentista, mãe e também blogueira, divide seu tempo entre trabalhar num Centro de Saúde, andar de skate com Bernardo, tomar vinho com Luiz, bater papo com sua mãe e, entre um café e outro, escrever no blog. Em 2015 publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos os Afetos" e se prepara para novos desafios. O que vem por aí? Descubra favoritando o blog e seguindo nas outras redes sociais.

Recent Posts

Um simples detalhe na bagagem pode fazer ela não chegar ao destino

Quando vamos viajar, planejamos cada detalhe para que tudo dê certo. A mala é sempre…

13 horas ago

Donald Trump reage à eleição de Leão XIV, o primeiro papa americano da história

Após a histórica eleição de Robert Francis Prevost como papa Leão XIV, o ex-presidente dos…

14 horas ago

Descubra quem é o novo Papa – Um novo capítulo na história da Igreja Católica

Oficialmente, o Vaticano anunciou o novo papa para o mundo inteiro. O cardeal norte-americano Robert…

15 horas ago

Documentário revela possível confissão de suspeito no caso Madeleine McCann

Desde 2007, o desaparecimento de Madeleine McCann vem intrigando a todos. No entanto, um novo…

16 horas ago

África está se dividindo: rachadura visível marca o nascimento de um novo oceano

No leste do continente africano, uma grande transformação está acontecendo. Uma fenda geológica de milhares…

16 horas ago

Vírus comum pode estar ligado ao Alzheimer, segundo pesquisadores: entenda a descoberta

Recentemente, um novo estudo trouxe um alerta sobre um possível fator de risco silencioso para…

16 horas ago