Vive os teus sonhos

Susana Vieira Ramos

Nem sempre é fácil concretizarmos os nossos sonhos, mas na vida nada é impossível. Os sonhos que florescem no nosso coração são os nossos anseios de alma, os nossos desejos mais profundos.

A verdade é que às vezes esperamos que os nossos sonhos se realizem como milagres vindos do céu, mas esquecemo-nos de que é preciso lutar por eles, trabalhar duro para as coisas acontecerem. Seria fantástico se apenas sonhássemos com a melhor intenção do mundo e aquilo que quiséssemos nos aparecesse diante dos olhos, não é mesmo?


Não podemos negar que o que tem de ser tem muita força e o que estiver predestinado a nós virá parar às nossas mãos, independentemente do nosso livre-arbítrio, mas só que às vezes a realização dos nossos sonhos depende da nossa força de vontade e do nosso trabalho árduo. De que me adianta querer ser bailarina se não me predisponho a aprender a dançar?

De que me adianta querer viajar até à América do Sul se gasto o dinheiro todo em coisas supérfluas e não consigo juntar dinheiro? De que me adianta querer o meu próprio emprego se não tenho coragem de dar o primeiro passo para a minha independência?

Há sonhos que são completamente surrealistas, como o de querer ganhar o euromilhões ou o de viver numa mansão, mas não são totalmente descabidos, pois há sempre uma hipótese de se realizarem.

Por outro lado, há sonhos que dependem muito de nós e do nosso esforço e que estão verdadeiramente ao nosso alcance. Contudo, há que criar as condições adequadas para tal e saber arriscar na altura certa – mas afinal, qual é mesmo a altura certa?

Pois é, são todas questões muito próprias a cada um de nós e que temos de saber avaliar com sabedoria. Pode acontecer esperarmos pela altura certa durante uma vida inteira, com medo de arriscar e que não dê certo. E se realmente não der?

Não faz mal, pois pelo menos tentamos realizar um sonho, o que nos permite aprender e crescer para criarmos outro sonho ainda mais bonito. O importante é nunca deixarmos de sonhar.

Como me disse uma vez uma menina de cabelos ruivos e olhos azuis, quem não tem sonhos não vive! Por isso, segue o meu conselho: vive intensamente os teus sonhos!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Susana Vieira Ramos
Susana Vieira Ramos é Mestre de Reiki, com formação em Vidas Passadas, Leitura da Aura e Anatomia Energética. Iniciou o seu percurso profissional como professora de Português e Filologia Clássica, mas é no desenvolvimento pessoal e espiritual que realiza a sua missão de vida.